dc.creator.ID |
SILVA, F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1214034570398623 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GONZAGA, Leticia da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho objetiva fazer um estudo sobre as condições de inserção dos
(multi)letramentos nas práticas de sala de aula como uma forma didática de se lidar,
hoje, com as novas mídias e tecnologias frente a necessidade da adaptação do novo
no contexto escolar. Com isso, percebe-se que é mais que uma necessidade de
adequação do ensino, prática esta que vislumbra a sistematização da aprendizagem
ao que compete à interação sócio-comunicativa. Nessa lógica, em se tratando da
dinamicidade da Língua, também se fala aqui das atribuições indispensáveis do
texto como requisito composicional da linguagem escrita e genérica, abordando,
sobretudo, a estruturação e utilização textual para o cumprimento da interação.
Assim, desse apontamento, discute-se teorias que caracterizam a escrita (processo
de produção textual) pela sua representatividade com valor singular no contexto da
interação homem com homem e homem com meio social, sobretudo pensando pelo
viés da funcionalidade dos gêneros textuais/discursivos como modelos assíduos da
comunicação moderna. A partir disso, elenca-se teóricos como referenciais na
literatura para expor estratégias e conhecimentos voltados ao desempenho das
práticas dos (multi)letramentos (que se dá da sociedade para a escola) pensando na
sua efetivação que se dá (quase) sempre por meio da escrita, já que o letramento
tem sua utilidade concretizada em algum gênero. Portanto, os autores que
fundamentam a pesquisa são: Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015),
Bakhtin (1992; 2003), e Antunes (2003); Koch e Elias (2012), entre outros que
refletem sobre a prática do ensino de Língua Portuguesa, pensando na condição do
homem de linguagens formado a partir da sociedade e para a sociedade. Para isso,
o trabalho está organizado por uma metodologia de abordagem qualitativa, de cunho
bibliográfico e de natureza básica. Com isso, o trabalho está voltado a uma proposta
pedagógica aos docentes de Língua Portuguesa, na perspectiva dos
(multi)letramentos no contexto escolar. Entre os subtítulos elencados nesta
pesquisa, como referência para a dinâmica da proposta relatada ao final, discute-se
sobre a especificidade do gênero crônica como requisito responsável por narrar os
fatos do cotidiano. Para tanto, a pesquisa está voltada aos interesses dos docentes,
na pedagogia e didática do monitoramento do ensino de Língua Portuguesa
pensado a partir de/para as práticas sociais desempenhadas pelos indivíduos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho com a produção textual escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção na perspectiva dos multiletramentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to make a study on the insertion conditions of (multi)literacies in
classroom practices as a didactic way of dealing, as it is today, with the new media
and technologies, facing the need of adaptation to what is new in the school context.
With this, it is recognized that it is more than a necessity the adequacy of teaching, a
practice that envisions the systematization of learning in relation to the responsibility
of social-communicative interaction. In this logic, when dealing with language
dynamicity, we also refer here to the indispensable attributions of the text as a
compositional requirement of written and generic language, addressing, above all,
the structuring and textual use made for the fulfillment of the interaction. Thus, from
what was pointed out, theories that characterize writing (textual production process)
by its representativeness with singular value in the context of the interaction between
man and man and man with social environment are discussed, especially considering
the functional side of textual / discursive genres as assiduous models of modern
communication. Based on this, theoreticians are listed as references in the literature
to expose strategies and knowledge focused on the performance of the
(multi)literacies practices (from society to school), thinking about their effectiveness
that occurs (almost) always through writing, since literacy has its usefulness
concretized in some genre. Therefore, the authors who base the research are:
Soares (2012), Kleiman (1995; 1999), Rojo (2015), Bakhtin (1992, 2003), and
Antunes (2003); Koch and Elias (2012), among others that reflect on the practice of
teaching Portuguese Language, thinking about the condition of the man as a a being
of languages formed from society and for society. For this, the work is organized by a
methodology of qualitative approach, of a bibliographic type, and basic nature. With
this, the work is focused on a pedagogical proposal for Portuguese Language
teachers, in the perspective of (multi)literacies in the school context. Among the
subheadings listed in this research, as a reference for the dynamics of the proposal
reported at the end, it is discussed the specificity of the chronicle as a requirement
responsible for narrating the facts of daily life. Therefore, the research is directed to the
interests of teachers, in the pedagogy and didactics of the monitoring of Portuguese
language teaching thought to / from the social practices performed by individuals. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9178 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T21:14:25Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T21:14:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramento |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Multitracking |
pt_BR |
dc.subject |
Social practices |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Text production |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francicleudo Soares da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work with the textual production written in the 9th grade of Elementary School II: an intervention proposal from the perspective of the multi-elements. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francicleudo Soares da. O trabalho com a produção textual escrita no 9º ano do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção na perspectiva dos multiletramentos. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |