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A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.

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dc.creator.ID SILVA, M. N. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2062268285488102 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Rossana Tavares de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Esta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-20
dc.description.abstract This monograph aims to propose a didactic intervention involving themes and figures, from the Mifô’s cartoons, applicable to High School. For that, we structured the semiotic theory, starting from the Generating Path of Significance, delimiting with detail the thematization and the figurativization; we selected the cartoons for the reading corpus in the form of didactic intervention applicable to High School; we listed the predominant themes in the cartoons; and we identified the themes and figures present in the cartoon, aiming their applicability as a reading event in the High School classroom. In addition to the greimasian semiotic theory (1983), on which this research is based, we also look for the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004), as a basis for the construction of the intervention proposal. However, our intention is to use it as an inspiration for the elaboration of the modules, without faithfully following all the steps proposed by the authors. This is a qualitative documentary research. From a universe of 38 cartoons, we selected two as corpus. We used an interview as an instrument not for analysis basis, but to introduce the author of the cartoons that were analyzed. From the general observation of the Mifô’s cartoons, we find that the predominant theme is the underworld politics, once we find more cartoons of this thematic universe. And from the analysis in the form of a reading proposal, the themes that emerged in the cartoon A, denominated Feminine Representation, were: misogyny and feminine emancipation; and in the cartoon B, called Digital Influence, themes like influence and manipulation appeared. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179
dc.date.accessioned 2019-11-13T21:18:17Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T21:18:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Charges de Mifô pt_BR
dc.subject Tematização pt_BR
dc.subject Figurativização pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Intervenção didática pt_BR
dc.subject Semiotics pt_BR
dc.subject Mifô Charges pt_BR
dc.subject Thematization pt_BR
dc.subject Figurativization pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Didactic intervention pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Natália dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thematic predominance in Mifô cartoons: a reading proposal for high school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Natália dos Santos. A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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