dc.contributor.advisor1 |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Maria Adriana Leite. |
|
dc.description.resumo |
A língua por ser social é múltipla, diversificada, heterogênea e não deve ser
qualificada como morta, portanto deve ser refletida e estudada. O objetivo desta
pesquisa é analisar como o livro didático do 6
0
ano do Ensino Fundamental
Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar
Magalhães, trata o tema variação linguística. Para a concretização da pesquisa,
debatemos conceitos relevantes no que respeita à variação linguística, escolhemos
o LD de Língua Portuguesa como o corpus de análise da pesquisa, descrevemos e
interpretamos o tratamento dado pelo Livro Didático à variação linguística. Esta
pesquisa está pautada nos ideais da sociolinguística variacionista de William Labov
([1972] 2008) e de outros estudiosos que corroboram com a temática, além dos PCN
de Língua Portuguesa. Dessa forma, as variações linguísticas partem da interação
dos sujeitos na sociedade e tem caráter coletivo, cheio de significados sociais e
culturais. Sob esse viés, a pesquisa é documental, de natureza descritiva e quanti-
qualitativa. A pesquisa constatou que o LD analisado trata do tema da variação
linguística em apenas um capítulo dentre doze que o compõe, o que corresponde a
8,3%. A análise nos possibilitou notar que a norma padrão prevalece durante a
prática frequente de ensino. Nesse sentido, o aprendiz é induzido a tomar gosto
somente pelo uso das regras e possivelmente descartando palavras que não se
encaixam nessa norma. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-07 |
|
dc.description.abstract |
The language for being social is multiple, diverse, heterogeneous and should not be
qualified as dead, so it must be reflected and studied. The objective of this research
is to analyze how the textbook of the 6th grade of Basic Education, Português
Linguagens, by the authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães,
deals with the theme of linguistic variation. In order to carry out the research, we
discuss relevant concepts regarding linguistic variation, we chose the Portuguese
Language Textbook as the corpus of research analysis, we describe and interpret the
treatment given by the Textbook to linguistic variation. This research is based on the
ideals of the variationist sociolinguistics of William Labov ([1972] 2008) and of other
researchers who corroborate with the theme, besides the Portuguese NCPs. In this
way, linguistic variations start from the interaction of subjects in society and have a
collective character, full of social and cultural meanings. In view of this, the research
is documentary, of a descriptive and quantitative nature. The research found that the
Textbook analyzed deals with the theme of linguistic variation in only one chapter
among the twelve that compose it, which corresponds to 8.3%. The analysis enabled
us to note that the standard norm prevails during the frequent practice of teaching. In
this sense, the learner is induced to have pleasure only by the use of rules and
possibly discarding words that do not fit this norm. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9180 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-13T22:27:23Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-13T22:27:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística variacionista |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Variationist sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Liliana Maria da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of linguistic variation in the 6th grade textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Liliana Maria da. Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |