Dépôt DSpace/Manakin

Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim.
dc.contributor.referee2 ALVES, Maria Adriana Leite.
dc.description.resumo A língua por ser social é múltipla, diversificada, heterogênea e não deve ser qualificada como morta, portanto deve ser refletida e estudada. O objetivo desta pesquisa é analisar como o livro didático do 6 0 ano do Ensino Fundamental Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, trata o tema variação linguística. Para a concretização da pesquisa, debatemos conceitos relevantes no que respeita à variação linguística, escolhemos o LD de Língua Portuguesa como o corpus de análise da pesquisa, descrevemos e interpretamos o tratamento dado pelo Livro Didático à variação linguística. Esta pesquisa está pautada nos ideais da sociolinguística variacionista de William Labov ([1972] 2008) e de outros estudiosos que corroboram com a temática, além dos PCN de Língua Portuguesa. Dessa forma, as variações linguísticas partem da interação dos sujeitos na sociedade e tem caráter coletivo, cheio de significados sociais e culturais. Sob esse viés, a pesquisa é documental, de natureza descritiva e quanti- qualitativa. A pesquisa constatou que o LD analisado trata do tema da variação linguística em apenas um capítulo dentre doze que o compõe, o que corresponde a 8,3%. A análise nos possibilitou notar que a norma padrão prevalece durante a prática frequente de ensino. Nesse sentido, o aprendiz é induzido a tomar gosto somente pelo uso das regras e possivelmente descartando palavras que não se encaixam nessa norma. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-07
dc.description.abstract The language for being social is multiple, diverse, heterogeneous and should not be qualified as dead, so it must be reflected and studied. The objective of this research is to analyze how the textbook of the 6th grade of Basic Education, Português Linguagens, by the authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, deals with the theme of linguistic variation. In order to carry out the research, we discuss relevant concepts regarding linguistic variation, we chose the Portuguese Language Textbook as the corpus of research analysis, we describe and interpret the treatment given by the Textbook to linguistic variation. This research is based on the ideals of the variationist sociolinguistics of William Labov ([1972] 2008) and of other researchers who corroborate with the theme, besides the Portuguese NCPs. In this way, linguistic variations start from the interaction of subjects in society and have a collective character, full of social and cultural meanings. In view of this, the research is documentary, of a descriptive and quantitative nature. The research found that the Textbook analyzed deals with the theme of linguistic variation in only one chapter among the twelve that compose it, which corresponds to 8.3%. The analysis enabled us to note that the standard norm prevails during the frequent practice of teaching. In this sense, the learner is induced to have pleasure only by the use of rules and possibly discarding words that do not fit this norm. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9180
dc.date.accessioned 2019-11-13T22:27:23Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-13T22:27:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociolinguística variacionista pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Variationist sociolinguistics pt_BR
dc.subject Linguistic Variation pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Liliana Maria da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of linguistic variation in the 6th grade textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Liliana Maria da. Uma análise da variação linguística no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte