dc.creator.ID |
SOUZA, F. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1859676692584361 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do estudo da variação
linguística e suas contribuições para o ensino, tendo por base os conceitos de língua
e linguagem. Para isso, partimos de um estudo aprofundado sobre a contribuição
que a Sociolinguística trouxe para a Linguística, assim como os conceitos de língua
e linguagem, norma culta, para chegarmos ao estudo da Variação Linguística,
especificando a variação diafásica, diatópica e diatrástica. Com isso, demonstramos
que, o contexto social, em que vivem as pessoas, as características de cada região
como também suas diferenças existentes na estrutura social, econômica e cultural,
exercem forte influência na língua. Abordamos também a visão dos PCN, no que diz
respeito ao estudo da variação linguística, desenvolvendo a contribuição que a
análise linguística oferece para o funcionamento da linguagem, tomando por base, o
aporte que esta trás para que o aluno, em sala de aula, ao apropriar-se dos
instrumentos procedimentais e conceituais necessários para a reflexão linguística,
no sentido de reconhecer os valores sociais nelas contidos e os preconceitos contra
as maneiras populares de expressar-se. Portanto, diante da pesquisa sobre os PCN
e a variação linguística, constatamos que há um compromisso em respeitar as
diversidades de cada região, no âmbito cultural e político brasileiro, considerando a
necessidade de construção das referências nacionais comuns no processo de
educação de todas as regiões do Brasil. Nesta perspectiva, a escolha desta temática
está justificada em buscar compreender a literatura concernente a Sociolinguística
como ramo da linguística, que é responsável pela relação entre língua e sociedade,
contribuindo assim, para a formação de novos professores que, em sala de aula, ao
encontrar-se com alunos de diferentes variantes saibam como atuar. A
fundamentação está baseada nos estudos de Alkmim; Camacho, (2001), Bagno
(2007), Cagliari (2000), Fiorin, (2004), Hora (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Silva,
(2005), Marcuschi (1986), nos PCN (1998) do Ensino Fundamental e outros. Quanto
à pesquisa é uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, descritiva e
qualitativa, já que busca compreender o aporte que o estudo das variações oferece
para a prática escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O estudo da variação linguística e suas contribuições para o ensino. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to understand the importance of the study of language variation and
its contributions to education, based on the concepts of language and language. For
this, we start from a thorough study on the contribution that the Sociolinguistics
brought to linguistics, as well as the language of concepts and language, cultural
norms, to get to study variation Linguistics, specifying the diafásica variation
diatopical and diatrástica. Thus, we demonstrate that the social context in which
people live, the characteristics of each region as well as their differences in social,
economic and cultural structure, exert a strong influence on the language. also
approach the vision of PCN, with regard to the study of language variation,
developing the contribution that linguistic analysis provides for the operation of
language, based on the contribution that this back to the student in the classroom, to
take ownership of procedural and conceptual tools necessary for linguistic reflection,
to recognize the social values contained therein and prejudices against popular ways
to express themselves. Therefore, before the research on the PCN and linguistic
variation, we found that there is a commitment to respect the diversity of each region,
in the cultural and Brazilian political, considering the need to build common national
references in the educational process of all regions of Brazil. In this perspective, the
choice of this theme is justified in seeking to understand the literature concerning
Sociolinguistics as a branch of linguistics, which is responsible for the relationship
between language and society, thus contributing to the formation of new teachers in
the classroom, to find themselves with students of different variants know how to act.
The reasoning is based on studies of Alkmim; Camacho (2001), Bagno (2007),
Cagliari (2000), Fiorin, (2004), Time (2004), Bortoni-Ricardo (2005), Smith (2005),
Marcuschi (1986), the PCN (1998) of elementary school and others. The research is
a qualitative approach, bibliographical nature, descriptive and qualitative, as it seeks
to understand the contribution that the study of variations offers for school practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9185 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T10:45:54Z |
|
dc.date.available |
2019-11-14 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T10:45:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Língua e linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Variação linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Language and Language |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic Variation |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Francisca Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The study of linguistic variation and its contributions to teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Francisca Ferreira de. O estudo da variação linguística e suas contribuições para o ensino. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |