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O tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II.

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dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo O presente trabalho adota a perspectiva do continnum da relação fala-escrita, em que as duas modalidades da língua são tidas como instrumentos que realizam a interação verbal a partir de diversos gêneros textuais/discursivos, em diferentes contextos situacionais. Sendo assim, o conceito de fala como o lugar da espontaneidade e do desleixo em relação à língua padrão, e a concepção de escrita como sendo homogênea e formal em qualquer contexto, são totalmente desfeitos, visto que, as duas modalidades estão sempre sujeitas a variações, pois ambas são dependentes de seus contextos de uso (ANTUNES, 2003). Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa visa discutir a importância do ensino da oralidade e o tratamento dado aos gêneros textuais/discursivos orais nas aulas de LP. Assim, temos como objetivo geral analisar como as atividades que se referem aos usos orais da língua são abordadas em LDs do Ensino Fundamental II, utilizados em uma escola pública do munícipio de São José de Piranhas - PB. Para alcançar tal objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos: Discutir sobre a importância do desenvolvimento da capacidade comunicativa oral da língua; verificar, à luz das teorias discursivas e interacionistas, como os gêneros orais são abordados em LDs do ensino fundamental e, por fim, sugerir atividades interativas para o trabalho em sala de aula com a modalidade oral da língua. Para a realização dessa pesquisa de natureza bibliográfica e documental, tomamos como aporte teórico as contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003), Marcuschi (2001, 2005, 2007), Schneuwly (2004), Bakhtin (2011), Crescitelli e Reis (2014), dentre outros, que têm defendido um ensino de língua enquanto prática social. Constatou-se a ausência do trabalho com as especificidades da modalidade oral da língua nos LDs, pois esses não sistematizam efetivamente os aspectos formais e funcionais da diferença entre textos orais e escritos, bem como as semelhanças entre as modalidades oral e escrita. Além disso, as propostas de produção de gêneros orais também não abordam as influências que uma modalidade exerce sobre a outra. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-10
dc.description.abstract The present work adopts the perspective of the continnum of the speech-writing relationship, in which the two modalities of the language are considered as instruments that perform the verbal interaction from several textual/discursive genres, in different situational contexts. Thus, the concept of speech as the place of spontaneity and sloppiness in relation to the standard language, and the conception of writing as being homogeneous and formal in any context, are totally undone, since the two modalities are always subject to variations, because both are dependent on their contexts of use (ANTUNES, 2003). Based on this assumption, the present research aims to discuss the importance of oral teaching and the treatment given to textual/oral discursive genres in LP classes. Thus, we have as general objective to analyze how the activities that refer to the oral uses of the language are approached in LDs of Elementary School II, used in a public school of the municipality of São José de Piranhas – PB. In order to achieve this goal, the following specific objectives were defined: To discuss the importance of developing the oral communicative capacity of the language; to verify, in the light of discursive and interactionist theories, how oral genres are approached in primary school LDs and, finally, to suggest interactive activities for classroom work with the oral language modality. In order to carry out this research of a bibliographical and documentary nature, we take as contributions the National Curricular Parameters (1998), Antunes (2003), Marcuschi (2001, 2005, 2007), Schneuwly (2004), Bakhtin (2011), Crescitelli and Reis (2014), among others, who have defended a teaching of language as a social practice. It was found the absence of the work with the specificities of the oral modality of the language in the LDs, because they do not effectively systematize the formal and functional aspects of the difference between oral and written texts, as well as the similarities between oral and written modalities. Furthermore, oral production proposals also do not address the influences that one modality exerts on the other. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9186
dc.date.accessioned 2019-11-14T10:52:25Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-14T10:52:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Gêneros textuais discursivos pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Relação fala - escrita pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Speech Analysis pt_BR
dc.subject Discursive Textual Genres pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.subject Speech - Writing Relationship pt_BR
dc.subject Didatic Books pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Lenise Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The treatment of oral genres in elementary school textbooks II. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Lenise Fernandes de. O tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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