dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, R. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
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dc.contributor.referee2 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho adota a perspectiva do continnum da relação fala-escrita, em que as duas
modalidades da língua são tidas como instrumentos que realizam a interação verbal a partir de
diversos gêneros textuais/discursivos, em diferentes contextos situacionais. Sendo assim, o
conceito de fala como o lugar da espontaneidade e do desleixo em relação à língua padrão, e a
concepção de escrita como sendo homogênea e formal em qualquer contexto, são totalmente
desfeitos, visto que, as duas modalidades estão sempre sujeitas a variações, pois ambas são
dependentes de seus contextos de uso (ANTUNES, 2003). Partindo desse pressuposto, a
presente pesquisa visa discutir a importância do ensino da oralidade e o tratamento dado aos
gêneros textuais/discursivos orais nas aulas de LP. Assim, temos como objetivo geral analisar
como as atividades que se referem aos usos orais da língua são abordadas em LDs do Ensino
Fundamental II, utilizados em uma escola pública do munícipio de São José de Piranhas - PB.
Para alcançar tal objetivo foram traçados os seguintes objetivos específicos: Discutir sobre a
importância do desenvolvimento da capacidade comunicativa oral da língua; verificar, à luz
das teorias discursivas e interacionistas, como os gêneros orais são abordados em LDs do
ensino fundamental e, por fim, sugerir atividades interativas para o trabalho em sala de aula
com a modalidade oral da língua. Para a realização dessa pesquisa de natureza bibliográfica e
documental, tomamos como aporte teórico as contribuições dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (1998), Antunes (2003), Marcuschi (2001, 2005, 2007), Schneuwly (2004),
Bakhtin (2011), Crescitelli e Reis (2014), dentre outros, que têm defendido um ensino de
língua enquanto prática social. Constatou-se a ausência do trabalho com as especificidades da
modalidade oral da língua nos LDs, pois esses não sistematizam efetivamente os aspectos
formais e funcionais da diferença entre textos orais e escritos, bem como as semelhanças entre
as modalidades oral e escrita. Além disso, as propostas de produção de gêneros orais também
não abordam as influências que uma modalidade exerce sobre a outra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
O tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-10 |
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dc.description.abstract |
The present work adopts the perspective of the continnum of the speech-writing relationship,
in which the two modalities of the language are considered as instruments that perform the
verbal interaction from several textual/discursive genres, in different situational contexts.
Thus, the concept of speech as the place of spontaneity and sloppiness in relation to the
standard language, and the conception of writing as being homogeneous and formal in any
context, are totally undone, since the two modalities are always subject to variations, because
both are dependent on their contexts of use (ANTUNES, 2003). Based on this assumption, the
present research aims to discuss the importance of oral teaching and the treatment given to
textual/oral discursive genres in LP classes. Thus, we have as general objective to analyze
how the activities that refer to the oral uses of the language are approached in LDs of
Elementary School II, used in a public school of the municipality of São José de Piranhas –
PB. In order to achieve this goal, the following specific objectives were defined: To discuss
the importance of developing the oral communicative capacity of the language; to verify, in
the light of discursive and interactionist theories, how oral genres are approached in primary
school LDs and, finally, to suggest interactive activities for classroom work with the oral
language modality. In order to carry out this research of a bibliographical and documentary
nature, we take as contributions the National Curricular Parameters (1998), Antunes (2003),
Marcuschi (2001, 2005, 2007), Schneuwly (2004), Bakhtin (2011), Crescitelli and Reis
(2014), among others, who have defended a teaching of language as a social practice. It was
found the absence of the work with the specificities of the oral modality of the language in the
LDs, because they do not effectively systematize the formal and functional aspects of the
difference between oral and written texts, as well as the similarities between oral and written
modalities. Furthermore, oral production proposals also do not address the influences that one
modality exerts on the other. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9186 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-14T10:52:25Z |
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dc.date.available |
2019-11-13 |
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dc.date.available |
2019-11-14T10:52:25Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Relação fala - escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Speech Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive Textual Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Orality |
pt_BR |
dc.subject |
Speech - Writing Relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Didatic Books |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Lenise Fernandes de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The treatment of oral genres in elementary school textbooks II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Lenise Fernandes de. O tratamento dos gêneros orais em livros didáticos do ensino fundamental II. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |