dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Laércio Teodoro da. |
|
dc.contributor.referee2 |
CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho objetiva analisar a possibilidade de diálogos entre a História e a
Literatura como recurso pedagógico no Ensino de História, especificamente a partir
da obra O Mulato de Aluísio Azevedo. Compreende-se que a aproximação da
História e Literatura em sala de aula, entre outras questões, está diretamente ligada
à preocupação com a construção de um conhecimento histórico significativo e de
qualidade. Assim sendo, considera-se importante discutir a utilização da literatura
como fonte histórica em sala de aula, ampliando o conceito de fonte histórica e de
linguagem pedagógica, estimulando a diversificação do trabalho do docente. No
nosso caso específico, analisa-se o romance O Mulato, de Aluísio Azevedo, como
possibilidade para discutir em sala de aula as relações raciais em São Luís do
Maranhão na segunda metade do século XIX. Além de trabalharmos com o romance
O Mulato, recorremos também a referenciais da História Cultural enquanto tendência
historiográfica para orientar as reflexões propostas e apresentadas, utilizando
perspectivas de autores como CHARTIER (1990), RUIZ (2007), SILVA (1999) entre
outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O uso da literatura no ensino de história: possíveis trilhas com o romance O Mulato, Aluísio Azevedo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-08 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the possibility of dialogues between History and Literature
as a pedagogical resource in Teaching History, specifically from the work The
Mulatto by Aluísio Azevedo. It is understood that the approximation of History and
Literature in the classroom, among other issues, is directly related to the concern
with the construction of a significant historical knowledge and quality. Thus, it is
considered important to discuss the use of literature as a historical source in the
classroom, expanding the concept of historical source and pedagogical language,
stimulating the diversification of the work of the teacher. In our specific case, we
analyze the novel O Mulatto, by Aluísio Azevedo, as a possibility to discuss racial
relations in County Galway in the second half of the 19th century. In addition to
working with the novel O Mulatto, we also used Areferential of Cultural History as a
historiographical tendency to guide the proposed and presented reflections, using
authors' perspectives such as CHARTIER (1990), RUIZ (2007), SILVA (1999) and
others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9190 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T11:21:41Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T11:21:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
O Mulato |
pt_BR |
dc.subject |
History - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
The Mulatto |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Vanessa Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of literature in the teaching of history: possible trails with the novel O Mulato, Aluísio Azevedo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Vanessa Perreira de. O uso da literatura no ensino de história: possíveis trilhas com o romance O Mulato, Aluísio de Azevedo. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |