dc.creator.ID |
FARIAS, F. B. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4098714064030035 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar as diferentes propostas de
gêneros textuais sugeridas pelas unidades do livro didático adotado na EEEFM Dr. José
Gadelha nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como expor os meios como são
trabalhados no contexto da sala de aula. Utilizamos como objeto de estudo a coleção de livros
didáticos do segmento final do Ensino Fundamental “Português Linguagens”, de William
Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, atentando para a proposta retratada em sua
composição sobre as novas perspectivas de ensino que discorrem sobre a inclusão e a
abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa, cuja finalidade é
contribuir para o processo de ensino / aprendizagem dos educandos no âmbito escolar. Para o
desenvolvimento desta pesquisa fez-se necessário realizar um trabalho minucioso, cuja
finalidade foi à adoção de contexto de evidências e de construções, alicerçadas e validadas por
meio dos conhecimentos sobre o tema explorado nesse construto, norteada por metodologias
claras, precisas e flexíveis a sua própria ascensão. O estudo tem base descritiva das
características apresentadas pelos vários autores sobre a importância da temática exposta, bem
como o estabelecimento de relações entre variáveis e fenômenos educativos em uma análise
empírica. Optou-se por estudo bibliográfico centrado nas contribuições teóricas de vários
autores que realizaram artigos, dissertações e teses sobre as formas de utilização do livro
didático em sala de aula, em situações e contextos diversos. Por fim, concluímos que o
universo dos gêneros textuais (orais ou escritos) é uma excelente ferramenta para o trabalho
em sala de aula, pois propõe formas diferentes e atraentes de aprendizado em consonância
com a Língua Portuguesa, utilizando-a em seus diversos usos no cotidiano. Portanto, diante
do presente estudo e análise, foi possível compreender que os livros didáticos analisados estão
ancorados na perspectiva de ensino e contempla uma diversidade textual demonstrada através
dos discursos, o que salientamos como diversidade de registros e estilos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras- Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros textuais no contexto do ensino fundamental: um olhar sobre o livro didático. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-18 |
|
dc.description.abstract |
The presente work monograph has its as objetctive to analyze the different proposals of text
genres suggested by the units of the textbook adopted in EEEFM José Gadelha in the final
years of Elementary Teaching and expose the means of how they are worked in the context of
the classroom. We use as study object the collection of textbooks final segment of Elementary
Teaching "Portuguese Languages" by William Robert Cherry and Thereza Cochar Magalhães,
noting the proposal depicted in its composition on new prospects of education who talk about
inclusion and the approach of text genres in textbooks of Portuguese Language, whose
purpose is to contribute to the teaching/learning process of students in the school. For the
development of this research it was necessary to perform a thorough job, the purpose of which
was the adoption of context and evidence of buildings, sustained and validated by means of
knowledge on the subject explored in this construct, guided by clear methodologies, accurate
and flexible to his own ascension. The study is descriptive basis of characteristics presented
by various authors on the importance of the exposed subject, and the establishment of
relationships between variables and educational phenomena in an empirical analysis. We
chose to study literature centered on the theoretical contributions of several authors who
conducted articles, dissertations and theses on how to use the textbook in the classroom, in
different contexts and situations. Finally, we conclude that the universe of text genres (oral or
written) is an excellent tool for the job in the classroom, because it proposes different and
attractive ways of learning in line with the Portuguese language, using it in their various uses
in everyday. Therefore, in the present study and analysis, it was possible to understand that
the textbooks analyzed are anchored in the teaching perspective and includes a demonstrated
textual diversity through speeches, which highlight diversity as records and styles. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9194 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T11:59:20Z |
|
dc.date.available |
2019-11-14 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T11:59:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SÁ, Fernanda Brilhante de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Textual genres in the context of elementary school: a look about the textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SÁ, Fernanda Brilhante de. Gêneros textuais no contexto do ensino fundamental: um olhar. 2015. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |