DSpace/Manakin Repository

A utilização das novas tecnologias digitais nas aulas de história no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Laércio Teodoro da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Laércio Teodoro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8793801402077633 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.referee2 CEZARIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo O referido trabalho tem como propósito a discussão do uso das tecnologias digitais nas aulas de História como forma de reflexão, comunicação e aprendizagem. Neste sentido, as novas adequações do Ensino Médio para o século XXI, requer dos professores da disciplina de História competências e atitudes para elaborar novas estratégias proporcionando situações de aprendizagem envolvendo as tecnologias digitais ao ensino de História. Contudo, a inserção dos recursos digitais nas aulas deve ter uma intencionalidade educacional, fugindo dos moldes padronizados de reprodução de vídeos, filmes, slides, documentários, dentre outros, sem exprimir a criticidade do alunado sobre o conteúdo exposto com tal recurso. A partir destas questões, o trabalho passou a analisar a utilização dos recursos tecnológicos nas aulas da disciplina de História em uma escola de Ensino Médio na cidade de São José de Piranhas-PB, no Alto Sertão paraibano. Para a realização metodológica da pesquisa, utilizou-se o estudo exploratório, pautado em referenciais bibliográficos de autores renomados que abordam a temática discutida, tais como: Ferreira (1999), Marques (2016), França (2005), Diniz (2001), Santos (2013) e Bittencourt (2004); bem como o uso de questionário semiestruturado, seguindo um roteiro previamente estabelecido, para, consequentemente, os dados serem analisados, sistematizados, discutidos por meio de uma análise qualitativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title A utilização das novas tecnologias digitais nas aulas de história no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-09
dc.description.abstract The purpose of this work is to discuss the use of digital technologies in History classes as a way of reflection, communication and learning. In this sense, the new adaptations of High School for the XXI century, requires the teachers of History discipline skills and attitudes to develop new strategies providing learning situations involving digital technologies to teaching history. However, the insertion of the digital resources in the classes must have an educational intentionality, avoiding the standard patterns of reproduction of videos, films, slides, documentaries, among others, without expressing the criticality of the pupil on the content exposed with such resource. From these questions, the work began to analyze the use of technological resources in the classes of the History discipline in a high school in the city of São José de Piranhas-PB, in the Upper Sertão of Paraíba. For the methodological realization of the research, we used the exploratory study, based on bibliographical references of renowned authors that approach the subject discussed, such as: Ferreira (1999), Marques (2016), France (2005), Diniz (2001), Santos (2013) and Bittencourt (2004); as well as the use of a semi-structured questionnaire, following a previously established road map, so that the data can be analyzed, systematized and discussed through a qualitative analysis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9196
dc.date.accessioned 2019-11-14T12:20:37Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-14T12:20:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Novas tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Estratégias educacionais pt_BR
dc.subject New Digital Technologies pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Technological Resources pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.subject Educational Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Rinaldo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of new digital technologies in high school history classes. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Rinaldo. A utilização das novas tecnologias digitais nas aulas de história no ensino médio. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta