dc.creator.ID |
SILVA, J. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3644575123026392 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
JOCA, Alexandre Martins. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1522820813285364 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo Analisar de que forma é compreendido o tema
sexualidade no contexto escolar. O mesmo discute sobre as necessidades das crianças e
adolescentes adquirirem conhecimentos sobre o assunto e buscar fazer com que a escola
desenvolva um espaço de reflexão e interação para a temática. A metodologia foi
desenvolvida a partir da pesquisa de campo, de natureza básica e de caráter
investigativo. Os dados obtidos foram analisados e descritos por categoria, tendo em
vista os resultados e refletindo sobre a formação e prática do professor em relação ao
desenvolvimento da educação sexual. Consideramos que a escola deve buscar parcerias
e formação para que seus profissionais constituam e consigam trabalhar de forma
tranquila a temática da sexualidade, procurando construir um espaço de discussão e
interação em que observou-se as problemáticas sugeridas a partir do contexto. Para isso,
se faz necessário unir culturalmente e socialmente educação sexual e saúde em projetos
desenvolvidos através de oficinas a fim de contribuir com a educação sexual no
ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Educação sexual: um desafio para o contexto escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-27 |
|
dc.description.abstract |
The present study aims to analyze how the theme sexuality is understood in the school
context. It also discusses the needs of children and adolescents to acquire knowledge
about the subject and seek to make the school develop a space for reflection and
interaction for the theme. The methodology was developed based on field research, of a
basic nature and investigative character. The data obtained were analyzed and described
by category, considering the results and reflecting on teacher training and practice in
relation to the development of sex education. We believe that the school should seek
partnerships and training so that its professionals can and do work in a quiet way on the
theme of sexuality, seeking to build a space for discussion and interaction in which the
problems suggested from the context were observed. For this, it is necessary to
culturally and socially link sex education and health in projects developed through
workshops in order to contribute to sex education in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9198 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T12:44:11Z |
|
dc.date.available |
2019-11-14 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T12:44:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - orientação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade - conhecimentos - crianças e adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Sex Education |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Children - Sexual Orientation |
pt_BR |
dc.subject |
School - Sex Education |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality - Knowledge - Children and Adolescents |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jociene Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sex education: a challenge for the school context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jociene Pereira da. Educação sexual: um desafio para o contexto escolar. 2019. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |