DSpace/Manakin Repository

O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROBERTO, Sara Vitoriano de Sousa.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo analisar o estudo do meio como metodologia significativa no ensino de Geografia. Sendo assim, o mesmo está organizado em duas etapas: O levantamento bibliográfico do referencial teórico, se fundamenta na análise do estudo do meio como metodologia de ensino, o meio ambiente e os problemas ambientais, erosão, desmatamento e poluição., que são esses os problemas mais próximos da realidade da comunidade escolar da qual foi realizada a pesquisa. A segunda etapa é a de realização de um estudo do meio em uma turma de 6º ano da escola Municipal de Ensino Fundamental Normal em Nível Médio Padre José de Anchieta, na cidade de Santa Helena- PB, com o fim de responder aos objetivos aqui traçados, de observar o estudo do meio como ferramenta importante no processo ensino aprendizagem, na observação dos problemas ambientais, principalmente nas aulas de Geografia, haja vista a Geografia ser uma ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Desta forma comprovamos por meio da aplicação desta metodologia de ensino em sala de aula, que é bastante eficaz para aprendizagem e significação dos conteúdos propostos, no caso aqui os problemas ambientais, além do interesse e participação dos alunos. Observamos então, que o estudo do meio é uma ferramenta que contribui para o aluno aprender os conteúdos de maneira prática, é justamente aprender fazendo, produzindo pesquisando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-28
dc.description.abstract This work aims to analyze the study of the environment as a significant methodology in the teaching of Geography. Thus, the same is organized in two stages: The bibliographical survey of the theoretical reference, is based on the analysis of the study of the environment as teaching methodology, the environment and environmental problems, erosion, deforestation and pollution. problems of the reality of the school community from which the research was carried out. The second stage is to carry out a study of the environment in a group of 6th grade of the Municipal School of Normal Primary Education in Middle Level Father José de Anchieta, in the city of Santa Helena-PB, in order to respond to the objectives outlined here , to observe the study of the environment as an important tool in the learning teaching process, in the observation of environmental problems, especially in Geography classes, given that Geography is a science that has as object of study the geographic space. In this way we prove through the application of this teaching methodology in the classroom, which is quite effective for learning and meaning of the proposed contents, in the case here the environmental problems, besides the interest and participation of the students. We then observe that the study of the medium is a tool that contributes to the student learning the contents in a practical way, is precisely learning by doing, producing research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9204
dc.date.accessioned 2019-11-14T13:58:56Z
dc.date.available 2019-11-14
dc.date.available 2019-11-14T13:58:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo do meio pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Problemas ambientais pt_BR
dc.subject Middle study pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Teaching Methodology pt_BR
dc.subject Environmental problems pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Francilene Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The study of the environment as a methodology in Geography classes: approach to environmental problems in Santa Helena-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Francilene Ferreira. O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta