dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROBERTO, Sara Vitoriano de Sousa. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo analisar o estudo do meio como metodologia
significativa no ensino de Geografia. Sendo assim, o mesmo está organizado em
duas etapas: O levantamento bibliográfico do referencial teórico, se fundamenta na
análise do estudo do meio como metodologia de ensino, o meio ambiente e os
problemas ambientais, erosão, desmatamento e poluição., que são esses os
problemas mais próximos da realidade da comunidade escolar da qual foi realizada
a pesquisa. A segunda etapa é a de realização de um estudo do meio em uma turma
de 6º ano da escola Municipal de Ensino Fundamental Normal em Nível Médio
Padre José de Anchieta, na cidade de Santa Helena- PB, com o fim de responder
aos objetivos aqui traçados, de observar o estudo do meio como ferramenta
importante no processo ensino aprendizagem, na observação dos problemas
ambientais, principalmente nas aulas de Geografia, haja vista a Geografia ser uma
ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Desta forma
comprovamos por meio da aplicação desta metodologia de ensino em sala de aula,
que é bastante eficaz para aprendizagem e significação dos conteúdos propostos,
no caso aqui os problemas ambientais, além do interesse e participação dos alunos.
Observamos então, que o estudo do meio é uma ferramenta que contribui para o
aluno aprender os conteúdos de maneira prática, é justamente aprender fazendo,
produzindo pesquisando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-28 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to analyze the study of the environment as a significant methodology
in the teaching of Geography. Thus, the same is organized in two stages: The
bibliographical survey of the theoretical reference, is based on the analysis of the
study of the environment as teaching methodology, the environment and
environmental problems, erosion, deforestation and pollution. problems of the reality
of the school community from which the research was carried out. The second stage
is to carry out a study of the environment in a group of 6th grade of the Municipal
School of Normal Primary Education in Middle Level Father José de Anchieta, in the
city of Santa Helena-PB, in order to respond to the objectives outlined here , to
observe the study of the environment as an important tool in the learning teaching
process, in the observation of environmental problems, especially in Geography
classes, given that Geography is a science that has as object of study the geographic
space. In this way we prove through the application of this teaching methodology in
the classroom, which is quite effective for learning and meaning of the proposed
contents, in the case here the environmental problems, besides the interest and
participation of the students. We then observe that the study of the medium is a tool
that contributes to the student learning the contents in a practical way, is precisely
learning by doing, producing research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9204 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T13:58:56Z |
|
dc.date.available |
2019-11-14 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T13:58:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do meio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Middle study |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental problems |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Francilene Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The study of the environment as a methodology in Geography classes: approach to environmental problems in Santa Helena-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Francilene Ferreira. O estudo da meio como metodologia nas aulas de Geografia: abordagem dos problemas ambientais no município de Santa Helena- PB. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |