dc.contributor.advisor1 |
SANTANA, Rosemere Olímpio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTANA, Rosemere O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Leonardo Bruno. |
|
dc.contributor.referee2 |
SALES NETO, Francisco Firmino. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no
ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras –
PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam,
usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo,
o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil
com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A
seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar
de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para
explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa.
Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta
análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os
professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e
utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo,
entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático,
nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em
sua prática escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08-20 |
|
dc.description.abstract |
This research was based on conduct a study on the history textbook in elementary education:
perspectives and perceptions built by teachers Cajazeiras – PB. We aimed to analyze how
elementary school teachers perceive, treat, use the textbooks in their planning and
instruction books. To better understand this goal, the study initially provided the context of
the textbook in the history of Brazil with a brief presentation of the use of this material, from
the 1930s to the present day. Following promoted to highlight multiple searches on the
textbook discussing their place of production and the main problems of their usage. This
discussion has prepared us to explore a reflection on the perspectives and perceptions of
teachers in research. For this, we turn to literature and field research as sources for this data
analysis performed from semi-structured interviews conducted with teachers from two
schools. We seek also discuss how these educators understand and use textbooks in their
planning of lessons in the school routine. Therefore, to understand how these teachers think
this much-discussed feature, which is the textbook, allowed us to understand the
continuities, ruptures and appropriations that are the same in their school practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T14:46:27Z |
|
dc.date.available |
2019-11-13 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T14:46:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
História - metodologia |
pt_BR |
dc.subject |
História - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
História - perspectivas e percepções |
pt_BR |
dc.subject |
History - Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History - methodology |
pt_BR |
dc.subject |
History - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History - Perspectives and Perceptions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Carla Geani Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The history textbook in elementary school: perspectives and perceptions built by history teachers - Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |