DSpace/Manakin Repository

O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1ID SANTANA, Rosemere O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.contributor.referee2 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.description.resumo A presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras – PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam, usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo, o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo, entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático, nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em sua prática escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-20
dc.description.abstract This research was based on conduct a study on the history textbook in elementary education: perspectives and perceptions built by teachers Cajazeiras – PB. We aimed to analyze how elementary school teachers perceive, treat, use the textbooks in their planning and instruction books. To better understand this goal, the study initially provided the context of the textbook in the history of Brazil with a brief presentation of the use of this material, from the 1930s to the present day. Following promoted to highlight multiple searches on the textbook discussing their place of production and the main problems of their usage. This discussion has prepared us to explore a reflection on the perspectives and perceptions of teachers in research. For this, we turn to literature and field research as sources for this data analysis performed from semi-structured interviews conducted with teachers from two schools. We seek also discuss how these educators understand and use textbooks in their planning of lessons in the school routine. Therefore, to understand how these teachers think this much-discussed feature, which is the textbook, allowed us to understand the continuities, ruptures and appropriations that are the same in their school practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
dc.date.accessioned 2019-11-14T14:46:27Z
dc.date.available 2019-11-13
dc.date.available 2019-11-14T14:46:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - livro didático pt_BR
dc.subject História - metodologia pt_BR
dc.subject História - estudo e ensino pt_BR
dc.subject História - perspectivas e percepções pt_BR
dc.subject History - Textbook pt_BR
dc.subject History - methodology pt_BR
dc.subject History - study and teaching pt_BR
dc.subject History - Perspectives and Perceptions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Carla Geani Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The history textbook in elementary school: perspectives and perceptions built by history teachers - Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta