dc.creator.ID |
SOUZA, W. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1793000791788538 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
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dc.contributor.referee2 |
BESSA, Clécida Maria Bezerra. |
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dc.description.resumo |
O desenvolvimento deste trabalho partiu do pensamento de que é importante os
professores adotarem práticas pedagógicas que possam fortalecer a abordagem
sobre texto em sala de aula. Assim, entendemos ser necessário transpor,
didaticamente, ideias acerca dos processos de retextualização (MARCUSCHI,
2010), pautados pelos aspectos referentes ao letramento (KLEIMAN, 1995);
(SOARES, 2014), (STREET, 2014), aos multiletramentos (ROJO, 2012) e ao ISD
(BRONCKART, 2006), com vistas a promover momentos exitosos com gêneros
textuais. Dessa forma, o objetivo a ser alcançado diz respeito à análise dos
processos de retextualização, que são contribuintes para a prática docente no
cotidiano escolar, mediante a retextualização de um conto para o gênero curta-
metragem. A partir dela, podemos perceber como os professores podem
desenvolver ações, com base no aporte teórico citado, e ampliar a visão dos
estudantes em relação aos textos que são trabalhados em sala de aula, de acordo
com o seu grau de letramento, entre outras questões referentes ao texto, visto como
um produto social de linguagem. Nesse sentido, o que percebemos é que a
abordagem textual, com o intuito de desenvolvermos a retextualização, foi
importante para a concepção de uma nova visão do aluno a respeito do texto, além
de contribuir para o trabalho docente. Vimos, ainda, nos multiletramentos, uma
ferramenta motivadora para o desenvolvimento cognitivo dos discentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A retextualização de contos à luz do interacionismo sociodiscursivo e dos multiletramentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The development of this work started from the thought that it is important for
teachers to adopt pedagogical practices that can strengthen the approach
about text in the classroom. Thus, we understand that it is necessary to transpose,
didactically, ideas about the retextualization processes (MARCUSCHI,
2010), based on aspects related to literacy (KLEIMAN, 1995);
(SOARES, 2014), (STREET, 2014), to multi-instruments (ROJO, 2012) and ISD
(BRONCKART, 2006), with a view to promoting successful moments with genres
textual. Thus, the objective to be achieved concerns the analysis of the
retextualization processes, which are contributors to the teaching practice in the
through the retextualization of a short story
Footage From it we can see how teachers can
develop actions, based on the aforementioned theoretical contribution, and broaden the
students in relation to texts that are worked in the classroom, according to
with its degree of literacy, among other issues related to the text, seen as
a social product of language. In this sense, what we realize is that
textual approach, in order to develop the retextualization, was
important for the conception of a new vision of the student about the text, besides
to contribute to the teaching work. We also saw in the multi-
motivating tool for the cognitive development of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9210 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T15:34:05Z |
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dc.date.available |
2019-11-14 |
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dc.date.available |
2019-11-14T15:34:05Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Conto |
pt_BR |
dc.subject |
Curta-metragem |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionalismo Sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Multilistings |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Text |
pt_BR |
dc.subject |
Tale |
pt_BR |
dc.subject |
Short film |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive Interactionism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Wellington Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The retextualization of tales in the light of sociodiscursive interactionism and multi-arrangements. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Wellington Gomes de. A retextualização de contos à luz do interacionismo sociodiscursivo e dos multiletramentos. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El desarrollo de este trabajo partió de la idea de que es importante los profesores
adopten prácticas pedagógicas que puedan fortalecer el abordaje sobre texto en
sala de clase. Así, entendemos ser necesario transponer, didácticamente, ideas
acerca de los procesos de retextualização (MARCUSCHI, 2010), pautados por los
aspectos referentes al letramento (KLEIMAN, 1995); (SOARES, 2014), (STREET,
2014), a los multiletramentos (ROJO, 2012) y al ISD (BRONCKART, 2006), con
vistas a promover momentos exitosos con géneros textuales. De esta forma, el
objetivo a ser alcanzado se refiere a la análisis de los procesos de retextualização
que pueda contribuir a la práctica docente en el cotidiano escolar, mediante la
retextualización de un cuento para el género cortometraje. A partir de ella, podemos
percibir como los profesores pueden desarrollar acciones con base en el aporte
teórico citado y ampliar la visión de los estudiantes en relación a los textos que son
trabajados en sala de clase, en consonancia con su grado de letramento, entre otras
cuestiones referentes al texto, visto como un producto social de lenguaje. En ese
sentido, lo que percibimos es que el abordaje textual, con el objetivo de desarrollar la
retextualização, fue importante para la concepción de una nueva visión del alumno
acerca del texto, además de contribuir para el trabajo docente. Vimos, además, en
los multiletramentos, una herramienta motivadora para el desarrollo cognitivo de los
discentes. |
pt_BR |