dc.creator.ID |
SILVA, L. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7092568611882748 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
QUEIROGA, Marcílio Garcia de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
QUEIROGA, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1587726556477554 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho vem propor através da literatura infantil uma ressignificação da identidade negra
da criança na educação, a desconstrução de conceitos estereotipados em torno da identidade e
da cultura negra, tomando como aspecto central, para a afirmação dessa identidade, o cabelo.
Para tal finalidade, esse trabalho se constitui como pesquisa de revisão bibliográfica que
proporcionou um aprofundamento teórico sobre a temática étnico-racial. Discutimos a
temática através de autores que contribuem para uma melhor compreensão do objeto de
pesquisa. Esse acervo possibilitou o conhecimento necessário dos aspectos histórico-sociais
das relações étnico-raciais no Brasil e as implicações dessa relação para a educação; uma
análise de como as concepções de infância e criança foram desenvolvidas em nossa sociedade
considerando recortes étnicos e raciais para desenvolver uma educação antirracista no ensino
para crianças a partir da literatura infantil; e uma discussão em torno da literatura infantil e de
sua relevância para tratar de questões étnico-raciais na infância. Por fim, esse trabalho ainda
apresenta uma sequência didática em torno da narrativa “O mundo no black power de Tayó”.
Adotamos a metodologia do letramento literário através da sequência básica desenvolvida por
Rildo Cosson (2014). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho se deu tanto no cuidado de
trazer o aspecto central da discussão, que é o cabelo negro para a ressignificação da
identidade negra para as crianças, quanto de trazer também outros aspectos culturais africanos
e afro-brasileiros, que são indissociáveis à identidade negra, possibilitando, principalmente,
um impacto positivo para crianças não negras, pois passarão a perceber a beleza e a
importância dessa identidade e de valorizar e respeitar a cultura africana e afro-brasileira que
acabam por fazer parte da sua história e da sua cultura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Literatura infantil e ressignificação da identidade racial da criança negra. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-07 |
|
dc.description.abstract |
This work proposes through children‟s literature the resignification of the black child identity
in early childhood education, the break of stereotyped concepts around black identity and
culture, taking „hair‟ as a central aspect to the affirmation of black identity. For this purpose,
this work is a bibliographical research that allowed us the necessary knowledge ethnic-racial
issues. We discussed the topics through a range of works that gave us a deep knowledge of
our research object. The theoretical framework allowed us the necessary knowledge of the
historical-social aspects of ethnic-racial relations in Brazil and the implications of this
relationship for education. In order to develop an antiracist education in children's education
from children's literature, it was also necessary to analyze how conceptions of childhood and
child were developed in our society considering ethnic and racial concerns. We propose
activities of pedagogical intervention taking the book "O mundo no black power de Tayó",
written by Kiusam de Oliveira and illustrated by Taisa Borges. The set of activities around the
narrative this book is based on the methodology of literary literacy through the basic sequence
developed by Rildo Cosson (2014). In this sense, the concern of this work is bringing the
central aspect of the discussion, that is the black hair for the resignification of children black
identity, as well as bringing other African and Afro-Brazilian cultural aspects, which are
indiscriminate to the black identity, also allowing a positive impact for non-black children,
since they will come to perceive the beauty and importance of this identity and would value
and respect the African and Afro-Brazilian culture that is part of its history and your culture. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9212 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-14T16:27:43Z |
|
dc.date.available |
2019-11-14 |
|
dc.date.available |
2019-11-14T16:27:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Relações étnico - raciais |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade negra - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade e cultura negra |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic - Racial Relations |
pt_BR |
dc.subject |
Black Identity - Children |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Identity and black culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Leidiane Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's literature and resignification of racial identity of black children. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Leidiane Alves da. Literatura infantil e ressignificação da identidade racial da criança negra. 2018. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |