DSpace/Manakin Repository

Educação para a conservação da caatinga: uma experiência através de ação pedagógica junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Cuité, Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, H. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4658705451068003 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, M. F. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SOUZA, Kleyton Samuel Lima de.
dc.contributor.advisor-co1ID SOUZA,Kleyton. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9983619069228811 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo A Caatinga é o único ecossistema naturalmente brasileiro, cujos limites estão totalmente restritos ao território nacional. Apesar de toda sua riqueza, em termos de biodiversidade, a Caatinga está entre os domínios morfoclimáticos brasileiros que mais sofreram com a intervenção humana. Neste contexto, o presente trabalho objetivou desenvolver, através do projeto intitulado “Repensando o bioma caatinga”, atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a Educação Ambiental, com intuito de testar a eficácia de método de educação para a conservação da Caatinga, por meio de ações pedagógicas, no ensino de Biologia, junto a alunos do ensino médio da escola E.E.E.M.Orlando Venâncio dos Santos, município de Cuité-PB. O trabalho foi desenvolvido, na escola citada acima, tendo como foco principal uma turma do 2º ano do ensino médio (n = 29). As atividades foram divididas em etapas, as quais incluíram aplicação de questionários para a coleta de dados, aulas teóricas e práticas, como aulas expositivo-dialogadas, trilha ecológica, produção de mudas nativas, e distribuição das mesmas em ações coletivas que envolveram a população local. Dentre os participantes da pesquisa, 59% (n=17) dos estudantes são do gênero feminino e 41% (n=12) do gênero masculino, com idades que variaram de 15 a 16 anos. Os resultados apontam que o estudo da Caatinga, a trilha ecológica, a produção de mudas e sua distribuição à comunidade local realizada pelos alunos seguem uma filosofia, pois trabalham de forma multidisciplinar na busca de uma educação integradora e uma aprendizagem cidadã. Portanto, pode-se concluir que, através desta experiência de ações pedagógicas, os alunos se sensibilizaram sobre o processo de desertificação que o bioma vem enfrentando, bem como demostraram um maior conhecimento a respeito das dificuldades quanto à preservação, conservação e manutenção de sua vegetação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ecologia de Ecossistemas pt_BR
dc.title Educação para a conservação da caatinga: uma experiência através de ação pedagógica junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Cuité, Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The Caatinga it is the only naturally brazilian ecosystem, whose boundaries are totally restricted by the national territory. Despite of your welth, in terms of biodiversity, the Caatinga is among the brazilian morphoclimatic fields that suffered most from human intervention. In this context, the present study aimed to develop, by the project entitled “Rethinking the caatinga biome”, activities related to sustainable development and to the environmental education, in order to test the method of education effectiveness for the conservation of the caatinga, through pedagogical activities in the Biology teaching, with high school students from the school E. E. E. M. Orlando Venâncio dos Santos, city of Cuité-PB. The study was developed in the school cited above, having the main focus the high school 2nd grade class (n=29). The activities were divided into steps, which included questionnaires application for the data gathering, theoretical and practical classes, like expository-dialogued classes, educational trail, production of native seedlings and, distribution of themselves in class actions involving the local population. Among the participants, 59% (n=17) of the students are female and 41% (n=12) were male students, with ages ranging from 15 to 16 years old. The results shows that the study of the Caatinga, the educational trail, the production of seedlings and the distribution of themselves to the local community carried out by the students follows a philosophy, because it works in a multidisciplinary way in the search for an inclusive education and a civic learning. Therefore, it can be concluded that, through this experience of educational activities, the students became aware of the desertification process that the biome is facing, as well as learned about the difficulties regarding the preservation, conservation and maintenance of its vegetation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9229
dc.date.accessioned 2019-11-18T11:06:07Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T11:06:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Caatinga pt_BR
dc.subject Flora nativa pt_BR
dc.subject Conservação pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Native flora pt_BR
dc.subject Conservation pt_BR
dc.subject Educación ambiental
dc.subject Conservación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Helena Cabral dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education for the conservation of caatinga: a experience through pedagogical action with students high school of a public school in the municipality of Cuité, Paraíba. pt_BR
dc.title.alternative Educación para la conservación de la caatinga: una experiencia a través de la acción pedagógica con estudiantes de secundaria de una escuela pública en la ciudad de Cuité, Paraíba.
dc.identifier.citation SANTOS,Helena Cabral dos. Educação para a conservação da caatinga: uma experiência através de ação pedagógica junto a estudantes do ensino médio de uma escola pública do município de Cuité, Paraíba. 2015. 102 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La Caatinga es el único ecosistema naturalmente brasileño, cuyos límites están totalmente restringidos al territorio nacional. A pesar de toda su riqueza, en términos de biodiversidad, la Caatinga se encuentra entre los dominios morfoclimáticos brasileños que más sufrieron la intervención humana. En este contexto, el presente trabajo tuvo como objetivo desarrollar, a través del proyecto titulado "Repensar el bioma de la caatinga", actividades relacionadas con el desarrollo sostenible y la Educación Ambiental, con el fin de probar la eficacia de un método de educación para la conservación de la Caatinga, a través de acciones. prácticas pedagógicas, en la enseñanza de la Biología, con estudiantes de enseñanza media de la escuela EEEMorlando Venâncio dos Santos, en el municipio de Cuité-PB. El trabajo se desarrolló en la escuela antes mencionada, teniendo como foco principal una clase del 2° año de bachillerato (n=29). Las actividades se dividieron en etapas, que incluyeron la aplicación de cuestionarios para la recolección de datos, clases teóricas y prácticas, como clases expositivas-diálogo, sendero ecológico, producción de mudas nativas, y su distribución en acciones colectivas que involucraron a la población local. Entre los participantes de la investigación, el 59% (n=17) de los estudiantes son del sexo femenino y el 41% (n=12) del sexo masculino, con edades comprendidas entre los 15 y los 16 años. Los resultados indican que el estudio de la Caatinga, el sendero ecológico, la producción de plántulas y su distribución a la comunidad local realizado por los estudiantes siguen una filosofía, pues trabajan de manera multidisciplinaria en la búsqueda de una educación integradora y ciudadana. aprendiendo. Por lo tanto, se puede concluir que, a través de esta experiencia de acciones pedagógicas, los estudiantes tomaron conciencia del proceso de desertificación que viene enfrentando el bioma, así como demostraron un mayor conocimiento sobre las dificultades en cuanto a la preservación, conservación y mantenimiento de su vegetación. . .


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta