DSpace/Manakin Repository

As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, J. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1029347136480385 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.description.resumo Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2015-03-17
dc.description.abstract This paper discusses the possibility of using media as a methodological reflection to the teaching and learning of Portuguese. We consider, therefore, the data on national assessments in the teaching of Portuguese as guiding the perception that these lessons are outdated. We also evaluated the federal government promotion for digital inclusion programs (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE and PROUCA). In addition, we also observed aspects of teacher training on the use of these new technologies. From this, we consider a mismatch between the proposal of these digital inclusion programs, the teacher training in the field and the training of their students (digital natives), which can cause conflicts among the parties, to which, we propose some methodological applications. The research was carried out based on a literature study in which we point out authors as: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231
dc.date.accessioned 2019-11-18T11:17:18Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T11:17:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Tecnologias de Informação e comunicação(TICs) pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies (ICTs) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Jardicinária Teixeira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Information and communication technologies (ICTs) and practices teaching: methodological reflections on language teaching and learning Portuguese. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta