Dépôt DSpace/Manakin

Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SOUSA, C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1675164366570142 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.contributor.advisor1ID RAMOS, F. M. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Nos últimos anos, a noção de gêneros discursivos/textuais passou a ser bastante investigada pelos teóricos da linguística, tendo em vista sua importância para o estudo e o ensino- aprendizagem da língua enquanto atividade interativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho buscou analisar de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa para o terceiro e o quarto ciclos do Ensino Fundamental abordam a questão dos gêneros, tendo como objetivo maior destacar as contribuições e lacunas apresentadas pelo referido documento, no que diz respeito à tal abordagem. Para tanto, optamos tomar como base teórico-metodológica a noção de gêneros discursivos e a pesquisa bibliográfica, apoiando-nos em autores como: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004), entre outros. Diante do estudo realizado, percebemos que os PCNs, ao abordarem os gêneros, apresentam diretrizes relevantes para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de que os professores desenvolvam, em sala de aula, a competência comunicativa dos alunos. No entanto, observamos também que tal documento deixa lacunas em alguns aspectos da proposta, por isso se faz necessário que os docentes, em especial, os que não tiveram uma formação recente, busquem outros meios, outros recursos para atualizar sua prática didático- pedagógica e, assim, saberem trabalhar com os gêneros ao ensinar a Língua Portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-11
dc.description.abstract The last few years, the concept of discursive/textual genres has become very investigated by theoretical linguists, in view of its relevance to study and of the teaching and learning of the Portuguese language as interactive activities. In this perspective, the present work has sought to analyse how the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) of the Portuguese Language for the third and forth cycles of the Elementary School deal the issue of the genres, has as the greatest objective to highlight the contributions and showed gap, regarding to document, as regards the such approach. Therefore, we choose to take as methodological theoretical basis the concept of discursives genre and the bibliographic research supporting us in the authors such as: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004), among others. Face of the study conducted, we realized that the PCNs, when address genres, present relevant guidelines to the Portuguese Language Teaching, in order to the teachers develop, in the classroom, the communicative competence of the students. However, we also noted that the document leaves gaps in some of the proposal aspects, for this reason it is necessary that teachers, mainly, who did not a recently formation, seek another means, others resources to update the pedagogical didactic and, how know with genres to teach Portuguese Language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9232
dc.date.accessioned 2019-11-18T11:23:31Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T11:23:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais pt_BR
dc.subject Discursive Genres pt_BR
dc.subject Portuguese Language - Teaching pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Camila Mariano de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discursive genres and Portuguese language teaching: an approach of PCNs for the 3rd and 4th cycles of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Camila Mariano de. Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte