dc.creator.ID |
SOUSA, C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1675164366570142 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, F. M. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1212760421730985 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Nos últimos anos, a noção de gêneros discursivos/textuais passou a ser bastante investigada
pelos teóricos da linguística, tendo em vista sua importância para o estudo e o ensino-
aprendizagem da língua enquanto atividade interativa. Nesta perspectiva, o presente trabalho
buscou analisar de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua
Portuguesa para o terceiro e o quarto ciclos do Ensino Fundamental abordam a questão dos
gêneros, tendo como objetivo maior destacar as contribuições e lacunas apresentadas pelo
referido documento, no que diz respeito à tal abordagem. Para tanto, optamos tomar como
base teórico-metodológica a noção de gêneros discursivos e a pesquisa bibliográfica,
apoiando-nos em autores como: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi
(2011), Soares (2004), entre outros. Diante do estudo realizado, percebemos que os PCNs, ao
abordarem os gêneros, apresentam diretrizes relevantes para o ensino de Língua Portuguesa, a
fim de que os professores desenvolvam, em sala de aula, a competência comunicativa dos
alunos. No entanto, observamos também que tal documento deixa lacunas em alguns aspectos
da proposta, por isso se faz necessário que os docentes, em especial, os que não tiveram uma
formação recente, busquem outros meios, outros recursos para atualizar sua prática didático-
pedagógica e, assim, saberem trabalhar com os gêneros ao ensinar a Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-11 |
|
dc.description.abstract |
The last few years, the concept of discursive/textual genres has become very investigated by
theoretical linguists, in view of its relevance to study and of the teaching and learning of the
Portuguese language as interactive activities. In this perspective, the present work has sought
to analyse how the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) of the Portuguese Language for
the third and forth cycles of the Elementary School deal the issue of the genres, has as the
greatest objective to highlight the contributions and showed gap, regarding to document, as
regards the such approach. Therefore, we choose to take as methodological theoretical basis
the concept of discursives genre and the bibliographic research supporting us in the authors
such as: Bakhtin (2003), Bronckart (2012), Koch (2004), Marcuschi (2011), Soares (2004),
among others. Face of the study conducted, we realized that the PCNs, when address genres,
present relevant guidelines to the Portuguese Language Teaching, in order to the teachers
develop, in the classroom, the communicative competence of the students. However, we also
noted that the document leaves gaps in some of the proposal aspects, for this reason it is
necessary that teachers, mainly, who did not a recently formation, seek another means, others
resources to update the pedagogical didactic and, how know with genres to teach Portuguese
Language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9232 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T11:23:31Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T11:23:31Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros discursivos |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Camila Mariano de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Discursive genres and Portuguese language teaching: an approach of PCNs for the 3rd and 4th cycles of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Camila Mariano de. Gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa: uma abordagem dos PCNs para o 3° e o 4° ciclos do ensino fundamental. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |