dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgervaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa, intitulada “A retextualização do gênero conto para a fotonovela numa
perspectiva sociointeracionista” tem por objetivo querer compreender a importância
e a eficácia que a retextualização pode promover na atividade com o gênero. Isto
porque, diante de práticas docentes, ainda fortemente arraigadas ao ensino
tradicional, a língua é considerada um mecanismo fechado e descontextualizado.
Estas não consideram a relação linguagem, enunciado, texto, como um espaço
enunciativo-discursivo e, portanto um lugar em que devem estar presentes também
os conhecimentos prévios de cada aluno, seus valores e sua cultura. Nesta
perspectiva, o trabalho com retextualização apresenta grandes chances de se tornar
um exercício eficaz, ao romper implicações e resquícios do tradicionalismo, de modo
a potencializar o trabalho com o gênero em sala de aula e a formar leitores e
escritores cientes da função dos textos na sociedade; e consequentemente, de sua
participação, de seu papel como agentes sócio-comunicativos e, portanto,
transformadores do meio em que vivem. Para fundamentar este estudo, nos
baseamos nas pesquisas de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008); Antunes (2009); e
outros, que desenvolveram pesquisas referentes ao estudo da linguagem, textos e
gêneros textuais. Como metodologia, a pesquisa é uma abordagem qualitativa de
cunho bibliográfico que ofereceu grande contribuição para o desenvolvimento da
atividade apresentada, como proposta didática a ser trabalhada, em sala de aula,
através de exercícios de retextualização do conto para a fotonovela, numa
perspectiva sóciointeracionista, destinada a turmas de 1° ano do Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A retextualização do gênero conto a fotonovela numa perspectiva sociointeracionista. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-27 |
|
dc.description.abstract |
This research, entitled "The retextualization of the tale genre to the fotonovela a
sociointeractionist perspective" aims to understand the importance and effectiveness
that the retextualization can promote in the activity with this genre. This is because,
in face of teaching practices, still strongly ingrained to traditional teaching, language
is considered a closed and decontextualized mechanism. These do not consider the
relation between language, enunciation, text, as an enunciative-discursive space and
therefore a place that must be present also the prior knowledge of each student, their
values and their culture. In this perspective, working with retextualization presented a
good chance of becoming an effective exercise to break implications and remnants of
traditionalism, in order to enhance the work with genre in the classroom and to form
readers and writers aware of the texts function in society; and consequently, their
participation, their role as social and communicative agents and therefore the
transformers of the environment in which they live. To support this study, we rely on
Bakhtin's (2011), Marcuschi's (2008); Antunes' (2009) searches; and others, who
developed researches for the study of language, texts and textual genres. As
methodology, the research is a qualitative approach of bibliographic nature which
offered great contribution to the development of the presented activity, as didactic
proposal to be worked in the classroom, through exercises of retextualization of tale
to fotonovela, at a sociointeractionist perspective, destined for students of 1st year of
high school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9237 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T12:10:15Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T12:10:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística do texto |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Língua e linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Text Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Textual Genres |
pt_BR |
dc.subject |
Language and Language |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Petrucia Lima de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The retextualization of the genre I tell the photonovela in a sociointeractionist perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Petrucia Lima de. A retextualização do gênero como a fotonovela numa perspectiva sociointercionista. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |