DSpace/Manakin Repository

Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Souza.
dc.description.resumo Quando fazemos a leitura de um clássico sempre temos algo de novo para se descobrir e aprender, é uma obra que sempre nos surpreende com coisas novas e por isso se eterniza através do seu estudo, da investigação e pesquisas sobre seu passado, sua época de nascimento. Por meio da poesia épica o homem grego pôde deixar sua marca na história, trazendo consigo seus ideais e ensinamentos, que serviram para as gerações posteriores. Através desta constatação este trabalho tem por objetivo analisar como a epopeia, com especial atenção para “Os Lusíadas” de Camões, é abordada no livro didático do ensino médio. A pesquisa é bibliográfica e está de maneira analítica fundamentando-se em obras de JAEGER (1994), CALVINO (1993) dentre outros para esclarecer sobre o gênero épico e compreender a sua importância para os estudos. Apesar de estar presente nos livros didáticos, o estudo do gênero épico ainda se expõe de maneira escassa, não há contextualização sobre o gênero, só é possível notar alguns trechos que o exemplifiquem, sem adentrar no conteúdo, deixando de fora vários pontos importantes a serem estudados. O estudo deve ir além do livro didático, para que o aluno compreenda ainda mais e se sinta instigado a conhecer e aprender sobre o gênero, o trabalho pretende apresentar propostas para se trabalhar esse conteúdo em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-21
dc.description.abstract When we read a classic we always have something new to discover and learn, it is a work that always surprises us with new things and therefore it is eternalized through its study, investigation and research on its past, its time of birth. Through epic poetry the Greek were able to make their mark on history, bringing with them their ideals and teachings, which served for later generations. Through this finding, this work aims to analyze how the epic, with special attention to "Os Lusíadas" of Camões, is approached in the textbook of high school. The research is bibliographical and is analytically based on works by JAEGER (1994), CALVINO (1993) among others to clarify about the epic genre and to understand its importance for the studies. Although it is present in textbooks, the study of the epic genre is still scarcely exposed, there is no contextualization about the genre, it is only possible to note some excerpts that exemplify it, without going into the content, leaving out several important points to be studied. The study must go beyond the textbook, so that the student understands even more and feels instigated to know and learn about the genre, the work intends to present proposals to work this content in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9240
dc.date.accessioned 2019-11-18T12:58:56Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T12:58:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject Poesia épica pt_BR
dc.subject Os lusíadas pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Gênero épico pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Literary Analysis pt_BR
dc.subject Epic Poetry pt_BR
dc.subject The Lusíadas pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Epic Genre pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS NETO, João Leonel dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of epic approaches in the high school textbook. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS NETO, João Leonel. Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta