dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Rozilene Lopes de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Quando fazemos a leitura de um clássico sempre temos algo de novo para se descobrir e
aprender, é uma obra que sempre nos surpreende com coisas novas e por isso se eterniza
através do seu estudo, da investigação e pesquisas sobre seu passado, sua época de
nascimento. Por meio da poesia épica o homem grego pôde deixar sua marca na história,
trazendo consigo seus ideais e ensinamentos, que serviram para as gerações posteriores.
Através desta constatação este trabalho tem por objetivo analisar como a epopeia, com
especial atenção para “Os Lusíadas” de Camões, é abordada no livro didático do ensino
médio. A pesquisa é bibliográfica e está de maneira analítica fundamentando-se em obras de
JAEGER (1994), CALVINO (1993) dentre outros para esclarecer sobre o gênero épico e
compreender a sua importância para os estudos. Apesar de estar presente nos livros didáticos,
o estudo do gênero épico ainda se expõe de maneira escassa, não há contextualização sobre o
gênero, só é possível notar alguns trechos que o exemplifiquem, sem adentrar no conteúdo,
deixando de fora vários pontos importantes a serem estudados. O estudo deve ir além do livro
didático, para que o aluno compreenda ainda mais e se sinta instigado a conhecer e aprender
sobre o gênero, o trabalho pretende apresentar propostas para se trabalhar esse conteúdo em
sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-21 |
|
dc.description.abstract |
When we read a classic we always have something new to discover and learn, it is a work that
always surprises us with new things and therefore it is eternalized through its study,
investigation and research on its past, its time of birth. Through epic poetry the Greek were
able to make their mark on history, bringing with them their ideals and teachings, which
served for later generations. Through this finding, this work aims to analyze how the epic,
with special attention to "Os Lusíadas" of Camões, is approached in the textbook of high
school. The research is bibliographical and is analytically based on works by JAEGER
(1994), CALVINO (1993) among others to clarify about the epic genre and to understand its
importance for the studies. Although it is present in textbooks, the study of the epic genre is
still scarcely exposed, there is no contextualization about the genre, it is only possible to note
some excerpts that exemplify it, without going into the content, leaving out several important
points to be studied. The study must go beyond the textbook, so that the student understands
even more and feels instigated to know and learn about the genre, the work intends to present
proposals to work this content in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9240 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T12:58:56Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T12:58:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise literária |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia épica |
pt_BR |
dc.subject |
Os lusíadas |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero épico |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Epic Poetry |
pt_BR |
dc.subject |
The Lusíadas |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Epic Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS NETO, João Leonel dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of epic approaches in the high school textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS NETO, João Leonel. Análise das abordagens da epopeia no livro didático do ensino médio. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |