dc.creator.ID |
SILVA, M. F. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8099460752773629 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.description.resumo |
Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o
presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de
Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para
compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua,
precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa.
É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante
das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística
busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de
ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas
de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de
Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-07 |
|
dc.description.abstract |
Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work
sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in
order to show its the possible interventions in the class. To understand how the
sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand
how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take
note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs
of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of
the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and
to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work
supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005),
Antunes (2003), among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T13:37:27Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T13:37:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional Grammar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of sociolinguistics to the teaching of the Portuguese language. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |