DSpace/Manakin Repository

Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8099460752773629 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-07
dc.description.abstract Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241
dc.date.accessioned 2019-11-18T13:37:27Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T13:37:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Gramática tradicional pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.subject Traditional Grammar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Fabiana dos Santos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of sociolinguistics to the teaching of the Portuguese language. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta