dc.creator.ID |
ALBUQUERQUE, F. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4303691713798135 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GALVÃO, Josias de Castro. |
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dc.contributor.advisor1ID |
GALVÃO, J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3638132305709376 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, Francisco Roselândio Botão. |
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dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho objetiva analisar o processo da política de desenvolvimento territorial e
verificar o funcionamento do Programa Arca das Letras em comunidades rurais, tendo como
recorte o Território Rural Alto Sertão – Paraíba, Região semiárida do Nordeste brasileiro. O
debate sobre o rural-urbano supõe pensar em conceitos teóricos, e relações sociais, desse
modo o rural e o urbano são compreendidos pelo cenário social, os arranjos é o que os
diferenciam. Assinalamos a importância de políticas públicas de incentivo à leitura voltada
para as pessoas da zona rural, desenvolvidas de forma democrática entre a sociedade civil e o
Governo. Isso por meio da experiência da leitura através do Programa Arca das Letras, da
Secretaria de Desenvolvimento Agrário, atualmente, Secretaria Especial de Agricultura
Familiar e do Desenvolvimento Agrário vinculada a Casa Civil. A metodologia utilizada foi a
pesquisa exploratória qualitativa na qual buscamos através de visitas a campo e observações
realizadas nas comunidades receptoras das Arcas das Letras para verificar o funcionamento
das mesmas. A fundamentação teórica está respaldada em autores que discutem sobre
Território: Claude Raffestin (1993), Rogério Haesbaert (2007), Milton Santos (2000).
Resultados parciais desta pesquisa apontam que os agentes de leitura realizam trabalho
importante de forma voluntaria e prazerosa, no aperfeiçoamento do programa Arca das Letras
com empréstimos e manutenção dos locais onde estão instaladas as Arcas, além de orientar e
articular as comunidades rurais, para usufruírem das bibliotecas, porém falta monitoramento
das Arcas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento territorial rural e o programa Arca das Letras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-04-09 |
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dc.description.abstract |
The objective of this work is to analyze the territorial development policy process and verify
the functioning of the Arca das Letras Program in rural communities, as a cut - off of the Alto
Sertão - Paraíba Rural Territory, a semi - arid region of Northeast Brazil. The rural-urban
debate involves thinking about theoretical concepts and social relations, in this way the rural
and the urban are understood by the social scene, the arrangements are what differentiate
them. We emphasize the importance of public policies to encourage reading aimed at people
from rural areas, developed in a democratic way between civil society and the Government.
This is through the experience of reading through the Arca das Letras Program of the
Secretariat of Agrarian Development, currently the Special Secretariat for Family Agriculture
and Agrarian Development linked to the Civil House. The methodology used was the
qualitative exploratory research in which we searched through field visits and observations
made in the receiving communities of the Arcas das Letras to verify their functioning. The
theoretical foundation is supported by authors who discuss Territory: Claude Raffestin (1993),
Rogério Haesbaert (2007), Milton Santos (2000). Partial results of this research indicate that
the reading agents carry out important work in a voluntary and pleasant way, in the
improvement of the Arca das Letras program with loans and maintenance of the places where
the Arcas are installed, besides orientations and articulation of the rural localities, but lack of
monitoring of the Arcas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9243 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-18T14:18:11Z |
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dc.date.available |
2019-11-18 |
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dc.date.available |
2019-11-18T14:18:11Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Território rural |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento rural |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Arca das Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Zona rural |
pt_BR |
dc.subject |
Rural territory |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Development |
pt_BR |
dc.subject |
Ark of Letters Program |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rural territorial development and the Arca das Letras program. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Francis Marley de Oliveira. Desenvolvimento territorial rural e o programa Arca das Letras. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
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