DSpace/Manakin Repository

O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0630158150401132 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.description.resumo O trabalho intitulado: “O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desconstruindo Conceitos e Refletindo a Prática” é uma abordagem importante para os graduandos da Pedagogia, que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo propõe reflexões acerca do ensino de história, considerando seu papel na formação dos sujeitos como construtores de sua história, reconhecendo a sua identidade e despertando o sentimento de pertença, como também oferece condições para que esses adquiram percepções crítico-reflexivos. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; compreender a trajetória da disciplina no contexto das transformações ocorridas na sociedade, considerando sua importância para a compreensão da realidade, formação do cidadão e da cidadã como sujeitos críticos e reflexivos; compreender o processo de desenvolvimento da disciplina de história, refletindo sobre sua abordagem no contexto educacional atual percebendo os desafios e a concepção do educador sobre essa disciplina e sua importância na formação do educando. Assim, o trabalho se constituiu em uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada, utilizando como metodologia de interpretação para análises dos dados, a técnica de análise de conteúdo, tomando como referência leituras que discutem as abordagens de Laurence Bardin. A investigação constatou que o ensino de história embora tenha passado por muitas transformações, no entanto, ainda existem dificuldades que distanciam o tratamento de alguns conteúdos que podem contribuir de forma bastante significativa na aprendizagem dos educandos de forma a lhes possibilitar uma nova visão de mundo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-29
dc.description.abstract The work entitled: "the teaching of History in the early years of elementary school: Deconstructing concepts and Reflecting the practice" is an important approach to the students of pedagogy, which act on early childhood education and early years of elementary school. The study proposes reflections about the teaching of history, considering its role in the formation of the subject as builders of his story, acknowledging his identity and arousing the sense of belonging, but also provides conditions for those acquiring critical perceptions-reflective. In this sense, the work aims to analyze the teaching of History in the early years of elementary school; understand the trajectory of the discipline in the context of the changes occurring in society, considering their importance to the understanding of reality, formation of the citizen and of the citizen as critical and reflective subjects; understand the development process of the discipline of history, reflecting on his approach in the current educational context realizing the challenges and the educator's conception about this discipline, and its importance in the formation of the learner. Thus, the work is formed in a bibliographical research and field research exploratory qualitative approach type with the data collection instrument a semi-structured interview, using as interpretation methodology for data analysis, the technique of content analysis, taking as reference readings that discuss the approaches of Laurence Bardin. The investigation found that the teaching of history although it has gone through many transformations, however, there are still difficulties distancing the treatment of some content that can contribute valuably in learning of students in order to allow them a new worldview. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9244
dc.date.accessioned 2019-11-18T14:41:32Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T14:41:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - anos iniciais pt_BR
dc.subject Formação de sujeitos pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Elementary School - Early Years pt_BR
dc.subject Subject Formation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Rosélia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of history in the early years of elementary school: deconstructing concepts and reflecting practice. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Rosélia Maria de. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática. 2014. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta