dc.creator.ID |
ANDRADE, R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0630158150401132 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho intitulado: “O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental: Desconstruindo Conceitos e Refletindo a Prática” é uma abordagem
importante para os graduandos da Pedagogia, que atuam na Educação Infantil e nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo propõe reflexões acerca do ensino
de história, considerando seu papel na formação dos sujeitos como construtores de
sua história, reconhecendo a sua identidade e despertando o sentimento de
pertença, como também oferece condições para que esses adquiram percepções
crítico-reflexivos. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo analisar o ensino de
História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; compreender a trajetória da
disciplina no contexto das transformações ocorridas na sociedade, considerando sua
importância para a compreensão da realidade, formação do cidadão e da cidadã
como sujeitos críticos e reflexivos; compreender o processo de desenvolvimento da
disciplina de história, refletindo sobre sua abordagem no contexto educacional atual
percebendo os desafios e a concepção do educador sobre essa disciplina e sua
importância na formação do educando. Assim, o trabalho se constituiu em uma
pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo do tipo exploratória numa abordagem
qualitativa tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista
semiestruturada, utilizando como metodologia de interpretação para análises dos
dados, a técnica de análise de conteúdo, tomando como referência leituras que
discutem as abordagens de Laurence Bardin. A investigação constatou que o ensino
de história embora tenha passado por muitas transformações, no entanto, ainda
existem dificuldades que distanciam o tratamento de alguns conteúdos que podem
contribuir de forma bastante significativa na aprendizagem dos educandos de forma
a lhes possibilitar uma nova visão de mundo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-08-29 |
|
dc.description.abstract |
The work entitled: "the teaching of History in the early years of elementary school:
Deconstructing concepts and Reflecting the practice" is an important approach to the
students of pedagogy, which act on early childhood education and early years of
elementary school. The study proposes reflections about the teaching of history,
considering its role in the formation of the subject as builders of his story,
acknowledging his identity and arousing the sense of belonging, but also provides
conditions for those acquiring critical perceptions-reflective. In this sense, the work
aims to analyze the teaching of History in the early years of elementary school;
understand the trajectory of the discipline in the context of the changes occurring in
society, considering their importance to the understanding of reality, formation of the
citizen and of the citizen as critical and reflective subjects; understand the
development process of the discipline of history, reflecting on his approach in the
current educational context realizing the challenges and the educator's conception
about this discipline, and its importance in the formation of the learner. Thus, the
work is formed in a bibliographical research and field research exploratory qualitative
approach type with the data collection instrument a semi-structured interview, using
as interpretation methodology for data analysis, the technique of content analysis,
taking as reference readings that discuss the approaches of Laurence Bardin. The
investigation found that the teaching of history although it has gone through many
transformations, however, there are still difficulties distancing the treatment of some
content that can contribute valuably in learning of students in order to allow them a
new worldview. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9244 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T14:41:32Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T14:41:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - anos iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de sujeitos |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - Early Years |
pt_BR |
dc.subject |
Subject Formation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Rosélia Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of history in the early years of elementary school: deconstructing concepts and reflecting practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Rosélia Maria de. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo conceitos e refletindo a prática. 2014. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |