DSpace/Manakin Repository

As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, F. S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9267981191513172 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BRANDÃO, M. H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.referee2 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.description.resumo Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This study concerns the importance of landscape in Geography. It aims to analyze the perception of landscape collected among the students of the 6th year of primary education of the school Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, in the afternoon. Besides this, this work also aims to cover the importance of contextualizing the theme in students' daily lives. In order to reach the proposed objectives, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the theme, to obtain the students' drawings and to evaluate the landscape representations, resulting in their classification into four groups in order to analyze them, for each group brings a certain notion of landscape. The approach to landscape perception for students is important, and it should be taught in the classroom by teachers with due attention to the theme, because when studying the landscape by analyzing it in the context in which the student is inserted allows him/her a sharper perception of the elements that compose it, as well as a critical reading of its surroundings and also of the world, when perceiving through the landscape, the social context in which it is inserted. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245
dc.date.accessioned 2019-11-18T14:51:42Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T14:51:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Paisagem de geografia pt_BR
dc.subject Geografia - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - percepção de paisagens pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Geography Landscape pt_BR
dc.subject Geography - Elementary School pt_BR
dc.subject Elementary school - Landscape Perception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Francisca Sá Alexandre.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Landscape representations in elementary school: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta