dc.creator.ID |
ALVES, F. S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9267981191513172 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRANDÃO, M. H. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
GOMES, Henaldo Moraes. |
|
dc.description.resumo |
Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo
ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto
ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na
turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da
contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos
propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a
obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações
paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para
assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A
abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a
mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida
atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da
mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma
percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma
leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da
paisagem, o contexto social em que ele se encontra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This study concerns the importance of landscape in Geography. It aims to analyze
the perception of landscape collected among the students of the 6th year of primary
education of the school Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria
Gorete, in the afternoon. Besides this, this work also aims to cover the importance of
contextualizing the theme in students' daily lives. In order to reach the proposed
objectives, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the theme, to
obtain the students' drawings and to evaluate the landscape representations,
resulting in their classification into four groups in order to analyze them, for each
group brings a certain notion of landscape. The approach to landscape perception for
students is important, and it should be taught in the classroom by teachers with due
attention to the theme, because when studying the landscape by analyzing it in the
context in which the student is inserted allows him/her a sharper perception of the
elements that compose it, as well as a critical reading of its surroundings and also of
the world, when perceiving through the landscape, the social context in which it is
inserted. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T14:51:42Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T14:51:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - percepção de paisagens |
pt_BR |
dc.subject |
Landscape |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Landscape |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - Landscape Perception |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Francisca Sá Alexandre. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Landscape representations in elementary school: a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |