dc.creator.ID |
ALVES, D. R. D. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4858294702882379 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, David L. R. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cicera Celíclia Esmeralda. |
|
dc.contributor.referee2 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa busca, a partir, da produção de uma análise documental, demonstrar quais
os resultados alcançados durante o período de 48 meses de vigência (de março de 2014 a
fevereiro de 2018) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Subprojeto Geografia, do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal
de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB. Tendo como sujeitos participes da
pesquisa: Bolsistas de ID, Professores Supervisores e Coordenadores de área, o objetivo geral
é analisar os relatórios anuais do Subprojeto Geografia CFP/UFCG entre os anos de 2014 e
2017. Esta pesquisa fundamentada nas discussões de pesquisadores das áreas de Formação
Inicial Docente, Educação, e Geografia Escolar. Utiliza como procedimentos metodológicos,
uma abordagem qualitativa desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo. Para
complementar as informações, também faz uso de indicativos quantitativos. Além de discutir
problemas do campo formativo de professores, práticas docentes, e a construção de
conhecimentos para a efetiva aprendizagem. Esta investigação oferece um conjunto de dados
e informações acerca de três importantes eixos do Subprojeto Geografia: a realização de ações
de docência; a produção de trabalhos acadêmicos – científicos e a participação em eventos
acadêmicos – científicos. Comprovando, assim, a eficácia e a qualidade do Pibid Subprojeto
Geografia no âmbito da Formação Docente brasileira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
PIBD e formação docente: Uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-11 |
|
dc.description.abstract |
The present research seeks, based on the production of a documentary analysis, to
demonstrate the results achieved during the 48-month period (from March 2014 to February
2018) of the Institutional Program for the Initiation to Teaching (PIBID) Geography
Subproject, Center for Teacher Training (CFP), Federal University of Campina Grande
(UFCG), Cajazeiras campus - PB. Having as research subjects: ID Scholars, Supervisor
Teachers and Area Coordinators, the overall objective is to analyze the annual reports of the
CFP / UFCG Geography Subproject between the years 2014 and 2017. This research
fudmented in the discussions of researchers from the areas of Initial Teacher Education,
Education, and School Geography. It uses, as methodological procedures, a qualitative
approach developed through the technique of content analysis. To complement the
information, it also makes use of quantitative indicatives. Besides discussing problems of the
formative field of teachers, teaching practices, and the construction of knowledge for effective
learning. This research offers a set of data and information about three important axes of the
Geography Subproject: the accomplishment of teaching actions; the production of academic -
scientific works and participation in academic - scientific events. Thus, proving the
effectiveness and quality of the Pibid Geography Subproject in the scope of the Brazilian
Teacher Training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9248 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T15:39:23Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T15:39:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professor |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ações de docência |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Teacher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Actions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Darlia Ruth Dantas da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
PIBD and teacher training: A documentary analysis of the CFP / UFCG geography subproject. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Darlia Ruth Dantas da Silva. PIBD e formação docente: uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |