DSpace/Manakin Repository

PIBD e formação docente: Uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, D. R. D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4858294702882379 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, David L. R. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cicera Celíclia Esmeralda.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo A presente pesquisa busca, a partir, da produção de uma análise documental, demonstrar quais os resultados alcançados durante o período de 48 meses de vigência (de março de 2014 a fevereiro de 2018) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Geografia, do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras – PB. Tendo como sujeitos participes da pesquisa: Bolsistas de ID, Professores Supervisores e Coordenadores de área, o objetivo geral é analisar os relatórios anuais do Subprojeto Geografia CFP/UFCG entre os anos de 2014 e 2017. Esta pesquisa fundamentada nas discussões de pesquisadores das áreas de Formação Inicial Docente, Educação, e Geografia Escolar. Utiliza como procedimentos metodológicos, uma abordagem qualitativa desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo. Para complementar as informações, também faz uso de indicativos quantitativos. Além de discutir problemas do campo formativo de professores, práticas docentes, e a construção de conhecimentos para a efetiva aprendizagem. Esta investigação oferece um conjunto de dados e informações acerca de três importantes eixos do Subprojeto Geografia: a realização de ações de docência; a produção de trabalhos acadêmicos – científicos e a participação em eventos acadêmicos – científicos. Comprovando, assim, a eficácia e a qualidade do Pibid Subprojeto Geografia no âmbito da Formação Docente brasileira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title PIBD e formação docente: Uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-11
dc.description.abstract The present research seeks, based on the production of a documentary analysis, to demonstrate the results achieved during the 48-month period (from March 2014 to February 2018) of the Institutional Program for the Initiation to Teaching (PIBID) Geography Subproject, Center for Teacher Training (CFP), Federal University of Campina Grande (UFCG), Cajazeiras campus - PB. Having as research subjects: ID Scholars, Supervisor Teachers and Area Coordinators, the overall objective is to analyze the annual reports of the CFP / UFCG Geography Subproject between the years 2014 and 2017. This research fudmented in the discussions of researchers from the areas of Initial Teacher Education, Education, and School Geography. It uses, as methodological procedures, a qualitative approach developed through the technique of content analysis. To complement the information, it also makes use of quantitative indicatives. Besides discussing problems of the formative field of teachers, teaching practices, and the construction of knowledge for effective learning. This research offers a set of data and information about three important axes of the Geography Subproject: the accomplishment of teaching actions; the production of academic - scientific works and participation in academic - scientific events. Thus, proving the effectiveness and quality of the Pibid Geography Subproject in the scope of the Brazilian Teacher Training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9248
dc.date.accessioned 2019-11-18T15:39:23Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T15:39:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - formação docente pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ações de docência pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Geography - Teacher Education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teaching Actions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Darlia Ruth Dantas da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBD and teacher training: A documentary analysis of the CFP / UFCG geography subproject. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Darlia Ruth Dantas da Silva. PIBD e formação docente: uma análise documental do subprojeto geografia CFP/UFCG. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta