DSpace/Manakin Repository

O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, S. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0606678134199914 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee2 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.description.resumo De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 11.788/08, o Estágio Supervisionado em Ensino é obrigatório nos cursos de licenciatura, sendo uma atividade de aprendizagem onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer a sua área de atuação. Os estágios cumpridos em estabelecimentos de ensino fundamental e médio proporcionam o contato com a realidade escolar, e são muito significativos para a futura profissão como professor. Neste trabalho procuramos identificar qual o papel das disciplinas de estágios supervisionados II e III na formação de professores de Biologia sob a ótica de graduandos de licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde, da UFCG, Campus Cuité. Participam dessa pesquisa estudantes que cursaram as disciplinas de estágios supervisionados, respectivamente, nos períodos de 2013.1 e 2014.2. O estudo foi de caráter qualitativo, com base na análise de conteúdo dos questionários aplicados aos acadêmicos. Os resultados permitem concluir que o estágio supervisionado no ensino de biologia é um momento determinante na formação de professores, é nesse período que os graduandos possuem a oportunidade de construir a sua identidade docente, tendo contato direto com o espaço escolar, é, portanto um período que tem servido como fonte de reflexão para os discentes pensarem sobre a carreira docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Biologia Geral pt_BR
dc.title O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract According to the Law of Guidelines and Bases of National Education, 11.788/08, the Supervised Internship in Education is compulsory in degree courses, being a learning activity where students have the opportunity to know your area of expertise. Internships met in elementary and secondary schools provides the contact with the school reality, and are very significant for the future profession as a teacher. This study sought to identify the role of the subjects supervised stages II and III in the training of biology teachers from the perspective of undergraduate students in Biological Sciences of the Education and of the UFCG, and Health Center, Campus Cuité. They participate in this research students who attended the disciplines of supervised internships, respectively, in periods of 2013.1 and 2014.2. The study was qualitative, based on content analysis of questionnaires given to academics. The results showed that the supervised in biology education is a defining moment in teacher education, it is during this period that the graduates have the opportunity to build their professional identity, having direct contact with the school environment, it is therefore a period who has served as a source of reflection for the students think about a teaching career. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9252
dc.date.accessioned 2019-11-18T16:28:53Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T16:28:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lei de diretrizes e bases da educação pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Law of directives and bases of education pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Ley de lineamientos y bases de la educación
dc.subject Pasantía supervisada
dc.subject Formación de profesores
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Sânzia Raline Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The supervised internship and teacher training in biological sciences at CES. pt_BR
dc.title.alternative La pasantía supervisada y la formación docente en ciencias biológicas en el CES.
dc.identifier.citation SANTOS,Sânzia Raline Silva. O estágio supervisionado e a formação do docente em ciências biológicas no CES. 2015. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen De acuerdo con la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, 11.788/08, la Práctica Supervisada en Enseñanza es obligatoria en los cursos de pregrado, siendo una actividad de aprendizaje donde los estudiantes tienen la oportunidad de conocer su área de especialización. Las prácticas realizadas en las escuelas primarias y secundarias brindan contacto con la realidad escolar, y son muy significativas para la futura profesión como docente. En este trabajo buscamos identificar el papel de las disciplinas de pasantías supervisadas II y III en la formación de profesores de Biología en la perspectiva de estudiantes de pregrado en Ciencias Biológicas del Centro de Educación y Salud, UFCG, Campus Cuité. Participan de esta investigación estudiantes que cursaron prácticas tuteladas, respectivamente, en los períodos 2013.1 y 2014.2. El estudio fue cualitativo, basado en el análisis de contenido de los cuestionarios aplicados a académicos. Los resultados permiten concluir que la pasantía supervisada en la enseñanza de la biología es un momento decisivo en la formación de los docentes, es durante este período que los estudiantes de pregrado tienen la oportunidad de construir su identidad docente, teniendo un contacto directo con el espacio escolar, es decir, por lo tanto, un período que ha servido como fuente de reflexión para que los estudiantes reflexionen sobre su carrera docente.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta