Dépôt DSpace/Manakin

A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID TAVARES, J. L. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4859395799227551 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.referee2 MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.description.resumo A pesquisa em crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas no Brasil é relativamente nova. Tais estudos estão voltados para a investigação de fenômenos ligados à língua, linguagem e como professores e alunos têm concebido o processo supramencionado. Um dos fatores que tem contribuído para o crescimento das pesquisas nesta área diz respeito à cadeia reflexiva provocada pelas discussões acerca da prática docente, de modo especial na formação inicial dos profissionais de línguas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar as crenças acerca do processo de ensino e aprendizagem de um grupo de alunas concluintes do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Para tanto, utilizamos os discursos das futuras professoras presentes nos relatórios produzidos ao final da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, cursada no período letivo 2016.2. Estes documentos se caracterizam pelo grande número de informações pessoais, nos quais os alunos estagiários relatam suas impressões sobre a prática docente e como acreditam que aconteça o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira na escola pública, construindo, assim, sua identidade profissional. Partimos do pressuposto de que as crenças que os futuros professores carregam acerca da aprendizagem de inglês influenciam no modo como estes irão lecionar a língua que ora fora aprendida. Como principal referencial teórico, trazemos os apontamentos de Marin (2003, 2004) sobre as contribuições da prática pedagógica em estágios supervisionado para a formação docente, Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2013) que discute acerca da influência das crenças no processo de ensino e aprendizagem de línguas, além das considerações de Silva (2012, 2013) no que concerne à caracterização do gênero textual relatório de estágio. Os resultados da pesquisa mostram que, de fato, as crenças sobre a aprendizagem de línguas que as alunas analisadas carregam influenciaram no modo como estas planejaram e executaram as aulas de inglês ministradas no estágio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-18
dc.description.abstract The research on beliefs about the language teaching and learning process in Brazil is relatively new. Such studies are focused on the investigation of phenomena related to language and how teachers and students have understood the aforementioned process. One of the aspects that have contributed to the development of researches in this area concerns the reflexive chain provoked by its discussions about teaching practice, especially in the initial training of language professionals. In that way, this study aims to identify the beliefs about the language teaching and learning process of a group of graduates of the English Language and Literature Course, of the Federal University of Campina Grande (UFCG), located in the city of Cajazeiras – Paraíba. For that, we used the future teachers‟ discourses present in their reports produced at the end of the Supervised Internship IV course, completed in the 2016.2 teaching semester. These documents are characterized by the large number of personal information in which the trainees report their impressions about teaching practices and how they believe that the teaching and learning of a foreign language process in the public school happens, thus building their professional identity. We assume that the beliefs about learning English carried by those future teachers influence on how they will teach the language they have learned. As a main theoretical reference, we present Marin's (2003, 2004) notes on the contributions of pedagogical practice in supervised internships for teacher education, Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2013) who discusses the influence of the beliefs in the teaching and language learning process, besides the considerations of Silva (2012, 2013) regarding the characterization of the textual genre internship report. The research results show that, in fact, the beliefs about language learning that the analyzed students carry influenced in the way they planned and executed English lessons they taught in the internship. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9253
dc.date.accessioned 2019-11-18T16:37:18Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T16:37:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Crenças no ensino pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado-relatórios pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject English language - teaching and learning pt_BR
dc.subject Beliefs in teaching pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Reporting pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Josefa Luiza Nunes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of beliefs on English language teaching and learning: supervised internship report analysis. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Josefa Luiza Nunes. A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte