dc.creator.ID |
TAVARES, J. L. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4859395799227551 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
|
dc.description.resumo |
A pesquisa em crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas no Brasil é
relativamente nova. Tais estudos estão voltados para a investigação de fenômenos ligados à
língua, linguagem e como professores e alunos têm concebido o processo supramencionado.
Um dos fatores que tem contribuído para o crescimento das pesquisas nesta área diz respeito à
cadeia reflexiva provocada pelas discussões acerca da prática docente, de modo especial na
formação inicial dos profissionais de línguas. Nesse sentido, o presente estudo tem como
objetivo identificar as crenças acerca do processo de ensino e aprendizagem de um grupo de
alunas concluintes do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), localizada na cidade de Cajazeiras – Paraíba. Para tanto, utilizamos os
discursos das futuras professoras presentes nos relatórios produzidos ao final da disciplina
Estágio Curricular Supervisionado IV, cursada no período letivo 2016.2. Estes documentos se
caracterizam pelo grande número de informações pessoais, nos quais os alunos estagiários
relatam suas impressões sobre a prática docente e como acreditam que aconteça o processo de
ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira na escola pública, construindo, assim, sua
identidade profissional. Partimos do pressuposto de que as crenças que os futuros professores
carregam acerca da aprendizagem de inglês influenciam no modo como estes irão lecionar a
língua que ora fora aprendida. Como principal referencial teórico, trazemos os apontamentos
de Marin (2003, 2004) sobre as contribuições da prática pedagógica em estágios
supervisionado para a formação docente, Barcelos (1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007,
2013) que discute acerca da influência das crenças no processo de ensino e aprendizagem de
línguas, além das considerações de Silva (2012, 2013) no que concerne à caracterização do
gênero textual relatório de estágio. Os resultados da pesquisa mostram que, de fato, as crenças
sobre a aprendizagem de línguas que as alunas analisadas carregam influenciaram no modo
como estas planejaram e executaram as aulas de inglês ministradas no estágio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-18 |
|
dc.description.abstract |
The research on beliefs about the language teaching and learning process in Brazil is
relatively new. Such studies are focused on the investigation of phenomena related to
language and how teachers and students have understood the aforementioned process. One of
the aspects that have contributed to the development of researches in this area concerns the
reflexive chain provoked by its discussions about teaching practice, especially in the initial
training of language professionals. In that way, this study aims to identify the beliefs about
the language teaching and learning process of a group of graduates of the English Language
and Literature Course, of the Federal University of Campina Grande (UFCG), located in the
city of Cajazeiras – Paraíba. For that, we used the future teachers‟ discourses present in their
reports produced at the end of the Supervised Internship IV course, completed in the 2016.2
teaching semester. These documents are characterized by the large number of personal
information in which the trainees report their impressions about teaching practices and how
they believe that the teaching and learning of a foreign language process in the public school
happens, thus building their professional identity. We assume that the beliefs about learning
English carried by those future teachers influence on how they will teach the language they
have learned. As a main theoretical reference, we present Marin's (2003, 2004) notes on the
contributions of pedagogical practice in supervised internships for teacher education, Barcelos
(1995, 2000, 2001, 2004, 2006, 2007, 2013) who discusses the influence of the beliefs in the
teaching and language learning process, besides the considerations of Silva (2012, 2013)
regarding the characterization of the textual genre internship report. The research results show
that, in fact, the beliefs about language learning that the analyzed students carry influenced in
the way they planned and executed English lessons they taught in the internship. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9253 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T16:37:18Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T16:37:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Crenças no ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado-relatórios |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
English language - teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Beliefs in teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship - Reporting |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TAVARES, Josefa Luiza Nunes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of beliefs on English language teaching and learning: supervised internship report analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TAVARES, Josefa Luiza Nunes. A influência das crenças no ensino e aprendizagem de língua inglesa: análise de relatos de estágio supervisionado. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |