dc.creator.ID |
ABREU, N. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6014442608202724 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Silvana Vieira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SÁ, Almair Morais de. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como finalidade analisar a noção de tempo histórico para professores
de História da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson Batista Alves, no município de
Bernardino Batista, no Estado da Paraíba. É com o propósito de entender essas
múltiplas concepções de tempo e como docentes entendem, trabalham a noção tempo
histórico nas aulas de história que nossa pesquisa dialoga com autores tanto do campo
da teoria da História como Reis (2008), Braudel (1990) e Bloch (1999). Dialogaremos
também com autores do campo do ensino de História como Bittencourt (2004), Caimi
(2015), Cainelli (2004). Discutiremos os desafios do ensino de história, dentre eles o
que será o tema central desta pesquisa, que é a noção de tempo histórico para
professores e como estes trabalham essa noção em suas aulas. Esta pesquisa traz um
debate em torno de questões que envolvem o ensino de história, colocando como
professores de História vem tempo histórico, como trabalham este em suas aulas, sendo
que podemos perceber ao longo da nossa pesquisa que é um trabalho difícil segundo as
professoras, porém extremamente importante para a compreensão da História. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-11 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the notion of historical time for History teachers of the
Nelson Batista Alves State High School, in the municipality of Bernardino Batista, State
of Paraíba. It is with the purpose of understanding these multiple conceptions of time
and as teachers understand, the notion of historical time in the history classes works that
our research dialogues with authors as much of the field of the theory of History as Reis
(2008), Braudel (1990) and Bloch (1999). We will also talk with authors of the field of
history teaching such as Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). We will
discuss the challenges of history teaching, which will be the central theme of this
research, which is the notion of historical time for teachers and how they work this
notion in their classrooms. This research brings a debate around issues that involve the
teaching of history, putting as history teachers historical time, how they work in their
classes, and we could perceive throughout our research that it is a difficult job according
to the teachers, but extremely important for the understanding of history. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T17:01:28Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T17:01:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tempo Histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Historical Time |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Naiane Andrade de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teaching: a notion of historical time for history teachers at the Nelson Batista Alves School (Bernardo Batista - PB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Naiane Andrade de. Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |