DSpace/Manakin Repository

Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABREU, N. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6014442608202724 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2 SÁ, Almair Morais de.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como finalidade analisar a noção de tempo histórico para professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, no Estado da Paraíba. É com o propósito de entender essas múltiplas concepções de tempo e como docentes entendem, trabalham a noção tempo histórico nas aulas de história que nossa pesquisa dialoga com autores tanto do campo da teoria da História como Reis (2008), Braudel (1990) e Bloch (1999). Dialogaremos também com autores do campo do ensino de História como Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). Discutiremos os desafios do ensino de história, dentre eles o que será o tema central desta pesquisa, que é a noção de tempo histórico para professores e como estes trabalham essa noção em suas aulas. Esta pesquisa traz um debate em torno de questões que envolvem o ensino de história, colocando como professores de História vem tempo histórico, como trabalham este em suas aulas, sendo que podemos perceber ao longo da nossa pesquisa que é um trabalho difícil segundo as professoras, porém extremamente importante para a compreensão da História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB). pt_BR
dc.date.issued 2018-12-11
dc.description.abstract This research aims to analyze the notion of historical time for History teachers of the Nelson Batista Alves State High School, in the municipality of Bernardino Batista, State of Paraíba. It is with the purpose of understanding these multiple conceptions of time and as teachers understand, the notion of historical time in the history classes works that our research dialogues with authors as much of the field of the theory of History as Reis (2008), Braudel (1990) and Bloch (1999). We will also talk with authors of the field of history teaching such as Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). We will discuss the challenges of history teaching, which will be the central theme of this research, which is the notion of historical time for teachers and how they work this notion in their classrooms. This research brings a debate around issues that involve the teaching of history, putting as history teachers historical time, how they work in their classes, and we could perceive throughout our research that it is a difficult job according to the teachers, but extremely important for the understanding of history. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254
dc.date.accessioned 2019-11-18T17:01:28Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T17:01:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tempo Histórico pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Historical Time pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABREU, Naiane Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching: a notion of historical time for history teachers at the Nelson Batista Alves School (Bernardo Batista - PB). pt_BR
dc.identifier.citation ABREU, Naiane Andrade de. Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta