dc.creator.ID |
Romário Tavares. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3593763581537070 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7162973241119481 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DIAS, Daise Lilian Fonseca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Francisco Francimar de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Considerando que no contexto da globalização o ensino de língua inglesa está cada vez mais
voltado à comunicação internacional, especialmente nesses primeiros 18 anos de XXI,
entendemos ser imprescindível o ensino de fonologia nas aulas desta língua, para que o
processo de produção de sentidos por parte dos seus aprendizes/usuários seja mais efetivo, à
medida que tenderão a sofrer menos interferência da sua língua nativa. No entanto, para que
isto seja possível, as atividades que envolvam o ensino de pronúncia devem estar vinculadas
diretamente a outras áreas, e o professor precisa estar bem qualificado para entender e ensinar
as correspondências entre os diversos aspectos linguísticos. Com base nisto, tomando como
pressupostos teóricos os estudos apresentados por nomes como Celce-Murcia (2007),
O´Connor (2005) Roach (1998), Crystal (2003), Cruttenden (2014), bem como os documentos
oficiais fornecidos pelo Governo, os parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), esta pesquisa, de cunho bibliográfico, apresenta
situações de como a fonologia dialoga com diferentes áreas da língua em questão, com ênfase
para a intersecção do sistema de sons da língua inglesa com a habilidade auditiva, com a sua
ortografia e com a sua gramática. Esperamos, em particular, trazer contribuições para o ensino
de língua inglesa nas escolas da região atendida pelo curso de Letras - Língua Inglesa, do
Centro de Formação de Professores da UFCG, à medida que os seus discentes/futuros
professores se apropriem dos conhecimentos aqui abordados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
O papel da fonologia no ensino de língua inglesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.description.abstract |
Considering that in the context of globalization English language teaching is increasingly
focused on international communication, especially at the beginning of the 21st century, we
believe that the teaching of phonology must be essential in the classes of that language, so that
the process of production of meaning by their learners/users might be more effective, as they
will tend to have less interference from their native language. However, to make it possible,
activities involving pronunciation should be directly linked to other linguistic areas and the
teacher must be confident in both native and foreign languages. Based on that, this research is
supported by authors such as Celce-Murcia (2007), O'connor (2005) Roach (1998), Crystal
(2003), Cruttenden (2014), as well as the official documents provided by the Brazilian
Government, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) and the Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). Thus, this bibliographic research presents how phonology dialogues with
different areas of the English language, emphasizing the intersection of its sound system with
activities involving listening skill, spelling, and grammar. In particular, we hope to contribute
to the English teaching process in the region attended by the Centro de Formação de
Professores CFP/UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9255 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T17:05:09Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T17:05:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Fonologia |
pt_BR |
dc.subject |
Pronùncia |
pt_BR |
dc.subject |
Ortografia |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidade auditiva |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Phonology |
pt_BR |
dc.subject |
Pronunciation |
pt_BR |
dc.subject |
Orthography |
pt_BR |
dc.subject |
Hearing ability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VENÂNCIO, Romário Tavares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of phonology in English language teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VENÂNCIO, Romário Tavares. O papel da fonologia no ensino de língua inglesa. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |