DSpace/Manakin Repository

Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, F. J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9272231505510581 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo A atividade de produção textual, para muitos alunos de nível fundamental e médio, se trata de uma tarefa complexa e difícil de ser realizada. Neste ponto de vista, esse trabalho teve por objetivo discutir a contribuição da prática de retextualização na perspectiva do letramento como estratégia para desenvolver a capacidade de produção textual do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica esta investigação se baseou nos trabalhos desenvolvidos por Soares (2014), Kleiman (2005; 2007), Rojo (2009), Tfouni (2010), Koch (2015), Marcuschi (2012; 2010; 2008; 2002), Dell’Isola (2007), dentre outros. Por se tratar de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a pesquisa teve por base livros e textos acadêmicos escritos e virtuais e o método desenvolvido foi o dedutivo, ao partir da racionalização das informações com cunho interpretativo do geral para o particular. A proposta de trabalho, apresentada como resposta à problemática, que diz respeito às dificuldades que os alunos apresentam ao produzir textos, foi uma atividade a ser realizada com alunos do 8º Ano Fundamental, sobre a retextualização dos gêneros e-mail e crônica na perspectiva do letramento. Destarte consideramos relevante esta pesquisa para a Academia por se tratar de um trabalho que contribui no processo de ensino aprendizagem das aulas de Língua Portuguesa, dado ao seu aporte para o desenvolvimento cognitivo do aluno como também de suas competências escritoras de distintos textos circulados na sociedade, em especial, o domínio dos gêneros e-mail e crônica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016-04-26
dc.description.abstract The textual production activity for many primary and secondary school students, it is a complex and difficult task to be performed.At this point of view, this study has aimed to discuss the retextualization practice contribution to the literacy perspective as a strategy to develop the students of the 8th year of elementary school textual production ability. As a theoretical basis, this research was based on the work developed by Soares (2014), Kleiman (2005; 2007), Rojo (2009), Tfouni (2010), Koch (2015), Marcuschi (2012; 2010; 2008; 2002), Dell 'Isola (2007), among others.Since this is a qualitative approach of bibliographic nature, the research was based on books and writings and virtual academic texts and the developed method was deductive, from the information rationalization with interpretive nature from the general to the particular.The work proposal, presented as an answer to the problem, which concerns the difficulties that students have to produce texts, was an activity to be carried out with students of the 8th Year of secondary school about the retextualization of Email and chronic genres on a literacy perspective.In this manner, this research is relevant to the Academy because it is a job that helps in the teaching and learning process of Portuguese classes and gives its contribution to the cognitive development of students as well as their writers abilities of distinct texts in society, in particular the field of email and chronic genres. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9256
dc.date.accessioned 2019-11-18T17:30:07Z
dc.date.available 2019-11-18
dc.date.available 2019-11-18T17:30:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Francisca Jussara Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Retextualizing literacy: an activity proposal for the 8th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Francisca Jussara Alves. Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta