dc.creator.ID |
VIEIRA, F. J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9272231505510581 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.description.resumo |
A atividade de produção textual, para muitos alunos de nível fundamental e médio, se trata de
uma tarefa complexa e difícil de ser realizada. Neste ponto de vista, esse trabalho teve por
objetivo discutir a contribuição da prática de retextualização na perspectiva do letramento
como estratégia para desenvolver a capacidade de produção textual do aluno do 8º Ano do
Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica esta investigação se baseou nos trabalhos
desenvolvidos por Soares (2014), Kleiman (2005; 2007), Rojo (2009), Tfouni (2010), Koch
(2015), Marcuschi (2012; 2010; 2008; 2002), Dell’Isola (2007), dentre outros. Por se tratar
de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, a pesquisa teve por base livros e textos
acadêmicos escritos e virtuais e o método desenvolvido foi o dedutivo, ao partir da
racionalização das informações com cunho interpretativo do geral para o particular. A
proposta de trabalho, apresentada como resposta à problemática, que diz respeito às
dificuldades que os alunos apresentam ao produzir textos, foi uma atividade a ser realizada
com alunos do 8º Ano Fundamental, sobre a retextualização dos gêneros e-mail e crônica na
perspectiva do letramento. Destarte consideramos relevante esta pesquisa para a Academia
por se tratar de um trabalho que contribui no processo de ensino aprendizagem das aulas de
Língua Portuguesa, dado ao seu aporte para o desenvolvimento cognitivo do aluno como
também de suas competências escritoras de distintos textos circulados na sociedade, em
especial, o domínio dos gêneros e-mail e crônica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-26 |
|
dc.description.abstract |
The textual production activity for many primary and secondary school students, it is a
complex and difficult task to be performed.At this point of view, this study has aimed to
discuss the retextualization practice contribution to the literacy perspective as a strategy to
develop the students of the 8th year of elementary school textual production ability. As a
theoretical basis, this research was based on the work developed by Soares (2014), Kleiman
(2005; 2007), Rojo (2009), Tfouni (2010), Koch (2015), Marcuschi (2012; 2010; 2008; 2002),
Dell 'Isola (2007), among others.Since this is a qualitative approach of bibliographic nature,
the research was based on books and writings and virtual academic texts and the developed
method was deductive, from the information rationalization with interpretive nature from the
general to the particular.The work proposal, presented as an answer to the problem, which
concerns the difficulties that students have to produce texts, was an activity to be carried out
with students of the 8th Year of secondary school about the retextualization of Email and
chronic genres on a literacy perspective.In this manner, this research is relevant to the
Academy because it is a job that helps in the teaching and learning process of Portuguese
classes and gives its contribution to the cognitive development of students as well as their
writers abilities of distinct texts in society, in particular the field of email and chronic genres. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9256 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T17:30:07Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T17:30:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Text production |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Francisca Jussara Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Retextualizing literacy: an activity proposal for the 8th grade of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Francisca Jussara Alves. Retextualizar letrando: uma proposta de atividade para o 8º ano do ensino fundamental. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |