dc.creator.ID |
SOUSA, P. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7701679716585463 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Hérica Paiva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Mércia Cavalcanti da. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINTO, Zuleide Pereira dos Santos. |
|
dc.description.resumo |
O ensino da oralidade, na maioria das vezes, tem se mostrado cada vez mais inoperante na
questão de tornar o aluno hábil ao lidar com a fala em contextos diversos. Este trabalho surge
com o intuito de delinear alguns princípios teóricos do ensino da oralidade, destacando o
gênero exposição oral, como instrumento privilegiado e apropriado para o desenvolvimento
da comunicação oral em situações formais públicas. O objetivo desta pesquisa é discutir as
ideias referentes aos estudos da oralidade, mostrando a relevância do trabalho com o gênero
exposição oral nas aulas de língua materna e seu tratamento no livro didático. Nesta direção,
consideramos fundamental o trabalho com as práticas sociais, apresentadas no Letramento,
como forma de desenvolver a oralidade em contextos situados e significativos para nossos
alunos, além de considerar seus conhecimentos prévios, sua cultura e valores. Para tanto, a
pesquisa está fundamentada, principalmente, à luz das orientações dos PCN (1998) e dos
seguintes estudiosos: Marcuschi (1995, 2001, 2008, 2010), Antunes (2003, 2005, 2010,
2014), Koch (2003, 2006, 2013), Schneuwly e Dolz (2004) e Kleiman (2005). Enquanto que,
a metodologia é uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e textos acadêmicos, sob uma
abordagem qualitativa que busca explicar a importância do trabalho com a oralidade em sala
de aula. Para isso, apresentamos uma reflexão de uma atividade do livro didático “Vontade de
saber português”, 9º ano, sobre o gênero Seminário, fazendo um contraponto acerca das
teorias da oralidade e a prática utilizada no livro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-14 |
|
dc.description.abstract |
In most cases, the orality teaching has proven more inoperable in question to make the learner
able in dealing with speech in different contexts. This research aims to outline some
theoretical principles of orality teaching, analyzing the oral exposure gender as privileged and
appropriate instrument for the development of oral communication in public formal situations.
The objective of this study is to discuss ideas relating to orality studies, highlighting the
importance of working with the oral exposure gender in mother tongue classes and its
treatment in textbooks. Therefore, we considered essential to work with the social practices
presented in Literacy as a way to develop orality in situated and meaningful contexts for our
students, besides to analyze their prior knowledge, culture and values. The research is mainly
based in the PCN (1998) and within the following researchers: Marcuschi (1995, 2001, 2008,
2010), Antunes (2003, 2005, 2010, 2014), Koch (2003, 2006, 2013), Schneuwly e Dolz
(2004) and Kleiman (2005). While the methodology is a literature search based on books and
academic texts through a qualitative approach that seeks to explain the importance of working
with orality in the classroom. For this, we presented a reflection of an activity of 9th grade
basic education textbook “Vontade de saber português” about the seminar gender, making a
study about the theories of orality and the practice used in that book. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9257 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-18T17:43:11Z |
|
dc.date.available |
2019-11-18 |
|
dc.date.available |
2019-11-18T17:43:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Expressão oral |
pt_BR |
dc.subject |
Orality |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue |
pt_BR |
dc.subject |
Oral expression |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Patrícia Lino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Orality in the final grades of elementary school II: genre oral exposition. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Patrícia Lino de. A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |