DSpace/Manakin Repository

Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, A. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8117637307040993 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2 LOURENÇO, Daniel Alvares.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objetivo investigar a comunicação visual e a relação palavraimagem mediada pelo design em livros ilustrados, para isso, selecionou-se o acervo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, FNLIJ, especificamente a categoria Criança. Realizou-se estudo panorâmico de caráter histórico-cultural do livro infantil no Brasil, observando temáticas, concepções gráficas, autores, ilustradores e a narrativa visual com o intuito de compreender o objeto e identificar a participação do design gráfico no mesmo; levantamento e discussão sobre as classificações do livro infantil, as necessidades de leitura de imagens e os aspectos do design na organização visual também foram contemplados nesta dissertação. Os livros selecionados passaram por análise sintática e semântica para melhor observar as articulações entre as narrativas visual e verbal. Para análise sintática utiliza-se as teorias da Gestalt como norteamento, observando formas, cores, tipografia e composição. Para análise semântica o uso da Semiótica, identificando ícones, índices e suas simbologias. A metodologia seguiu as etapas propostas pelo Método Feldman de Leitura de Imagens e precisou ser adaptado para o livro ilustrado com aplicação das teorias mencionadas. Como resultado destaca-se a diversidade de concepções na narrativa visual e as experimentações que o design possibilita ao livro. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a ampliação de estudos do design no livro infantil, fomentar a discussão sobre leitura de imagens e as práticas de projetos de comunicação para criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-03
dc.description.abstract This research aims to investigate visual communication in picturebooks and the text-image relation mediated by the design. Therefore the collection of the FNLIJ, Brazilian version of International Board on Books for Young People – IBBY, specifically the Child category was selected. In order to understand the object and identify the participation of graphic design in it, a panoramic historical-cultural study of the children's book in Brazil was carried out, emphasizing its thematic, graphic conceptions, authors, illustrators and visual narrative. This study also comprises a selection and discussion about the child book classifications, the need to foment for reading images, and the aspects of design in the visual organization of the information. The selected books were analyzed syntactically and semantically to better observe the articulations between the visual and verbal narratives. The syntactic analysis followed Gestalt theories as a guide, observing forms, colors, typography and composition. The semantic analysis was conducted through semiotics theories to identify icons, indexes and their symbologies. The methodology was an adaptation of the steps proposed by the Feldman Method of Reading Images redirecting to the Picturebook with application of the mentioned theories. As a result, this research highlights the diversity of composition of the visual narrative and the experimentation that the design makes possible to the book. Moreover, it seeks to contribute to the growth of design studies in children's books, to stimulate the discussion about reading images and for the practices of communication projects for children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/925
dc.date.accessioned 2018-06-11T19:08:30Z
dc.date.available 2018-06-11
dc.date.available 2018-06-11T19:08:30Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Comunicação visual pt_BR
dc.subject Livro ilustrado pt_BR
dc.subject Ilustração de livros pt_BR
dc.subject Design gráfico pt_BR
dc.subject Livro infantil - design pt_BR
dc.subject Narrativa visual pt_BR
dc.subject Organização visual - design pt_BR
dc.subject Análise sintática pt_BR
dc.subject Análise semântica pt_BR
dc.subject Gestalt - teorias pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Leitura de imagens pt_BR
dc.subject Método Feldman pt_BR
dc.subject Reading images pt_BR
dc.subject Semiotics pt_BR
dc.subject Visual narrative pt_BR
dc.subject Reading images pt_BR
dc.subject Book Illustration pt_BR
dc.subject Children's books - design pt_BR
dc.subject Syntax analisys pt_BR
dc.subject Semantic analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Anália Adriana da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Visual communication in picturebook: word, image and design telling stories. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Anália Adriana da Silva. Comunicação visual no livro ilustrado: palavra, imagem e design contando histórias. 2017. 164f. (Dissertação de Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta