DSpace/Manakin Repository

Avaliação: um olhar sobre as concepções de professores de uma escola pública em Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6509547688703222 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo A função da avaliação no processo de ensino e aprendizagem continua sendo um tema muito polêmico, o qual causa muitas dúvidas entre os professores, equipe pedagógica e direção escolar. Partindo dessas conjecturas, o presente trabalho objetivou investigar as concepções dos professores em relação à avaliação no processo ensino e aprendizagem, de uma escola pública de ensino fundamental, localizada na cidade de Cuité-PB. Para fins de análise, foi empregado à abordagem qualitativa, consistindo de uma pesquisa de campo associada com embasamento teórico, foram utilizados questionários como instrumento de coleta de dados, através dos quais foi analisada a rotina de avaliação dos professores; quais instrumentos avaliativos utilizam e com quais propósitos os mesmos avaliam seus alunos. O resultado desta pesquisa deixou claro que os professores, ainda não estão familiarizados com a diversidade de recursos que a avaliação pode proporcionar para o ensino e aprendizagem e nem quais as suas funções, deixando evidências de que os mesmos não aproveitam os conhecimentos prévios dos alunos para avaliar e planejar suas aulas. São poucos os professores que procuram uma forma de avaliação mais qualitativa, que vise conseguir os resultados de uma maneira mais diagnóstica e formativa de orientar o ensino e facilitar a aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Avaliação: um olhar sobre as concepções de professores de uma escola pública em Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The function of the evaluation in the teaching and learning process remains a very controversial issue, which raises many doubts among teachers, teaching staff and school administration. Based on this assumptions, this study aimed to investigate teachers' conceptions regarding the evaluation in the teaching and learning process of a public elementary school located in Cuité-PB. For analysis purposes we used a qualitative approach, consisting of a field research associated with theoretical basis, questionnaires were used as data collection instruments through which we analysed the teachers' routine of evaluation; what evaluation instruments they use and with what purposes they evaluate their students. The result of this research made it clear that teachers are not yet familiar with the diversity of resources that the evaluation can provide for teaching and learning and not even its function leaving evidence that they do not take advantage of students' prior knowledge to evaluate and plan their lessons. There are a few teachers looking for a more qualitative way of evaluate, which aimes to achieve the results in a more diagnostic and formative way to guide teaching and facilitate learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9264
dc.date.accessioned 2019-11-19T11:01:11Z
dc.date.available 2019-11-19
dc.date.available 2019-11-19T11:01:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Concepções de professores pt_BR
dc.subject Instrumentos avaliativos pt_BR
dc.subject Assessment pt_BR
dc.subject Conceptions of teachers pt_BR
dc.subject Evaluation instruments pt_BR
dc.subject Evaluación
dc.subject Concepciones de los docentes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Jacilene Fonseca.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation: a look at the conceptions of teachers of a public school in Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Evaluación: una mirada a las concepciones de los profesores de una escuela pública de Cuité - PB.
dc.identifier.citation SANTOS,Jacilene Fonseca. Avaliação: um olhar sobre as concepções de professores de uma escola pública em Cuité - PB. 2015. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen El papel de la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje sigue siendo un tema muy controvertido, que genera muchas dudas entre los docentes, el personal pedagógico y la dirección escolar. Con base en estas conjeturas, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar las concepciones de los profesores en relación a la evaluación en el proceso de enseñanza y aprendizaje, en una escuela primaria pública, ubicada en la ciudad de Cuité-PB. Para efectos del análisis se utilizó un enfoque cualitativo, consistente en una investigación de campo asociada a la base teórica, se utilizó como instrumento de recolección de datos cuestionarios, a través de los cuales se analizó la rutina de evaluación de los docentes; qué instrumentos de evaluación utilizan y con qué fines evalúan a sus alumnos. El resultado de esta investigación dejó en claro que los docentes aún desconocen la diversidad de recursos que la evaluación puede brindar para la enseñanza y el aprendizaje, ni cuáles son sus funciones, dejando en evidencia que no aprovechan los conocimientos previos de los estudiantes para evaluar y planificar sus lecciones. Pocos docentes buscan una forma de evaluación más cualitativa, que pretende obtener resultados de forma más diagnóstica y formativa para orientar la enseñanza y facilitar el aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta