DSpace/Manakin Repository

O uso de jogos de ciências nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores na cidade de Cuité / PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7827256120644602 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.description.resumo Nosso trabalho tem como tema “O USO DE JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a visão dos professores na cidade de Cuité/PB”, no qual visava a utilização de jogos como um recurso de melhoria na aprendizagem, tornando-se facilitador na interpretação dos conteúdos de Biologia. Buscamos analisar a visão dos professores de uma escola de ensino fundamental nos anos finais da cidade de Cuité/PB, sobre a utilização dos jogos como recurso pedagógico nas aulas de Ciências e a relação entre sua visão com a prática que desenvolvem em sala. Como objetivos específicos, tínhamos: identificar se havia utilização de jogos pedagógicos nas aulas de Ciências; Verificar quais atividades eram mais frequentes no desenvolvimento das aulas de Ciências; Compreender a importância dos jogos para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Através deste trabalho, foi possível observar a importância do uso dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, como o recurso facilitador para a compreensão de alguns conceitos. Podemos apontar que os jogos tornam-se um instrumento pedagógico que facilita e dinamiza as aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title O uso de jogos de ciências nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores na cidade de Cuité / PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The theme of our study is “THE USE OF GAMES IN SCIENCE TEACHING ON THE FINAL YEARS OF MIDDLE SCHOOL: the professors’ vision in the city of Cuité/PB”, which aimed the use of games as an improving resource in learning, becoming facilitating in the interpretation of the contents of Biology. We seek to analyze the professors’ vision of a middle school college in the city of Cuité/PB, on the use of games as an educational resource in the Science classes and the relation between their vision and the practice that were developed in the classroom. As specific objectives, we had: identify if there was use of educational games in Sceience classes; Check what activities were more frequent in the development of Science classes; Understand the importance of games for the development of student learning. Through this study, observed the importance of the use of games in the process of teaching and learning, as the facilitating resource for understanding some concepts. We can point out that the games became a pedagogical tool that facilitates and encourages the classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9269
dc.date.accessioned 2019-11-19T12:45:04Z
dc.date.available 2019-11-19
dc.date.available 2019-11-19T12:45:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Aprendizaje
dc.subject Juegos
dc.subject Conocimiento
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rayssa Cristina de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of science games in the final years of education : the teachers' vision in the city of Cuité / PB. pt_BR
dc.title.alternative El uso de los juegos de ciencia en los últimos años de la enseñanza fundamental: la mirada de docentes del municipio de Cuité / PB.
dc.identifier.citation SILVA,Rayssa Cristina de Medeiros. O uso de jogos de ciências nos anos finais do ensino fundamental: a visão dos professores na cidade de Cuité / PB. 2015. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen Nuestro trabajo tiene como tema "EL USO DE LOS JUEGOS EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS EN LOS AÑOS FINALES DE LA ESCUELA PRIMARIA: la mirada de los profesores en la ciudad de Cuité/PB", en el que tuvo como objetivo utilizar los juegos como un recurso para mejorar el aprendizaje, haciendo ellos facilitador en la interpretación de los contenidos de Biología. Buscamos analizar la visión de profesores de una escuela primaria en los últimos años de la ciudad de Cuité/PB, sobre el uso de juegos como recurso pedagógico en las clases de Ciencias y la relación entre su visión y la práctica que desarrollan en el aula. . Como objetivos específicos, tuvimos: identificar si había uso de juegos pedagógicos en las clases de Ciencias; Compruebe qué actividades fueron más frecuentes en el desarrollo de las clases de Ciencias; Comprender la importancia de los juegos para el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes. A través de este trabajo se pudo observar la importancia del uso de juegos en el proceso de enseñanza y aprendizaje, como recurso facilitador para la comprensión de algunos conceptos. Podemos señalar que los juegos se convierten en un instrumento pedagógico que facilita y dinamiza las clases.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta