DSpace/Manakin Repository

O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, M. N. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7633620708523642 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 PONTES, Carlos Gildemar.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria de Lurdes Dionísio.
dc.description.resumo O presente trabalho faz um estudo comparativo entre a peça Auto da Compadecida (1957), de Ariano Suassuna e o filme O Auto da Compadecida (2000), dirigido por Guel Arraes. O objetivo desse trabalho é evidenciar as semelhanças e diferenças presentes nas duas obras, tomando como base a representação da masculinidade nordestina entre os personagens, considerando que são textos diferentes, contextos diferentes e artes diferentes. Para tanto, retomamos estudos sobre: Gêneros Literários, Teorias sobre a Masculinidade, Literatura Comparada e Teorias da Adaptação. A análise aponta para as adaptações como sendo obras multilaminadas ao mesmo tempo em que autônomas, enfatizando que devem ser analisadas pelas características peculiares de cada uma e não uma em função da outra. Observaremos que as adaptações, apesar de serem obras inerentes, só poderão ser teorizadas a partir da duplicidade, visto que o nosso trabalho está em torno da literatura comparada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida. pt_BR
dc.date.issued 2016-04-29
dc.description.abstract This paper makes a comparative study of the Auto da Compadecida (1957) of Ariano Suassuna and the film O Auto da Compadecida, directed by Guel Arraes (2000). The aim of this study is to highlight the similarities and present differences in the two works, based on the representation of northeastern manhood between the characters considering they are different texts, different contexts and different arts. Therefore, we resumed studies: Literary Genres, Theory on Masculinity, comparative Literature and Theory of Adaptation. The analysis points to the adjustments to be multilaminate works while unattended to, emphasizing that should be analyzed by the peculiar characteristics of each one and not in function of the other. We note that adjustments, although inherent, can only be theorized from duplicity, view our theme is about the comparative literature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9271
dc.date.accessioned 2019-11-19T14:44:51Z
dc.date.available 2019-11-19
dc.date.available 2019-11-19T14:44:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura comparada pt_BR
dc.subject Estudo literário. pt_BR
dc.subject Gênero literário pt_BR
dc.subject Auto da compadecida - peça. pt_BR
dc.subject Auto da compadecida - filme pt_BR
dc.subject Comparative literature pt_BR
dc.subject Literary study pt_BR
dc.subject Literary genre pt_BR
dc.subject Pitying Self - Part pt_BR
dc.subject Pity's Self - Movie pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria Neuridete Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The transit of masculinities between the play and the film (O) Auto by Compadecida. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Maria Neuridete Pereira de. O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta