dc.creator.ID |
SOUZA, M. N. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7633620708523642 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERREIRA JUNIOR, Nelson. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PONTES, Carlos Gildemar. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Maria de Lurdes Dionísio. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho faz um estudo comparativo entre a peça Auto da Compadecida (1957), de
Ariano Suassuna e o filme O Auto da Compadecida (2000), dirigido por Guel Arraes. O
objetivo desse trabalho é evidenciar as semelhanças e diferenças presentes nas duas obras,
tomando como base a representação da masculinidade nordestina entre os personagens,
considerando que são textos diferentes, contextos diferentes e artes diferentes. Para tanto,
retomamos estudos sobre: Gêneros Literários, Teorias sobre a Masculinidade, Literatura
Comparada e Teorias da Adaptação. A análise aponta para as adaptações como sendo obras
multilaminadas ao mesmo tempo em que autônomas, enfatizando que devem ser analisadas
pelas características peculiares de cada uma e não uma em função da outra. Observaremos que
as adaptações, apesar de serem obras inerentes, só poderão ser teorizadas a partir da
duplicidade, visto que o nosso trabalho está em torno da literatura comparada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-04-29 |
|
dc.description.abstract |
This paper makes a comparative study of the Auto da Compadecida (1957) of Ariano
Suassuna and the film O Auto da Compadecida, directed by Guel Arraes (2000). The aim of
this study is to highlight the similarities and present differences in the two works, based on the
representation of northeastern manhood between the characters considering they are different
texts, different contexts and different arts. Therefore, we resumed studies: Literary Genres,
Theory on Masculinity, comparative Literature and Theory of Adaptation. The analysis points
to the adjustments to be multilaminate works while unattended to, emphasizing that should be
analyzed by the peculiar characteristics of each one and not in function of the other. We note
that adjustments, although inherent, can only be theorized from duplicity, view our theme is
about the comparative literature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9271 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-19T14:44:51Z |
|
dc.date.available |
2019-11-19 |
|
dc.date.available |
2019-11-19T14:44:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura comparada |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo literário. |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero literário |
pt_BR |
dc.subject |
Auto da compadecida - peça. |
pt_BR |
dc.subject |
Auto da compadecida - filme |
pt_BR |
dc.subject |
Comparative literature |
pt_BR |
dc.subject |
Literary study |
pt_BR |
dc.subject |
Literary genre |
pt_BR |
dc.subject |
Pitying Self - Part |
pt_BR |
dc.subject |
Pity's Self - Movie |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Neuridete Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The transit of masculinities between the play and the film (O) Auto by Compadecida. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Neuridete Pereira de. O trânsito de masculinidades entre a peça e o filme (O) Auto da Compadecida. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |