DSpace/Manakin Repository

Fracasso escolar: a visão de docentes de biologia do município de Barra de Santa Rosa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7771322489961772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Isayana Pereira.
dc.description.resumo O fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que permanece presente nas escolas. As razões para que esse problema ocorra são várias, desde o ambiente familiar, passando por questões socioculturais, ate chegar à escola, onde em muitos casos, o ambiente não está preparado para receber esse sujeito. Nesse contexto elencamos como o objetivo geral da pesquisa analisar a visão dos professores sobre o fracasso escolar em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa – PB. A partir desse pressuposto, entendemos que exista uma relação de saber entre o sujeito e o mundo ao seu redor, pois a relação com o saber se dá através da interação do indivíduo com o mundo ao seu redor, e de como ele compartilha suas experiências, o que implica no processo de avaliação. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Barra de Santa Rosa – PB, com 4 professores do ensino fundamental e médio da referida escola, sendo que apenas 3 se propuseram a responder as questões que a eles foram submetidas. Foi-se utilizado como instrumentos de coleta de dados, o questionário semi estruturado e a entrevista. Os resultados finais nos indicam que a maioria dos pesquisados ainda atribuem o fracasso escolar a questões sociais presentes na vida desses indivíduos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title Fracasso escolar: a visão de docentes de biologia do município de Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract School failure is a very controversial issue that still divides opinions in the school space, causing debates in education, as it is a phenomenon that remains present in the schools. The reasons for this problem to occur are various, from the family environment, through social and cultural issues, until arriving at the school, where in many cases, the environment is not prepared to receive him. In this context we highlight how the overall objective of research examining teachers ' vision on the scholastic failure in a State school in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB. From this assumption, we believe that there is a known relationship between the subject and the world around them, because the relationship with the known through the interaction of the individual with the world around them, and as he shares his experiences, which implies in the evaluation process. The survey was conducted in a State school in the city of Barra de Santa Rosa-PB, with 4 primary and secondary school teachers of that school, and only 3 set out to answer the questions that they have undergone. Was used as data collection instruments, the semi structured questionnaire and interview. Was used as data collection instruments, the semi structured questionnaire and interview. The final results indicate that the majority of us searched even attribute the scholastic failure to social issues present in the lives of these individuals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9281
dc.date.accessioned 2019-11-19T17:33:25Z
dc.date.available 2019-11-19
dc.date.available 2019-11-19T17:33:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Concepções pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.subject Conceptions pt_BR
dc.subject School failure pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Concepciones
dc.subject Enseñando y aprendiendo
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Maria Leane de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School failure: the view of biology teachers in the city of Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.title.alternative El fracaso escolar: la mirada de los profesores de biología del municipio de Barra de Santa Rosa - PB.
dc.identifier.citation LIMA,Maria Leane de. Fracasso escolar: a visão de docentes de biologia do município de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 49 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen El fracaso escolar es un tema muy controvertido que aún divide opiniones en el espacio escolar, provocando debates en el escenario educativo, ya que es un fenómeno que permanece presente en las escuelas. Las razones para que se presente este problema son varias, desde el ámbito familiar, pasando por cuestiones socioculturales, hasta llegar a la escuela, donde en muchos casos, el ambiente no está preparado para recibir este tema. En este contexto, enumeramos como objetivo general de la investigación analizar la visión de los profesores sobre el fracaso escolar en una escuela pública en el municipio de Barra de Santa Rosa - PB. A partir de este supuesto, entendemos que existe una relación de saber entre el sujeto y el mundo que le rodea, porque la relación con el saber se da a través de la interacción del individuo con el mundo que le rodea, y de cómo comparte sus experiencias, lo que implica en la proceso de evaluación. La investigación se llevó a cabo en una escuela estatal de la ciudad de Barra de Santa Rosa - PB, con 4 profesores de primaria y secundaria de esa escuela, de los cuales solo 3 propusieron responder las preguntas que les fueron enviadas. El cuestionario semiestructurado y la entrevista fueron utilizados como instrumentos de recolección de datos. Los resultados finales indican que la mayoría de los encuestados todavía atribuyen el fracaso escolar a las cuestiones sociales presentes en la vida de estos individuos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta