dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, F. G |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo principal propor uma reflexão acerca dos estudos
dos Novos Letramentos (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003;) mostrando
a sua relevância para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tanto,
apresenta teorias recentes como base teórica para possíveis mudanças
significativas no ensino de inglês, como língua estrangeira (LE). Nesse sentido,
construímos uma descrição histórica do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa,
para adiante apresentarmos perspectivas atuais para o trabalho com línguas
estrangeiras em sala de aula. Desse modo, a concepção teórica metodológica
adotada pelos Novos Letramentos para o ensino de LE permite utilizar tecnologias
outrora vistas como inapropriadas para ampliar o conhecimento. Assim sendo,
desenvolvemos a proposta da pesquisa por meio do uso do aparelho celular, usando
o aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem, pois que, com
esse recurso os estudantes são capazes de interagir com falantes do mundo todo a
qualquer tempo e espeço, ampliando os conhecimentos em diversas áreas, bem
como praticando o idioma continuamente de forma prazerosa e produtiva. Isso
posto, a metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, interpretativa, com
levantamento bibliográfico seguido de aplicação na proposta. Esperamos com esta
pesquisa contribuir para que mais pesquisadores e profissionais de Língua Inglesa
possam ampliar seus conhecimentos e noções sobre o atual estudo para
introduzirem tais práticas pedagógicas em aulas de LE. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-09-11 |
|
dc.description.abstract |
This work has as main objective to propose a reflection on the studies of the New
Literacies (STREET, 1984; LANKSHEAR; KNOBEL, 2003) showing its relevance to
the teaching and learning of the English Language. To this end, it presents recent
theories as theoretical basis for possible significant changes in the teaching of
English as a foreign language (TEFL). In this sense, we construct a historical
description of the teaching and learning of English Language, to present future
perspectives for working with foreign languages in the classroom. Thus, the
theoretical methodological conception adopted by the New Literacies for foreign
language teaching allows us use technologies once seen as inappropriate to
increase knowledge. Thus, we developed the proposal of the research through the
use of the mobile device, using the Hello Talk application as a teaching and learning
tool, because with this, feature students are able to interact with speakers from
around the world at any time and space, expanding the knowledge in several areas,
as well as practicing the language continuously in a pleasurable and productive way.
That said, the methodology used in the research is qualitative, interpretive, with a
bibliographical survey, followed by application in the proposal. We hope with this
research contributes with researchers and professionals of the English Language to
expand their knowledge and notions about the current study to introduce such
pedagogical practices in foreign language classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9282 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-19T17:43:52Z |
|
dc.date.available |
2019-11-19 |
|
dc.date.available |
2019-11-19T17:43:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Novos Letramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Hello Talk |
pt_BR |
dc.subject |
English language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
New Letters |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Aline Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Hello Talk app as an English language teaching and learning tool: a proposal to use the new classroom literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Aline Alves da. O aplicativo Hello Talk como ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma proposta de uso dos novos letramentos em sala de aula. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |