DSpace/Manakin Repository

O trabalho dos professores em classes multisseriadas na zona rural de Barra de Santa Rosa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, V. S. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7632442546431351 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Vivia de Melo.
dc.description.resumo Esta pesquisa teve por objetivo de analisar a visão dos professores sobre seu trabalho em classes multisseriadas no município de Barra de Santa Rosa-PB. A educação do campo sempre foi um ponto de descaso nas políticas educacionais. Esse tipo de organização de séries é feito principalmente no campo, onde as escolas são escassas e faltam professores. A partir desta problematização construímos os objetivos específicos: Identificar a visão dos professores sobre a formação dos alunos em classes multisseriadas. Verificar os problemas apontados pelos professores para a formação dos alunos destas classes. Compreender a prática construída pelo docente em relação a sua visão identificada sobre as salas multisseriadas. Para tal, utilizamos alguns autores como base para esta análise a exemplo de: Arroyo (1999); Dias e Nougueira (2013); Ghedin (2007; 2012); Gil (2002); Medrado (2012); Silva (2012) e alguns documentos oficiais e dados de algumas instituições: Brasil (2009); CNE/CEB (2002; 2008); Inep (2006); LDB (1996); Secad (2007). Alguns dos resultados indicam que avaliar a formação do aluno em meio aos atributos que o cercam, necessitando que os professores tenham um bom planejamento de suas atividades para alcançar o máximo de aproveitamento do aluno, é muito difícil, como cita os sujeitos da pesquisa, pois o professor necessita de estratégias que o ajudem a melhorar o seu desenvolvimento. As políticas públicas direcionadas a educação do campo, onde estão localizadas essas salas multisseriadas, estão vinculadas às orientações estabelecidas na LDB. O profissional da educação do campo precisa de uma capacitação, mas, na realidade vivida pelo professor do campo, nem sempre possuem escolaridade necessária para a docência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Rural pt_BR
dc.title O trabalho dos professores em classes multisseriadas na zona rural de Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research aims to analyze the vision of teachers about their work in multisseriadas classes in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB. The education field has always been a point of neglect in educational policies. This type of organization of series is mainly made in the country, where schools are scarce and there is a lack of teachers. From this problematization built specific objectives: Identify the teachers ' vision on the formation in multisseriadas classes. Check the problems pointed out by teachers for the training of students of these classes. Understand the practice built by Professor about his vision identified on the multisseriadas rooms. To this end, we use some authors as the basis for this analysis like: Arroyo (1999); Days and Nougueira (2013); Ghedin (2007; 2012); Gil (2002); Medrado (2012); Silva (2012) and some official documents: Brazil (2009); CNE/CEB (2002; 2008); INEP (2006); LDB (1996); SECAD (2007). Some of the results indicate that evaluate the student's training among the attributes that the surrounding, requiring that teachers have a good planning of its activities to achieve maximum exploitation of the student, it is very difficult, as cites the subject of research, because the teacher requires strategies that will help improve your development. Public policies directed to the education field, where are located these rooms multisseriadas, are linked to the guidelines established in the LDB. The professional education needs a training field, but in reality experienced by the professor of the field, do not always have the necessary education to teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9284
dc.date.accessioned 2019-11-19T18:11:46Z
dc.date.available 2019-11-19
dc.date.available 2019-11-19T18:11:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Multisseriação pt_BR
dc.subject Educação no campo pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Education in the field pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Multiseriación
dc.subject Educación en el campo
dc.subject Formación de profesores
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Valéria Sabrina Luna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' work in multigrade classes in the rural area of ​​Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.title.alternative El trabajo de los docentes en clases multigrado en el área rural de Barra de Santa Rosa - PB.
dc.identifier.citation SANTOS, Valéria Sabrina Luna. O trabalho dos professores em classes multisseriadas na zona rural de Barra de Santa Rosa - PB. 2015. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tuvo como objetivo analizar la visión de los profesores sobre su trabajo en clases multigrado en el municipio de Barra de Santa Rosa-PB. La educación rural siempre ha sido un punto de descuido en las políticas educativas. Este tipo de organización de grados se lleva a cabo principalmente en el campo, donde las escuelas son escasas y faltan maestros. A partir de esta problematización, construimos los objetivos específicos: Identificar la mirada de los docentes sobre la formación de los estudiantes en clases multigrado. Verificar los problemas señalados por los docentes para la formación de los alumnos de estas clases. Comprender la práctica construida por el docente en relación a su visión identificada de las aulas multigrado. Para ello, tomamos como base para este análisis a algunos autores, tales como: Arroyo (1999); Dias y Nougueira (2013); Ghedin (2007; 2012); Gil (2002); Medrado (2012); Silva (2012) y algunos documentos oficiales y datos de algunas instituciones: Brasil (2009); CNE/CEB (2002; 2008); Inep (2006); LDB (1996); Secad (2007). Algunos de los resultados indican que evaluar la formación del estudiante en medio de los atributos que lo rodean, exigiendo que los docentes tengan una buena planificación de sus actividades para lograr el máximo aprovechamiento del estudiante, es muy difícil, como lo mencionan los sujetos de investigación, debido a que la El maestro necesita estrategias que le ayuden a mejorar su desarrollo. Las políticas públicas dirigidas a la educación rural, donde se ubican estas aulas multigrado, están vinculadas a los lineamientos establecidos en la LDB. El profesional de la educación rural necesita formación, pero, en la realidad que vive el maestro rural, no siempre tiene la formación necesaria para la docencia.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta