DSpace/Manakin Repository

A evasão escolar no ensino médio de uma escola pública do semiárido paraibano: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, M. I. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5304199717129765 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 FURTADO, Quézia Vila Flor.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.araujo
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo analisar as causas da evasão escolar no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no Município de Sumé/PB, no período de 2008 a 2010. As motivações para o estudos partiram do fato de observar que aos educandos desapareciam das salas de aulas, sem questionamentos ou intervenções. Ao ingressar no apoio pedagógico da escola, com acesso a documentos – diários de classe, fichas individuais, boletins, resultado final, censo escolar – ficou perceptível os números, e surgiu a preocupação, por constatar que era algo repetitivo, mas que nada era feito para reverter o quadro. Para esta pesquisa, utilizou-se como via metodológica a pesquisa qualitativa, centrando o trabalho investigativo no Estudo de Caso, a partir do diário de campo, da observação participante, da análise documental e de entrevistas. Elegeu-se como público alvo os segmentos discente e docente da referida escola. Como resultado a pesquisa apontou um elevado índice de evasão escolar, que segundo educandos e educadores é reflexo do desinteresse, da indiferença, da necessidade de trabalho, da gravidez precoce, da falta de incentivo da família. Foi comprovado que poucos educandos retornaram no ano seguinte (2011) e a escola continua seu trabalho sem estratégias que revertam esse problema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A evasão escolar no ensino médio de uma escola pública do semiárido paraibano: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé/PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-10-05
dc.description.abstract The aim of this paper was to analyze the causes of truancy in High School from Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, in Sumé City – PB, from 2008 to 2010. The motivations for the studies from the fact noted that the students disappearedfrom classrooms, without question or interventions. When entering the school'seducational support, with access to documents - day of class, individual sheets, newsletters, final result, the school census - was noticeable numbers, and there was a concern, to see that something was repetitive, but that nothing was done to reverse the situation. For this research, was used as a way qualitative research of methodology, focusing the investigative work on Study Case, from the field diary, participant observation, documentary analysis and interviews.Was selected as target students and teachers of this school. The objectives were to identify the dropout rate in 2008, 2009 and 2010; to point out the possible causes of truancy; to check how many students returned to school in 2011; to identify and analyze the strategies and educational policies that the school has been developing in facing the problem of truancy. As a result, the survey indicated a high dropout rate, which according to students and teachers is a reflection of disinterest, indifference, and need to work, early pregnancy, lack of encouragement from the students family. Been shown that few students returned the following year (2011) and the school continues working without strategies to reverse this problem. Key-words: pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9285
dc.date.accessioned 2019-11-19T18:16:54Z
dc.date.available 2019-11-19
dc.date.available 2019-11-19T18:16:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação contextualizada pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Contextualized Education pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Maria Ivoneide de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The dropout in high school of a public school in Paraíba semiarid: the case of the State School of Elementary and High School Professor José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé / PB. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maria Ivoneide de Oliveira. A evasão escolar no ensino médio de uma escola pública do semiárido paraibano: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e médio Professor José Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé/PB. 2011. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9285 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta