dc.creator.ID |
SILVA, R. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4791912517250102 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CASTRO, Luciana Parnaíba de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5583555393096800 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Daniela Miguel de Souza. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre os modelos didáticos para o ensino de Língua Inglesa na
modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir da observação das dificuldades do
modelo tradicional de ensino de estabelecer conexões reais entre os alunos dessa modalidade e a
Língua Inglesa, pretende-se refletir acerca dos modelos possíveis para o ensino da língua de forma
contextualizada. A quase que totalidade das reflexões apresentadas aqui é consequência do
enfrentamento de uma triste realidade quanto à Língua Inglesa como disciplina nas salas de
aula da EJA. Estudos como o de Petreche (2008) têm evidenciado que o ensino de Língua
Estrangeira, especialmente o de Língua Inglesa, é desvalorizado pelos alunos dessa
modalidade. O modelo de Sequência Didática (SD) expressa uma possibilidade para o ensino
de Língua Inglesa de forma contextualizada na EJA. Dessa forma busca-se discutir a
funcionalidade do modelo de SD aplicado ao ensino de Língua Inglesa na EJA. Para isso, nos
amparamos nos estudos de Almeida Filho (2011) para refletir sobre o ensino de Língua
Inglesa no Brasil, Paula e Oliveira (2011), Capucho (2012) e Borges (2006) para construir
uma retrospectiva histórica da EJA como um direito, Arroyo (2011) para pensar a
configuração da EJA em suas especificidades. Pretende-se também estabelecer relações entre
o ensino contextualizado de Língua Inglesa e resultados satisfatórios no que concerne ao
contato com a língua como forma de emancipação dos indivíduos. Abordamos os
pressupostos epistemológicos da teoria que embasa essa pesquisa, enfatizando os trabalhos
com SD, modelo proposto por Dolz e Schneuwly (1996), desenvolvidas a partir da
perspectiva teórica do Sociointeracionismo para ensino da Língua à luz de Marcuschi (2008),
Antunes (2010), Koch (2011), entre outros. Acreditamos que este tipo de pesquisa resultará
em contribuições científicas para a área de ensino de línguas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letas - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de língua inglesa no contexto da EJA: uma reflexão sobre a proposta de sequência didática e o uso de gêneros textuais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-06 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work is to propose a didactic model for the teaching of English
Language in the modality of Youth and Adult Education. From the observation of the
difficulties of the traditional model of teaching to establish real connections between the
students of this modality and the English Language, it is intended to reflect on the possible
models for the teaching of the language in a contextualized way. Studies such as that of
Petreche (2008) have shown that the teaching of LE, especially English, is devalued by
students of this modality. The Didactic Sequence (SD) model expresses a possibility for the
teaching of EFL in a contextualized way in the Youth and Adult Education. For this, we rely
on the studies of Almeida Filho (2011) to reflect on the teaching of English Language in
Brazil, Paula and Oliveira (2011), Capucho (2012) and Borges (2006) to construct a historical
retrospective of Education of young people and adults as a right, Arroyo (2011) to think the
configuration of the modality in its specificities. Thus, the present work aims to discuss the
functionality of the Didactic Sequence model proposed by Dolz and Schneuwly (1996)
applied to the teaching of English Language in the Youth and Adult Education. It is also
intended to establish relationships between the contextualized teaching of English Language
and satisfactory results regarding the contact with the language as a form of emancipation of
the individuals. We approach the epistemological assumptions of the theory underlying this
research, emphasizing the works with Didactic Sequence, a model proposed by Dolz and
Schneuwly (1996), developed from the theoretical perspective of Sociointeractionism for
language teaching based on Marcuschi (2008), Antunes 2010), Koch (2011), among others.
We believe that this type of research cam bring in scientific contributions to the area of
language teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9290 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-19T20:27:29Z |
|
dc.date.available |
2019-11-19 |
|
dc.date.available |
2019-11-19T20:27:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Modelo didático |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic model |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ramom Bernardo da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of the English language in the context of the EJA: a reflection on a didactic sequence proposal and the use of textual genres. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ramon Bernardo da. O ensino de língua inglesa no contexto da EJA: uma reflexão sobre a proposta de sequência didática e o uso de gêneros textuais. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |