Dépôt DSpace/Manakin

Análise de atividades de oralidade em lívros didáticos de língua inglesa.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ZAMBRANO T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3209916206790914 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CÉSAR JÚNIOR, Renato Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA JUNIOR, R. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2977371038721111 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as propostas de compreensão e produção textual orais em livros didáticos de língua inglesa do primeiro ano do ensino médio, para perceber até que ponto essas atividades de compreensão e produção de gêneros orais em língua inglesa podem contribuir para a formação de estudantes capazes de se expressar na modalidade oral. A pesquisa pauta-se nos estudos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Bygate (2001), e mais, associados às políticas linguísticas vigentes na conjuntura educacional atual da sociedade brasileira, considerando também, a perspectiva de língua a qual é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. Nesse sentido, o livro didático sendo um dos principais materiais de apoio ao docente, é imprescindível que ele esteja bem preparado. Ao desenvolver da pesquisa, constata-se que a maioria das propostas de atividades que abordam a oralidade ocupa um papel de menor relevância do ponto de vista quantitativo nos livros analisados, já que, pouca atenção é dada a tal competência, em relação as demais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Análise de atividades de oralidade em lívros didáticos de língua inglesa. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract This paper has as main objective to analyze the proposals of oral textual comprehension and production in English language textbooks of the first year of high school, to realize to what level these activities of comprehension and production of oral genres in English language can contribute to the students capable of expressing themselves in the oral modality. The research is based on the studies of Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Bygate (2001), and more, associated to the current linguistic policies in the current educational context of Brazilian society, considering also the language perspective which is perceived as a social activity - without neglecting the aspects of structure and cognition inherent to it - that needs to be analyzed in relation to the sociocultural and historical contexts to which it is submitted in the act of communication. In this sense, the textbook being one of the main materials of support to the teacher, it is imperative that he is well prepared. When developing the research, it is verified that most of the proposals of activities that approach orality occupy a role of lesser importance from the quantitative point of view in the analyzed books, since, little attention is given to this competence, in relation to the others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9291
dc.date.accessioned 2019-11-19T21:37:11Z
dc.date.available 2019-10-19
dc.date.available 2019-11-19T21:37:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject English Language - Teaching pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Orality pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of oral activities in English language didactic books. pt_BR
dc.identifier.citation ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. Análise de atividades de oralidade em livros didáticos de língua inglesa. 2018. 45f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte