dc.creator.ID |
ZAMBRANO T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3209916206790914 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CÉSAR JÚNIOR, Renato Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2977371038721111 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Fabione Gomes da. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as propostas de compreensão e produção
textual orais em livros didáticos de língua inglesa do primeiro ano do ensino médio, para perceber até
que ponto essas atividades de compreensão e produção de gêneros orais em língua inglesa podem
contribuir para a formação de estudantes capazes de se expressar na modalidade oral. A pesquisa
pauta-se nos estudos de Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Bygate (2001), e mais, associados às
políticas linguísticas vigentes na conjuntura educacional atual da sociedade brasileira, considerando
também, a perspectiva de língua a qual é percebida como atividade social - sem desprezar os aspectos
de estrutura e cognição inerentes a ela -, que precisa ser analisada em relação aos contextos
socioculturais e históricos aos quais está submetida no ato de comunicação. Nesse sentido, o livro
didático sendo um dos principais materiais de apoio ao docente, é imprescindível que ele esteja bem
preparado. Ao desenvolver da pesquisa, constata-se que a maioria das propostas de atividades que
abordam a oralidade ocupa um papel de menor relevância do ponto de vista quantitativo nos livros
analisados, já que, pouca atenção é dada a tal competência, em relação as demais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Análise de atividades de oralidade em lívros didáticos de língua inglesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
This paper has as main objective to analyze the proposals of oral textual comprehension and
production in English language textbooks of the first year of high school, to realize to what level
these activities of comprehension and production of oral genres in English language can contribute to
the students capable of expressing themselves in the oral modality. The research is based on the
studies of Bakhtin (1997), Marcuschi (2001), Bygate (2001), and more, associated to the current
linguistic policies in the current educational context of Brazilian society, considering also the
language perspective which is perceived as a social activity - without neglecting the aspects of
structure and cognition inherent to it - that needs to be analyzed in relation to the sociocultural and
historical contexts to which it is submitted in the act of communication. In this sense, the textbook
being one of the main materials of support to the teacher, it is imperative that he is well prepared.
When developing the research, it is verified that most of the proposals of activities that approach
orality occupy a role of lesser importance from the quantitative point of view in the analyzed books,
since, little attention is given to this competence, in relation to the others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9291 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-19T21:37:11Z |
|
dc.date.available |
2019-10-19 |
|
dc.date.available |
2019-11-19T21:37:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Oralidade |
pt_BR |
dc.subject |
English Language - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Orality |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of oral activities in English language didactic books. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ZAMBRANO, Tamires Parnaíba Bruno. Análise de atividades de oralidade em livros didáticos de língua inglesa. 2018. 45f. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |