dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique De Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARBOSA, Renata da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho surgiu de uma preocupação genuína com o processo de ensino-aprendizagem
correspondente à disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, a base de conhecimento
dos nossos alunos. Diante disso, propusemo-nos a analisar tal processo, tendo como foco
de estudo as turmas do 7º ano, pertencentes à Escola Municipal Dr. José Dantas Pinheiro,
esta localizada na cidade de São João do Rio do Peixe, Paraíba. Assim sendo, passou-se a
avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e, com isso, a metodologia
e os procedimentos adotados por esses profissionais em sala de aula. Consequentemente,
algumas reflexões foram necessárias, no que diz respeito às dificuldades e aos dilemas
verificados a partir do ensino de Geografia no referido contexto escolar. Nessa perspectiva,
e com a finalidade de proporcionar uma abordagem mais completa deste processo, os
alunos foram alvo da pesquisa, dos quais buscou-se saber a opinião, ou seja, o
posicionamento de cada um em relação às aulas, especialmente à forma como o professor
aborda a disciplina. Sendo assim, com base nos relatos e nas reflexões realizadas no
decorrer da pesquisa, realizou-se alguns comentários, nos quais se pôde verificar a
importância de se aprofundar o estudo desta temática e, assim, visualizar a percepção das
práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, bem
como dos recursos metodológicos, já que têm como objetivo proporcionar a construção do
conhecimento e a capacidade crítico-reflexiva dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This work emerges of a genuine concern for the corresponding teaching-learning process
to Geography discipline in the Elementary school, the base of the knowledge of our
students. Therefore, we propose to analyze this process, with the focus of study classes 7 th
grade , belonging to the Municipal School Dr. José Pinheiro Dantas, is located in São João
do Rio do Peixe city, Paraíba state. Like this being, he happened to evaluate the
pedagogical practices developed by teachers and, therefore, the methodology and
procedures adopted by these professionals in the classroom. Consequently, some
reflections were necessary, with regard to the difficulties and dilemmas verified from the
Geography teaching in that school context. From this perspective, and in order to provide a
more complete approach to this process, they students were subject of the research, of
which seek to know the opinion, that is, the position of each in relation to school,
especially the way the teacher approaches the discipline. Thus, based on reports and
reflections made during the took place, we weave some comments, in which one can
observe the importance of further study of this issue and thus excite the perception of
pedagogical practices used in Geography teaching-learning process as well as the
methodological resources, as aim to provide the construction of knowledge and critical-
reflexive ability of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9314 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-20T15:10:05Z |
|
dc.date.available |
2019-11-20 |
|
dc.date.available |
2019-11-20T15:10:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia - São João do Rio do Peixe - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching - São João do Rio do Peixe - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Marcus Felippe Gabriel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Approaches of the teaching-learning process of the 7th grade of geography at Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro in the municipality of São João do Rio do Peixe-PB: reflections and proposals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Marcus Felippe Gabriel. Abordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |