DSpace/Manakin Repository

Abordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique De Melo.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Renata da Silva.
dc.description.resumo Este trabalho surgiu de uma preocupação genuína com o processo de ensino-aprendizagem correspondente à disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, a base de conhecimento dos nossos alunos. Diante disso, propusemo-nos a analisar tal processo, tendo como foco de estudo as turmas do 7º ano, pertencentes à Escola Municipal Dr. José Dantas Pinheiro, esta localizada na cidade de São João do Rio do Peixe, Paraíba. Assim sendo, passou-se a avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e, com isso, a metodologia e os procedimentos adotados por esses profissionais em sala de aula. Consequentemente, algumas reflexões foram necessárias, no que diz respeito às dificuldades e aos dilemas verificados a partir do ensino de Geografia no referido contexto escolar. Nessa perspectiva, e com a finalidade de proporcionar uma abordagem mais completa deste processo, os alunos foram alvo da pesquisa, dos quais buscou-se saber a opinião, ou seja, o posicionamento de cada um em relação às aulas, especialmente à forma como o professor aborda a disciplina. Sendo assim, com base nos relatos e nas reflexões realizadas no decorrer da pesquisa, realizou-se alguns comentários, nos quais se pôde verificar a importância de se aprofundar o estudo desta temática e, assim, visualizar a percepção das práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, bem como dos recursos metodológicos, já que têm como objetivo proporcionar a construção do conhecimento e a capacidade crítico-reflexiva dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Abordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work emerges of a genuine concern for the corresponding teaching-learning process to Geography discipline in the Elementary school, the base of the knowledge of our students. Therefore, we propose to analyze this process, with the focus of study classes 7 th grade , belonging to the Municipal School Dr. José Pinheiro Dantas, is located in São João do Rio do Peixe city, Paraíba state. Like this being, he happened to evaluate the pedagogical practices developed by teachers and, therefore, the methodology and procedures adopted by these professionals in the classroom. Consequently, some reflections were necessary, with regard to the difficulties and dilemmas verified from the Geography teaching in that school context. From this perspective, and in order to provide a more complete approach to this process, they students were subject of the research, of which seek to know the opinion, that is, the position of each in relation to school, especially the way the teacher approaches the discipline. Thus, based on reports and reflections made during the took place, we weave some comments, in which one can observe the importance of further study of this issue and thus excite the perception of pedagogical practices used in Geography teaching-learning process as well as the methodological resources, as aim to provide the construction of knowledge and critical- reflexive ability of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9314
dc.date.accessioned 2019-11-20T15:10:05Z
dc.date.available 2019-11-20
dc.date.available 2019-11-20T15:10:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia - São João do Rio do Peixe - PB pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Geography Teaching - São João do Rio do Peixe - PB pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Marcus Felippe Gabriel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Approaches of the teaching-learning process of the 7th grade of geography at Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro in the municipality of São João do Rio do Peixe-PB: reflections and proposals. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Marcus Felippe Gabriel. Abordagens do processo ensino-aprendizagem do 7º ano de geografia na Esc. Mun. Dr. José Dantas Pinheiro no município de São João do Rio do Peixe-PB: reflexões e propostas. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta