DSpace/Manakin Repository

A importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, David L. R. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Felipe Venceslau Almeida.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo Este trabalho está relacionado à importância do uso da metodologia do Trabalho de Campo nas práticas pedagógicas da disciplina de Geografia. A problemática desta pesquisa consiste em analisar brevemente essa metodologia, a fim de compreender a necessidade do Trabalho de Campo dentro do ensino geográfico. O objetivo geral desta pesquisa visa avaliar o comprometimento dessa prática com o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e dinâmico, fomentando a relação teórico-metodológico sobre o trabalho de campo como fundamento norteador da aprendizagem de Geografia. Para consubstanciar a análise, resgatamos as categorias relacionadas ao espaço geográfico, sendo elas: Paisagem e Lugar, com base em autores como Sternberg (1946), Souza (2012), Neves (2015), Venturi (2005) e Callai (1988). Para análise do objeto de estudo, recorremos ao seguinte procedimento metodológico: pesquisa bibliográfica sistematizada. Os resultados obtidos apresentaram o sentido da construção do conhecimento através de práticas inovadoras no ensino da Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-11
dc.description.abstract This work is related to the importance of the use of Fieldwork methodology in the pedagogical practices of the Geography discipline. The problem of this research is to briefly analyze this methodology, in order to understand the need of Fieldwork within geographic teaching. The general objective of this research is to evaluate the commitment of this practice to the more interactive and dynamic teaching-learning process, fostering the theoretical-methodological relationship on field work as the guiding principle of Geography learning. In order to substantiate the analysis, we have rescued the categories related to the geographic space: Landscape and Place, based on authors such as Sternberg (1946), Souza (2012), Neves (2015), Venturi (2005) and Callai (1988). In order to analyze the object of study, we used the following methodological procedure: systematized bibliographical research. The results obtained presented the meaning of the construction of knowledge through innovative practices in the teaching of Geography. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9320
dc.date.accessioned 2019-11-20T17:12:00Z
dc.date.available 2019-11-20
dc.date.available 2019-11-20T17:12:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Trabalho de Campo pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Fieldwork pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Fransuilma Luna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of fieldwork for teaching geography. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Fransuilma Luna. A importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta