dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, David L. R. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Felipe Venceslau Almeida. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho está relacionado à importância do uso da metodologia do
Trabalho de Campo nas práticas pedagógicas da disciplina de Geografia. A
problemática desta pesquisa consiste em analisar brevemente essa
metodologia, a fim de compreender a necessidade do Trabalho de Campo
dentro do ensino geográfico. O objetivo geral desta pesquisa visa avaliar o
comprometimento dessa prática com o processo de ensino-aprendizagem mais
interativo e dinâmico, fomentando a relação teórico-metodológico sobre o
trabalho de campo como fundamento norteador da aprendizagem de
Geografia. Para consubstanciar a análise, resgatamos as categorias
relacionadas ao espaço geográfico, sendo elas: Paisagem e Lugar, com base
em autores como Sternberg (1946), Souza (2012), Neves (2015), Venturi
(2005) e Callai (1988). Para análise do objeto de estudo, recorremos ao
seguinte procedimento metodológico: pesquisa bibliográfica sistematizada. Os
resultados obtidos apresentaram o sentido da construção do conhecimento
através de práticas inovadoras no ensino da Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-11 |
|
dc.description.abstract |
This work is related to the importance of the use of Fieldwork methodology in
the pedagogical practices of the Geography discipline. The problem of this
research is to briefly analyze this methodology, in order to understand the need
of Fieldwork within geographic teaching. The general objective of this research
is to evaluate the commitment of this practice to the more interactive and
dynamic teaching-learning process, fostering the theoretical-methodological
relationship on field work as the guiding principle of Geography learning. In
order to substantiate the analysis, we have rescued the categories related to
the geographic space: Landscape and Place, based on authors such as
Sternberg (1946), Souza (2012), Neves (2015), Venturi (2005) and Callai
(1988). In order to analyze the object of study, we used the following
methodological procedure: systematized bibliographical research. The results
obtained presented the meaning of the construction of knowledge through
innovative practices in the teaching of Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9320 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-20T17:12:00Z |
|
dc.date.available |
2019-11-20 |
|
dc.date.available |
2019-11-20T17:12:00Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho de Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Fieldwork |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Fransuilma Luna. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of fieldwork for teaching geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Fransuilma Luna. A importância do trabalho de campo para o ensino de Geografia. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |