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Tartarugas marinhas: trabalhando a proteção dos animais marinhos junto aos estudantes do ensino fundamental II do município de Damião - PB.

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dc.creator.ID SILVA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7435956522188058 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.description.resumo As tartarugas marinhas são espécies que estão distribuídas nas principais faixas tropicais e subtropicais do planeta. No litoral brasileiro, ocorre a presença das cinco espécies de tartarugas marinhas as quais vêm ao litoral em busca de alimento, proteção e reprodução Todas essas espécies estão incluídas nas listas de espécies ameaçadas de extinção, brasileira e mundial. O objetivo do presente estudo foi trabalhar a proteção das tartarugas marinhas junto aos estudantes do Ensino Fundamental II na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha, município de Damião – PB. Teve como publico alvo os estudantes do ensino fundamental II do ano 8º A e 8° B, totalizando 59 alunos com uma faixa etária entre 12 a 15 anos. As atividades que foram desenvolvidas junto aos alunos foram: vivências em sala de aula, aplicação de questionários, ministração de aulas teóricas, palestras, dinâmicas, dentre outras estratégias didáticas. Os resultados mostraram que os alunos em sua maioria (n=38) não tinham um conhecimento da quantidade de espécies de tartarugas marinhas. Sobre a importância da preservação das tartarugas marinhas, os alunos o 8º ano A e 8º ano B atribuíram de grande importância a preservação do meio ambiente (n=55). Registrou-se que é de estrema importância buscar novas temáticas para a escola, devido à carência de informação dos assuntos do ambiente marinho, mostrando uma realidade de conceitos distantes do seu cotidiano, numa forma de compensação das dificuldades decorrentes do fato de estarem tão distantes das regiões litorâneas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Conservação das Espécies Animais pt_BR
dc.title Tartarugas marinhas: trabalhando a proteção dos animais marinhos junto aos estudantes do ensino fundamental II do município de Damião - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Sea turtles are species that are distributed in the main tropical and subtropical bands on the planet. The Brazilian coast, there is the presence of five species of sea turtles which come to the coast in search of food, protection and reproduction. All these species are included in the lists of endangered species, Brazilian’ and World’ lists. The aim of this study was to work the protection of sea turtles with students of the Elementary School II at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Diniz da Penha, municipality of Damião - PB. The sample was composed by 59 students of fundamental II level, classes of 8A and 8B, with an age range of 12-15 years old. The activities that were developed with the students were: experiences in the classroom, questionnaires, lectures, among other teaching strategies. The results showed that students mostly (n = 38) did not obtain a knowledge of the number of species of sea turtles. About the importance of preservation of sea turtles, the students of the class 8A attributed great importance to the preservation of the environment (n = 35). It reported that it is of extreme importance to seek new themes to school due to lack of information of the subjects of the marine environment, showing a reality distant concepts of everyday life, a form of compensation of the difficulties arising from the fact that they are so far from coastal regions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9339
dc.date.accessioned 2019-11-21T09:16:41Z
dc.date.available 2019-11-21
dc.date.available 2019-11-21T09:16:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Preservação e conservação pt_BR
dc.subject Testudinata pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Conscientização pt_BR
dc.subject Preservation and Conservation pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject Awareness pt_BR
dc.subject Preservación y conservación
dc.subject Testudinata
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Eliana Bento da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sea Turtles: Working Animal Protection students from elementary school II of the municipality of Damião - PB. pt_BR
dc.title.alternative Tortugas marinas: trabajando para proteger a los animales marinos con estudiantes de la escuela primaria II en el municipio de Damião - PB.
dc.identifier.citation SILVA,Eliana Bento da. Tartarugas marinhas: trabalhando a proteção dos animais marinhos junto aos estudantes do ensino fundamental II do município de Damião - PB. 2015. 83 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen Las tortugas marinas son especies que se distribuyen en las principales cordilleras tropicales y subtropicales del planeta. En el litoral brasileño, hay presencia de cinco especies de tortugas marinas que llegan al litoral en busca de alimento, protección y reproducción.Todas estas especies están incluidas en las listas de especies amenazadas, brasileñas y mundiales. El presente estudio tuvo como objetivo trabajar en la protección de las tortugas marinas con alumnos de la Enseñanza Básica II de la Escuela Básica Municipal Alexandre Diniz da Penha, municipio de Damião - PB. Su público objetivo fueron los alumnos de Básica II de 8º A y 8º B, totalizando 59 alumnos con edades comprendidas entre 12 y 15 años. Las actividades que se desarrollaron con los estudiantes fueron: experiencias en el aula, aplicación de cuestionarios, administración de clases teóricas, conferencias, dinámicas, entre otras estrategias didácticas. Los resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes (n=38) no tenían conocimiento del número de especies de tortugas marinas. En cuanto a la importancia de la conservación de las tortugas marinas, los estudiantes de 8º A y 8º B atribuyen gran importancia a la preservación del medio ambiente (n=55). Se registró que es de suma importancia buscar nuevos temas para la escuela, debido a la falta de información en materia del medio marino, mostrando una realidad de conceptos alejados de su cotidianidad, en forma de compensación a las dificultades derivadas del hecho de estar tan lejos de las regiones costeras.


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