DSpace/Manakin Repository

Aulas experimentais de ensino superior: a visão de estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas sobre esse tipo de prática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo Aulas práticas nas Ciências Biológicas assumem relevância fundamental para o ensino-aprendizagem, especialmente levando-se em consideração o fato de que os temas abrangidos por essa área do conhecimento são atualizados com frequência. Porém, mesmo sabendo que os resultados de uma aula experimental sejam consistentes, seja ela realizada na sala de aula ou em laboratório, ainda existem dificuldades referentes à aplicação e realização dessa modalidade didática. O presente trabalho teve por objetivo analisar o entendimento de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (CES-UFCG), sobre a importância das aulas práticas no Ensino Superior e verificar se o uso das mesmas tem influência no desempenho dos discentes. Para tanto, seguiu como percurso metodológico a aplicação de um questionário estruturado aos alunos do 4° ao 8º período diurno e do 4º ao 10º período noturno. Observou-se que os estudantes das turmas pesquisadas consideram importantes as aulas práticas experimentais no Ensino Superior, apesar de relacionarem diretamente a sua função à comprovação ou consolidação de teorias. Os estudantes também apontaram a necessidade da realização mais frequente dessas experimentações. Deve-se considerar que este tipo de aula tenha um caráter investigativo, ou seja, que os resultados da experimentação sejam interpretados e explicados pela teoria que, por sua vez, viria em um momento posterior. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Aulas experimentais de ensino superior: a visão de estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas sobre esse tipo de prática. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Practical classes in Biological Sciences are important for teaching-learning process, especially due to the the topics covered by this area of knowledge which are updated frequently. However, even though the results of a trial class are consistent, whether carried out in the classroom or laboratory, there are still difficulties relating to the implementation and realization of this teaching mode. This study aimed to analyze the understanding of students of the course of Degree in Biological Sciences of the Federal University of Campina Grande about the importance of practical classes in higher education and verify how the use of the same influences the performance of students. For this goal, there was the application of a structured questionnaire to students of several levels of the course. It was observed that the students consider important experimental classes in higher education, although its functions were directly related to evidence or consolidation theories. Students also indicated the need for more frequent conduct of these classes. It should be considered that this kind of class has an investigative character, that is, that the trial results are interpreted and explained by the theory that, in turn, would come at a later time. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9351
dc.date.accessioned 2019-11-21T11:19:40Z
dc.date.available 2019-11-21
dc.date.available 2019-11-21T11:19:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Aulas práticas pt_BR
dc.subject Construção do conhecimento pt_BR
dc.subject Teaching of Biological Sciences pt_BR
dc.subject Practical classes pt_BR
dc.subject knowledge construction pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias biológicas
dc.subject Clases prácticas
dc.subject Construcción del conocimiento
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria de Lourdes de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experimental higher education classes: the view of undergraduate life sciences students about this kind of practice. pt_BR
dc.title.alternative Clases experimentales en educación superior: la mirada de estudiantes de pregrado en ciencias biológicas sobre este tipo de práctica.
dc.identifier.citation OLIVEIRA,Maria de Lourdes de Araújo. Aulas experimentais de ensino superior: a visão de estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas sobre esse tipo de prática. 2015. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen Las clases prácticas en Ciencias Biológicas asumen una relevancia fundamental para la enseñanza y el aprendizaje, sobre todo teniendo en cuenta que los temas que abarca esta área del conocimiento se actualizan con frecuencia. Sin embargo, aún sabiendo que los resultados de una clase experimental son consistentes, ya sea que se realice en el aula o en el laboratorio, aún existen dificultades en cuanto a la aplicación y realización de esta modalidad didáctica. El presente estudio tuvo como objetivo analizar la comprensión de los estudiantes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas, del Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande (CES-UFCG), sobre la importancia de las clases prácticas en la Educación Superior y verificar si su uso influye en el rendimiento de los alumnos. Para ello, el planteamiento metodológico fue aplicar un cuestionario estructurado a los alumnos del 4º al 8º periodo diurno y del 4º al 10º periodo nocturno. Se observó que los estudiantes de los grupos encuestados consideran importantes las clases prácticas experimentales en la Educación Superior, a pesar de relacionar directamente su rol con la demostración o consolidación de teorías. Los estudiantes también señalaron la necesidad de realizar estos experimentos con mayor frecuencia. Se debe considerar que este tipo de clase tiene un carácter investigativo, es decir, que los resultados de la experimentación son interpretados y explicados por la teoría que, a su vez, vendría en un momento posterior.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta