DSpace/Manakin Repository

Ensino da paleontologia na educação de jovens e adultos na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza em Jaçanã - RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7023759629653684 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.description.resumo A Paleontologia é a ciência responsável por estudar os restos e os vestígios fósseis, além de abranger conhecimentos relacionados ao tempo geológico da terra e a evolução dos seres vivos. No entanto, os assuntos relacionados a esta ciência são abordados nas escolas de maneira bem superficial, associados aos conteúdos de evolução nas disciplinas de Ciências e Biologia, sendo eles estudados apenas com o auxílio do livro didático. Partindo deste contexto, este trabalho vem sendo discutido para reforçar a importância da utilização de diferentes recursos e estratégias de ensino que auxiliem na abordagem de conceitos paleontológicos e estimulem o interesse dos alunos. O presente estudo foi desenvolvido com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza em Jaçanã-RN, com o objetivo de destacar a importância da abordagem do tema Paleontologia na EJA, uma vez que, esta temática é pouco abordada nesta modalidade de ensino. Os procedimentos metodológicos desse estudo foram desenvolvidos em quatro etapas: Aplicação de um formulário, aulas teóricas, aula prática e aplicação de um segundo formulário. Após as atividades concluídas observou-se o quanto a abordagem sobre o tema Paleontologia é escassa na Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que a maioria dos alunos não têm conhecimentos sobre essa Ciência, também se pode perceber que as aulas práticas facilitam bastante a compreensão dos estudantes sobre conteúdos paleontológicos. Percebeu-se assim, a necessidade de atividades que propiciem a divulgação de conteúdos paleontológicos na Educação básica, incluindo a EJA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title Ensino da paleontologia na educação de jovens e adultos na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza em Jaçanã - RN. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Paleontology is the science responsible for studying the remains and fossil traces and covers knowledge related to geological earth time and the evolution of living beings. However, matters relating to this science are addressed in greatly reduced way to schools, associated with the development of content in the disciplines of science and biology, they being studied only with the aid of the textbook. From this context, this work has been discussed to reinforce the importance of using different resources and teaching strategies that help in addressing paleontological concepts and stimulate student interest. This study was conducted with students from the Educação de Jovens e Adultos (EJA), in State School Professor Terezinha Carolino de Souza in Jaçanã-RN, in order to highlight the importance of Paleontology theme approach in EJA, since this receives little attention in this type of education. The methodological procedures of this study were developed in four stages: Application of a form, lectures, practical classes and applying a second form. After the activities completed observed how the approach to the subject Paleontology is scarce in the Educação de Jovens e Adultos, considering that most students have no knowledge of this science, it can be seen that the practical classes make it easy enough the students' understanding of paleontological content. It was noticed as well, the need for activities that provide the disclosure of paleontological content in basic education, including EJA pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9353
dc.date.accessioned 2019-11-21T11:53:02Z
dc.date.available 2019-11-21
dc.date.available 2019-11-21T11:53:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Fósseis pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Fossils pt_BR
dc.subject Pedagogical Practices pt_BR
dc.subject Fósiles
dc.subject Prácticas pedagógicas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Jalyson Carlos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paleontology teaching in youth and adult education at Professor Terezinha Carolino de Souza State School in Jaçanã - RN. pt_BR
dc.title.alternative La enseñanza de la paleontología en la educación de jóvenes y adultos en la Escuela Estadual Profesora Terezinha Carolino de Souza en Jaçanã - RN.
dc.identifier.citation SILVA,José Jalyson Carlos. Ensino da paleontologia na educação de jovens e adultos na Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza em Jaçanã - RN. 2015. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La paleontología es la ciencia encargada de estudiar restos y vestigios fósiles, además de abarcar conocimientos relacionados con el tiempo geológico de la tierra y la evolución de los seres vivos. Sin embargo, los temas relacionados con esta ciencia son abordados en las escuelas de manera muy superficial, asociados a contenidos de evolución en las asignaturas de Ciencias y Biología, siendo estudiados únicamente con la ayuda del libro de texto. A partir de este contexto, se ha discutido este trabajo para reforzar la importancia de utilizar diferentes recursos y estrategias didácticas que ayuden a aproximarse a los conceptos paleontológicos y despierten el interés de los estudiantes. El presente estudio fue desarrollado con estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en la Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza en Jaçanã-RN, con el objetivo de resaltar la importancia de abordar el tema Paleontología en la EJA, ya que este tema es poco abordado. en este tipo de enseñanza. Los procedimientos metodológicos de este estudio se desarrollaron en cuatro etapas: Aplicación de un formulario, clases teóricas, clase práctica y aplicación de un segundo formulario. Luego de concluidas las actividades se observó lo escaso que es el abordaje de la Paleontología en la Educación de Jóvenes y Adultos, dado que la mayoría de los estudiantes no tienen conocimientos sobre esta Ciencia, también se puede apreciar que las clases prácticas facilitan mucho la comprensión de los contenidos paleontológicos por parte de los estudiantes. . Así, se percibió la necesidad de realizar actividades que promuevan la difusión de contenidos paleontológicos en la Educación Básica, incluida la EJA.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta