DSpace/Manakin Repository

Atividades didático-pedagógicas: uma estratégia para inserção da Paleontologia na educação infantil na Escola da zona rural, Santa Ana Albuquerque, Pedra Lavrada - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes dos.
dc.description.resumo A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis e que desempenha importante função, sobretudo para o entendimento de processos evolutivos na Terra. Aos poucos essa ciência vem se destacando ao longo dos anos. Contudo, o ensino da Paleontologia na Educação Básica tem enfrentado uma série de obstáculos, que vão desde a sucinta abordagem dos seus conteúdos nos livros, até a escassez de materiais didáticos com o tema, o que resulta na insuficiência de sua aprendizagem. A consequência dessa limitação no ensino da Paleontologia, por sua vez, leva aos educandos a não compreensão dos fundamentos básicos dessa ciência, impossibilitando-os também a não conhecerem a sua importância para a sociedade. Sabe-se que a Paleontologia desperta e atrai o interesse e a curiosidade de todos, principalmente das crianças. No entanto, na Educação infantil, os temas paleontológicos não são inseridos no currículo escolar nesse nível educacional. Tendo-se conhecimento da importância do estudo da Paleontologia e de sua inclusão no cotidiano escolar das crianças, esse estudo teve como objetivo geral promover o primeiro contato das crianças do 5° ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Santa Ana Albuquerque, localizada na zona rural de Pedra Lavrada, com a Paleontologia em sala de aula, por meio de metodologias lúdicas e práticas, como também divulgar de um modo geral a importância dessa ciência para a sociedade. Sendo assim, a metodologia desse estudo foi estruturada em quatro atividades didático-pedagógicas: aula teórica lúdica, atividade prática “montagem de um fóssil”, atividade prática “soltando a imaginação no desenho” e apresentação do documentário “planeta dinossauro”. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário estruturado com quatro questões e posteriormente analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo (AC), de Bardin (2009). Os resultados obtidos foram bastante positivos, comprovando dessa forma que trabalhar os temas paleontológicos por meio de metodologias lúdicas e de variados recursos didáticos, além de tornar o ensino dinâmico e prazeroso favorecendo a construção do conhecimento, auxilia também no processo de alfabetização das crianças. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Atividades didático-pedagógicas: uma estratégia para inserção da Paleontologia na educação infantil na Escola da zona rural, Santa Ana Albuquerque, Pedra Lavrada - PB. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Paleontology is the science that studies the fossil and which plays an important role, especially for the understanding of evolutionary processes on Earth. Gradually this science has been increasing over the years. However, the teaching of Paleontology in basic education has faced a number of obstacles, ranging from the short approach of its contents in the books, to the shortage of teaching materials with the theme, which results in the failure of their learning. The consequence of this limitation in the teaching of Paleontology, in turn, leads to students not understanding the basics of this science, making it impossible for them also to not know their importance to society. It is known that the Paleontology arouses and attracts the interest and curiosity of everyone, especially children. However, in early childhood education, paleontological themes are not included in the school curriculum in educational level. Having knowledge of the importance of the study of paleontology and its inclusion in the daily school children, this study aimed to promote the first contact of the children of the 5th year of the Escola Municipal do Ensino Fundamental Santa Ana Albuquerque, located in the countryside Stone Drafted with the Paleontology in the classroom, through entertaining methodologies and practices, as well as promotion in general the importance of science to society. Therefore, the methodology of this study was divided into four educational activities: playful lecture, practical activity "mounting a fossil," practical activity "dropping the imagination in design" and presentation of the documentary "Planeta dinossauro". The survey data were collected using a structured questionnaire with four questions and analyzed through content analysis technique (AC), of Bardin (2009). The results were very positive, proving that way to work paleontological topics through entertaining methodologies and a variety of teaching resources, and make the dynamic and enjoyable teaching favoring the construction of knowledge also helps in the literacy of children process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9359
dc.date.accessioned 2019-11-21T12:44:06Z
dc.date.available 2019-11-21
dc.date.available 2019-11-21T12:44:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Temas paleontológicos pt_BR
dc.subject Metodologias lúdicas pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Paleontological themes pt_BR
dc.subject Playful methodologies pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIANA, Elenilda Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic-pedagogical activities: a strategy for insertion of Paleontology in early childhood education at the rural school, Santa Ana Albuquerque, Pedra Lavrada - PB. pt_BR
dc.title.alternative Actividades didáctico-pedagógicas: una estrategia para la inserción de la Paleontología en la educación infantil en la Escuela Rural, Santa Ana Albuquerque, Pedra Lavrada - PB.
dc.identifier.citation VIANA,Elenilda Almeida. Atividades didático-pedagógicas: uma estratégia para inserção da Paleontologia na educação infantil na Escola da zona rural, Santa Ana Albuquerque, Pedra Lavrada - PB. 2015. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La paleontología es la ciencia que estudia los fósiles y juega un papel importante, especialmente para la comprensión de los procesos evolutivos en la Tierra. Poco a poco esta ciencia ha ido destacando a lo largo de los años. Sin embargo, la enseñanza de la Paleontología en la Educación Básica ha enfrentado una serie de obstáculos, que van desde el abordaje sucinto de sus contenidos en libros, hasta la escasez de materiales didácticos sobre el tema, lo que redunda en la insuficiencia de su aprendizaje. La consecuencia de esta limitación en la enseñanza de la Paleontología, a su vez, lleva a los estudiantes a no comprender los fundamentos básicos de esta ciencia, imposibilitando además que desconozcan su importancia para la sociedad. Es sabido que la Paleontología despierta y atrae el interés y la curiosidad de todos, especialmente de los niños. Sin embargo, en Educación Infantil, los temas paleontológicos no están incluidos en el currículo escolar de este nivel educativo. Conociendo la importancia del estudio de la Paleontología y su inclusión en el cotidiano escolar de los niños, este estudio tuvo como objetivo promover el primer contacto de los niños del 5º año de la Escola Municipal do Ensino Fundamental Santa Ana Albuquerque, ubicada en la zona rural. Pedra Lavrada, con la Paleontología en el aula, a través de metodologías lúdicas y prácticas, además de difundir en general la importancia de esta ciencia para la sociedad. Por tanto, la metodología de este estudio se estructuró en cuatro actividades didáctico-pedagógicas: clase teórica lúdica, actividad práctica “montar un fósil”, actividad práctica “dejar volar la imaginación en el dibujo” y presentación del documental “Planeta Dinosaurio”. Los datos de la investigación fueron recolectados a través de un cuestionario estructurado con cuatro preguntas y posteriormente analizados mediante la técnica de Análisis de Contenido (CA), de Bardin (2009). Los resultados obtenidos fueron bastante positivos, comprobando así que trabajar temas paleontológicos a través de metodologías lúdicas y diversos recursos didácticos, además de hacer dinámica y amena la enseñanza, favoreciendo la construcción del conocimiento, también ayuda en el proceso de alfabetización de los niños.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta