dc.creator.ID |
COELHO, M. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6522002286514232 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAIS, Henaldo Moraes. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades de utilização das obras
literárias no ensino de Geografia. Inicialmente falaremos sobre a trajetória dessa enquanto
ciência, discorrendo sobre os problemas que a mesma vem enfrentando ao longo dos anos.
Em seguida ainda tecendo considerações sobre o ensino da referida disciplina discorreremos
sobre algumas questões referentes ao contexto atual da Geografia escolar. Posteriormente
consideraremos a correlação existente entre a Geografia e a Literatura, apontando as
contribuições que esse segundo campo de estudo pode trazer para as aulas de Geografia. E por
fim analisaremos a obra literária O Quinze de Raquel de Queiroz, dando enfoque principal às
representações do fenômeno natural ―seca‖ contidas na referida obra. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Geografia e literatura: um elo possível. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to discuss the possibilities of use of literary works in teaching Geography.
Initially we will talk about the history of this as a science, discussing the problems that it has
faced over the years, then further considerations on the teaching of this discipline will discuss
some issues regarding the current context of school Geography. Later we will consider the
correlation between geography and literature, pointing out the contributions that this second
field of study can bring to the geography lessons. Finally we analyze the literary work The
Fifteen Rachel de Queiroz, giving approach the main representations of natural phenomena
"dry" contained in that work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9381 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-21T17:12:41Z |
|
dc.date.available |
2019-10-21 |
|
dc.date.available |
2019-11-21T17:12:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e literatura - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Geography and Literature - Study and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COELHO, Maria Rosana. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography and literature: a possible link. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COELHO, Maria Rosana. Geografia e literatura: um elo possível. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |