dc.creator.ID |
CORDEIRO, F. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3098412893862102 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
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dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
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dc.description.resumo |
Este estudo referente ao ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira teve a intenção
de mostrar a visão errônea com que as escolas e os livros didáticos transmitem sobre o tema
para seus alunos como aponta ainda que não está sendo cumprida a referida Lei bem como
aponta as dificuldades que as escolas encontram para a sua aplicação, principalmente no que
diz respeito à falta de formação dos professores para trabalharem essa temática, como também
pelo fato da maioria dos educadores não reconhecerem ou se acomodarem com as
dificuldades encontradas que possa facilitar a compreensão da História Brasileira. Sendo esta
uma maneira de se fazer com que sejam quebradas as ideologias racistas e preconceituosas,
transmitidas aos alunos de maneira totalmente distorcida e a importância dos negros africanos
no processo de construção e formação da cultura brasileira. Através desta pesquisa intitulada
“O ensino de História da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de
Bonito de Santa Fé – PB,” que teve como objetivos identificar o porquê dos professores não
trabalharem de forma efetiva o ensino de História e Cultura Afrobrasileira na sala de aula,
como também saber quais são as maiores dificuldades enfrentadas na aplicação da Lei
10.639/2003. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas municipais do ensino
fundamental I da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Os sujeitos da pesquisa foram dez
professoras que se encontravam em sala de aula nas séries inicias do Ensino Fundamental I.
Como instrumento de coleta de dados foi trabalhado um questionário, com perguntas fechadas
e abertas, composto por seis questões, ficando claro que as escolas não estão atendendo ao
que determina a Lei 10.639/2003, como também muitos professores não tiveram uma
formação voltada para o ensino desta temática, fazendo com que fique cada vez mais difícil
combater o preconceito racial em sala de aula. Assim, percebemos que a escola, como
também os educadores, precisam desenvolver estratégias pedagógicas para amenizar o
preconceito racial na escola e na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Pedagogia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-03 |
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dc.description.abstract |
This study concerning the teaching of African History and Afro-Brazilian Culture was
intended to show the erroneous view that schools and textbooks convey on the subject to his
students how points are still not being fulfilled this law and points out the difficulties that
schools are for its implementation, particularly with regard to the lack of training of teachers
to work this theme, but also by the fact that most educators do not recognize or accommodate
themselves to the difficulties that may facilitate the understanding of history Brazilian. Racist
and prejudiced ideologies, transmitted to students to totally distorted manner and the
importance of black Africans in the construction process and formation of Brazilian culture
and this is a way to have them broken. Through this research entitled "The teaching of
African History and Afro-Brazilian culture in elementary school, in Bonito town of Santa Fe -
PB," which aims to identify the teachers' why do not work effectively in the teaching of
History and Afro-Brazilian Culture in the classroom, but also know what are the major
difficulties faced in the implementation of Law 10.639 / 2003. The survey was conducted in
three public elementary schools I the Beautiful city of Santa Fe - PB. Research subjects were
ten teachers who were in the classroom in the elementary school initial series I. As data
collection instrument was worked out a questionnaire with closed and open questions
consisting of six questions, making it clear that schools do not They are responding to what to
Law 10,639 / 2003, as well as many teachers have not had a dedicated training for teaching
this subject, so that becomes increasingly difficult to combat racial prejudice in the classroom.
Thus we see that the school, as well as educators, need to develop teaching strategies to
mitigate racial prejudice at school and in society |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383 |
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dc.date.accessioned |
2019-11-21T17:54:09Z |
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dc.date.available |
2019-11-21 |
|
dc.date.available |
2019-11-21T17:54:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história da África - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas |
pt_BR |
dc.subject |
Lei - 10.639/03 |
pt_BR |
dc.subject |
African History Teaching - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture - teaching in schools |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORDEIRO, Francialdo Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of African history and Afro-Brazilian culture in elementary school I, in the city of Bonito de Santa Fé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORDEIRO, Francialdo Leite. O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |