DSpace/Manakin Repository

O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CORDEIRO, F. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3098412893862102 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo Este estudo referente ao ensino de História da África e Cultura Afrobrasileira teve a intenção de mostrar a visão errônea com que as escolas e os livros didáticos transmitem sobre o tema para seus alunos como aponta ainda que não está sendo cumprida a referida Lei bem como aponta as dificuldades que as escolas encontram para a sua aplicação, principalmente no que diz respeito à falta de formação dos professores para trabalharem essa temática, como também pelo fato da maioria dos educadores não reconhecerem ou se acomodarem com as dificuldades encontradas que possa facilitar a compreensão da História Brasileira. Sendo esta uma maneira de se fazer com que sejam quebradas as ideologias racistas e preconceituosas, transmitidas aos alunos de maneira totalmente distorcida e a importância dos negros africanos no processo de construção e formação da cultura brasileira. Através desta pesquisa intitulada “O ensino de História da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé – PB,” que teve como objetivos identificar o porquê dos professores não trabalharem de forma efetiva o ensino de História e Cultura Afrobrasileira na sala de aula, como também saber quais são as maiores dificuldades enfrentadas na aplicação da Lei 10.639/2003. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas municipais do ensino fundamental I da cidade de Bonito de Santa Fé – PB. Os sujeitos da pesquisa foram dez professoras que se encontravam em sala de aula nas séries inicias do Ensino Fundamental I. Como instrumento de coleta de dados foi trabalhado um questionário, com perguntas fechadas e abertas, composto por seis questões, ficando claro que as escolas não estão atendendo ao que determina a Lei 10.639/2003, como também muitos professores não tiveram uma formação voltada para o ensino desta temática, fazendo com que fique cada vez mais difícil combater o preconceito racial em sala de aula. Assim, percebemos que a escola, como também os educadores, precisam desenvolver estratégias pedagógicas para amenizar o preconceito racial na escola e na sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Pedagogia. pt_BR
dc.title O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental I, na cidade de Bonito de Santa Fé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-03
dc.description.abstract This study concerning the teaching of African History and Afro-Brazilian Culture was intended to show the erroneous view that schools and textbooks convey on the subject to his students how points are still not being fulfilled this law and points out the difficulties that schools are for its implementation, particularly with regard to the lack of training of teachers to work this theme, but also by the fact that most educators do not recognize or accommodate themselves to the difficulties that may facilitate the understanding of history Brazilian. Racist and prejudiced ideologies, transmitted to students to totally distorted manner and the importance of black Africans in the construction process and formation of Brazilian culture and this is a way to have them broken. Through this research entitled "The teaching of African History and Afro-Brazilian culture in elementary school, in Bonito town of Santa Fe - PB," which aims to identify the teachers' why do not work effectively in the teaching of History and Afro-Brazilian Culture in the classroom, but also know what are the major difficulties faced in the implementation of Law 10.639 / 2003. The survey was conducted in three public elementary schools I the Beautiful city of Santa Fe - PB. Research subjects were ten teachers who were in the classroom in the elementary school initial series I. As data collection instrument was worked out a questionnaire with closed and open questions consisting of six questions, making it clear that schools do not They are responding to what to Law 10,639 / 2003, as well as many teachers have not had a dedicated training for teaching this subject, so that becomes increasingly difficult to combat racial prejudice in the classroom. Thus we see that the school, as well as educators, need to develop teaching strategies to mitigate racial prejudice at school and in society pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9383
dc.date.accessioned 2019-11-21T17:54:09Z
dc.date.available 2019-11-21
dc.date.available 2019-11-21T17:54:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história da África - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Escolas Públicas - município de Bonito de Santa Fé - Paraíba pt_BR
dc.subject Cultura afrobrasileira - ensino nas escolas pt_BR
dc.subject Lei - 10.639/03 pt_BR
dc.subject African History Teaching - Elementary School pt_BR
dc.subject Public Schools - municipality of Bonito de Santa Fe - Paraíba pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture - teaching in schools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORDEIRO, Francialdo Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of African history and Afro-Brazilian culture in elementary school I, in the city of Bonito de Santa Fé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation CORDEIRO, Francialdo Leite. O ensino de história da África e cultura afrobrasileira no ensino fundamental. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta