dc.creator.ID |
CRUZ, A. V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0550721518944883 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Laércio Teodoro da. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de analisar o ensino de História na Escola São José Operário, da
cidade de Joca Claudino – PB. Buscamos, nesse contexto, discutir os métodos e as práticas de
ensino de história utilizadas no 3ª ano do Ensino Médio da referida escola durante o ano letivo
de 2017. Nossa investigação busca problematizar a qualidade da educação brasileira na escola
pública e compreender como se configura o espaço educativo da Escola São José Operário, a
partir de trabalhos que possam contribuir no processo de autonomia dos alunos do terceiro
ano do Ensino Médio. Usamos como referencial os pensamentos de Paulo Freire (1996),
Libâneo (1994), Alaíde Lisboa de Oliveira (1978) e Circe Bittencourt (2008) na perspectiva
de ensino, metodologias e práticas. E de Marcos Napolitano (2013) e suas discussões sobre a
História na sala de aula, além de Ângela Maria Martins (2001) em seus pensamentos sobre
autonomia e educação. Usando como fonte de pesquisa os diários escolares e as falas dos
estudantes durante o projeto de intervenção. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História: métodos e práticas no 3ª ano do ensino médio na escola São José Operário – Joca Claudino- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-07 |
|
dc.description.abstract |
This paper aims to analyze the teaching of history at the São José Operário School of
city of Joca Claudino - PB. In this context, we seek to discuss the methods and practices of
high school history used in the 3rd year of high school high school during the school year
2017. Our investigation looks for problems in the quality of Brazilian education at school
understand how to configure the educational space of the São José Operário School,
from works that can contribute to the process of autonomy of the students of the third
high school year. We use as a reference the thoughts of Paulo Freire (1996),
Libaneo (1994), Alaíde Lisboa de Oliveira (1978) and Circe Bittencourt (2008) from the perspective
teaching, methodologies and practices. Marcos Napolitano (2013) and his discussions on
History in the classroom, in addition to Ângela Maria Martins (2001) in her thoughts on
autonomy and education. Using as source of research the school diaries and the speech of the
students during the intervention project. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9392 |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-21T20:46:36Z |
|
dc.date.available |
2019-10-21 |
|
dc.date.available |
2019-11-21T20:46:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de ensino - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching methods |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomy |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Quality - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CRUZ, Amanda Vitória da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History Teaching: methods and practices in the 3rd year of high school at São José Operário School - Joca Claudino - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CRUZ, Amanda Vitória da Silva. Ensino de História: métodos e práticas no 3ª ano do ensino médio na escola São José Operário – Joca Claudino - PB. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |