DSpace/Manakin Repository

Ensino de História: métodos e práticas no 3ª ano do ensino médio na escola São José Operário – Joca Claudino- PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, A. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0550721518944883 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Laércio Teodoro da.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.description.resumo Este trabalho tem o objetivo de analisar o ensino de História na Escola São José Operário, da cidade de Joca Claudino – PB. Buscamos, nesse contexto, discutir os métodos e as práticas de ensino de história utilizadas no 3ª ano do Ensino Médio da referida escola durante o ano letivo de 2017. Nossa investigação busca problematizar a qualidade da educação brasileira na escola pública e compreender como se configura o espaço educativo da Escola São José Operário, a partir de trabalhos que possam contribuir no processo de autonomia dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Usamos como referencial os pensamentos de Paulo Freire (1996), Libâneo (1994), Alaíde Lisboa de Oliveira (1978) e Circe Bittencourt (2008) na perspectiva de ensino, metodologias e práticas. E de Marcos Napolitano (2013) e suas discussões sobre a História na sala de aula, além de Ângela Maria Martins (2001) em seus pensamentos sobre autonomia e educação. Usando como fonte de pesquisa os diários escolares e as falas dos estudantes durante o projeto de intervenção. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Ensino de História: métodos e práticas no 3ª ano do ensino médio na escola São José Operário – Joca Claudino- PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-07
dc.description.abstract This paper aims to analyze the teaching of history at the São José Operário School of city ​​of Joca Claudino - PB. In this context, we seek to discuss the methods and practices of high school history used in the 3rd year of high school high school during the school year 2017. Our investigation looks for problems in the quality of Brazilian education at school understand how to configure the educational space of the São José Operário School, from works that can contribute to the process of autonomy of the students of the third high school year. We use as a reference the thoughts of Paulo Freire (1996), Libaneo (1994), Alaíde Lisboa de Oliveira (1978) and Circe Bittencourt (2008) from the perspective teaching, methodologies and practices. Marcos Napolitano (2013) and his discussions on History in the classroom, in addition to Ângela Maria Martins (2001) in her thoughts on autonomy and education. Using as source of research the school diaries and the speech of the students during the intervention project. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9392
dc.date.accessioned 2019-11-21T20:46:36Z
dc.date.available 2019-10-21
dc.date.available 2019-11-21T20:46:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Métodos de ensino pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Qualidade de ensino - Brasil pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Teaching methods pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Autonomy pt_BR
dc.subject Teaching Quality - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Amanda Vitória da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History Teaching: methods and practices in the 3rd year of high school at São José Operário School - Joca Claudino - PB. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Amanda Vitória da Silva. Ensino de História: métodos e práticas no 3ª ano do ensino médio na escola São José Operário – Joca Claudino - PB. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta