DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, T. K. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6831067998393884 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.description.resumo A educação ambiental consiste em reflexões e práticas a respeito do papel dos indivíduos em relação ao meio ambiente em que vivem. Assim, essa educação é vista como possível redentora em meio a tantos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual. Este trabalho descreveu e analisou uma sequência didática com alunos de uma turma de 5º ano na Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre os tipos de resíduos sólidos e suas implicações no meio ambiente e na sociedade em geral. Nas atividades optou-se pela interligação da teoria e prática, numa perspectiva interdisciplinar entrelaçando saberes científicos e arte como percurso metodológico para construção do conhecimento. A pesquisa teve como principais resultados o trabalho coletivo entre os estudantes, o estímulo à construção de saberes ambientais, a afetividade no contexto escolar e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Este trabalho também apontou possibilidades para a participação da comunidade escolar em torno da temática ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Environmental education consists in reflections and practices about the individuals’ role in relation to the environment in which they live. So, this education is seem as a possible redeeming among many environmental problems faced by the current society. This paper describes and analyzes a didactic sequence with students in a 5th grade class about the types of solid waste and their implications on the environment and society in general. In the activities we opted for the interconnection of theory and practice, in an interdisciplinary perspective intertwining scientific knowledge and art as methodological approach for knowledge building. The results bring to the discussion the importance of stimulating the collective work, social participation, affective development in the school context and encouraging the development of artistic skills. This paper also points out possibilities to the school community participation around environment themes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396
dc.date.accessioned 2019-11-22T09:22:33Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T09:22:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Lixo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Garbage pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Medio ambiente
dc.subject Basura
dc.subject Colegio
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education with children: playing and learning from solid waste. pt_BR
dc.title.alternative Educación ambiental con niños: jugando y aprendiendo con los residuos sólidos.
dc.identifier.citation LUCENA,Talita Kelly Pinheiro. Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos. 2015. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La educación ambiental consiste en reflexiones y prácticas sobre el papel de los individuos en relación con el medio en el que viven. Así, esta educación se ve como un posible redentor en medio de tantos problemas ambientales que enfrenta la sociedad actual. Este trabajo describió y analizó una secuencia didáctica con estudiantes de 5º año de la Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre los tipos de residuos sólidos y sus implicaciones para el medio ambiente y la sociedad en general. En las actividades se optó por la interconexión de la teoría y la práctica, en una perspectiva interdisciplinaria, entrelazando el conocimiento científico y el arte como camino metodológico para la construcción del conocimiento. Los principales resultados de la investigación fueron el trabajo colectivo entre los estudiantes, el estímulo a la construcción del conocimiento ambiental, la afectividad en el contexto escolar y el desarrollo de habilidades artísticas. Este trabajo también apuntó posibilidades para la participación de la comunidad escolar en torno al tema ambiental.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta