DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva: desafios dos docentes no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2993172803535364 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Igor Luiz Vieira de Lima.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, I. L. V. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6976858979875527 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Kiriak Nurit.
dc.contributor.referee2 BARROS, Joana Maria de Farias.
dc.description.resumo A educação inclusiva é uma realidade em processo de aperfeiçoamento no Brasil, apesar de toda a legislação já aprovada e em vigor. A necessidade de aperfeiçoamento se configura a partir da realidade vivenciada nas escolas que ainda necessitam de mudanças para cumprir o que determina a lei: dar condições de matricular e manter na escola cada aluno que apresente algum tipo de necessidade educativa especial - (NEE), dando-lhe condições para o seu pleno desenvolvimento de acordo com suas limitações. O ambiente escolar desde sua infra-estrutura até o seu quadro de funcionários precisa se adequar para receber esse alunado. O presente trabalho foi realizada com os professores de ciências nas escolas de ensino fundamental II, na zona urbana do município de Cuité-PB, investigando as necessidades educativas especiais presentes em cada escola, a metodologia, a avaliação direcionada aos alunos com NEE além de verificar os desafios enfrentados pelos professores nessa tarefa de promover a aprendizagem e superação desses alunos que agora têm o direito de estarem em classe de ensino regular. O estudo mostrou que cotidianamente os professores de sala regular enfrentam variados desafios para ensinar aos alunos com NEE, dentre os quais foram citados 4 com maior frequência: de turmas numerosas, ausência de sala com recursos para atendimento especializado, falta de material didático, e o problema/desafio mais expressivo é a falta de conhecimento ou capacitação que auxilie significativamente no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma os resultados evidenciam a necessidade de mudança, reestruturação do sistema, baseado na própria experiência dos docentes. Esta pesquisa confirmou tal necessidade já descrita em outros trabalhos nas mais variadas regiões do país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Educação inclusiva: desafios dos docentes no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Inclusive education is a reality enhancement process in Brazil, despite all the legislation already approved and in force. The need for improvement is configured from the reality experienced in schools, which still needs to change to meet what determines the law: to maintain and able to enroll in school each student to present some form of special educational need-SEN, giving her conditions for their full development in accordance with their limitations. The school environment from its infrastructure to its workforce needs to adapt to receive this student body. This research was carried out with science teachers in elementary schools II, in the urban area of the municipality of Cuité - PB, investigating the special educational needs constant in each school, methodology, evaluation directed at pupils with SEN and even check the challenges faced by teachers in this task of promoting learning and overcoming these students who now have the right to be in regular education class. The study showed that daily regular classroom teachers face varied challenges to teach students with SEN, including 4 were cited more often, which are large classes, lack of resources room for specialized care, lack teaching materials and most important result is the lack of knowledge or training that significantly assist in the teaching learning, thus indicating the need for change, system restructuring, based on the experience of teachers. This research confirmed this need already described in other studies in various regions of the country. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9398
dc.date.accessioned 2019-11-22T09:50:08Z
dc.date.available 2019-11-22
dc.date.available 2019-11-22T09:50:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desafio pt_BR
dc.subject Ensino/Aprendizagem Professores pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Capacitação docente pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Challenges pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Enseñanza/aprendizaje de docentes
dc.subject Conocimiento
dc.subject Formación de docentes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Albertânia dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: challenges of teachers in the process teaching and learning of students with special educational needs. pt_BR
dc.title.alternative Educación inclusiva: desafíos para los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estudiantes con necesidades educativas especiales.
dc.identifier.citation SILVA,Albertânia dos Santos. Educação inclusiva: desafios dos docentes no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2015. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015. pt_BR
dc.description.resumen La educación inclusiva es una realidad en proceso de mejora en Brasil, a pesar de toda la legislación ya aprobada y en vigor. La necesidad de mejora se configura a partir de la realidad que se vive en las escuelas que aún necesitan cambios para cumplir con lo que determina la ley: brindar condiciones para matricular y mantener en la escuela a todo estudiante que presente algún tipo de necesidad educativa especial - (NEE), dando condiciones para su pleno desarrollo de acuerdo a sus limitaciones. El entorno escolar, desde su infraestructura hasta su personal, necesita adaptarse para recibir a estos estudiantes. El presente trabajo se realizó con profesores de ciencias de las escuelas primarias II, en el casco urbano del municipio de Cuité-PB, investigando las necesidades educativas especiales presentes en cada escuela, la metodología, la evaluación dirigida a los alumnos con NEE además hasta constatar los desafíos que enfrentan los docentes en esta tarea de promover el aprendizaje y la superación de estos estudiantes que ahora tienen derecho a estar en las clases de educación regular. El estudio mostró que los docentes de aula regular enfrentan una variedad de desafíos en la enseñanza de estudiantes con NEE, entre los cuales 4 fueron citados con mayor frecuencia: clases numerosas, ausencia de un aula con recursos para atención especializada, falta de material didáctico y El problema más expresivo/ desafío es la falta de conocimiento o formación que ayude significativamente en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, los resultados muestran la necesidad de cambio, de reestructuración del sistema, a partir de la propia experiencia de los docentes. Esta investigación confirmó esta necesidad ya descrita en otros trabajos en las más variadas regiones del país.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta